Grupo de Boardgamers do Porto na RTP

Reportagem

Não foi mau de todo!

_

O tema dos jogos de tabuleiro ser falado é positivo.

Se bem que o assunto em questão passava pela criação de uma federação de jogos de tabuleiro.

Confesso que não sei o que é necessário para constituir uma federação, nem quais seriam as vantagens em que existisse a federação portuguesa de jogos de tabuleiro.

O xadrez em portugal é um desporto federado, pelo que deverá ser possivel criar federações para outros jogos de tabuleiro…

O que gostei mais:

• Ser referido que este tipo de jogo não é incompativel com ter um trabalho no dia a dia, e que não é um vicio mau que faz com que se deixe de conseguir trabalhar!
  • Existem pessoas com profissões respeitaveis que jogam jogos de tabuleiro, e portanto os boardgamers não são uns gajos que só querem "brincar" e não querem fazer nada na vida...
  • Ver na TV todas aquelas pessoas com quem já joguei :-) [não sei porque será, mas deve ser por estar a fazer um bom trabalho, há quem apareça quase sempre que se fala de jogos de tabuleiro na TV].

O que gostei menos:
  • Ser referido que uma pessoa gastou 950€ numa carta de um jogo não vai trazer mais pessoas aos jogos de tabuleiro (mas compreendo que mostre que é algo sério para que alguem gaste essa quantia).
  • Ser referido o número de jogos novos por ano nos estados unidos e não ser referido que em Portugal também temos quem os invente...
  • Não ter sido passada a ideia de que para além da componente competitiva (que ocorre num número muito muito limitado de jogos) existe uma grande componente lúdica.
Mas, como disse inicialmente, gostei de ver o assunto na televisão...

Deu-me a sensação que uma outra reportagem feita à não muito tempo mostrou mais o lado sociável e amigável dos jogos. Gostava que tivessem puxado um pouco mais por isso.