Guildas e buddies no bgg

sumário (TLDR), se querem tirar partido do bgg para combinar jogos vejam a alinea b) deste post e o post do Dervich a resumir como a coisa funciona em 02/08/2018 - 18:07 

Acho que todos preferem jogar com alguém que goste muito de um jogo, em vez de alguém que depois de convidado, olha para as restantes mesas, e ao não ver nada de jeito responde com um "ok.. pode ser" xD

Alguns utilizadores do aoj registam muitos dados no bgg, desde os jogos que tem, querem ter, gostavam de jogar, plays, e mesmo os seus ratings

Ter acesso a esses dados pode contribuir para melhorar a "qualidade das combinações", nos grupos locais, mas sobretudo em cons, e em particular daqueles jogos menos populares que às vezes pensamos que mais ninguém gosta e nem metemos nas propostas

Assim, fui espreitar o bgg para ver que alternativas existem, e vou mostrar as 2 que encontrei (se conhecerem mais avisem, incluindo ferramentas externas)

a) Podemos adicionar buddies, e depois mete-los em grupos

(penso que cada user só pode estar num grupo, o que é uma limitação),

e depois conseguimos para um determinado grupo, p.ex. "encontros semanais Lisboa",

escolher um jogo, e ver para cada buddy do grupo, o rating que lhe dão, e o status (owned, want, trade, wishlist) penso que o "want to play" não aparece.

b) podemos juntar-nos a uma guild (ex do grupo lisboa)
(para se juntarem: https://www.boardgamegeek.com/guild/1190

E temos acesso a info como esta (exemplo com o Agricola

https://www.boardgamegeek.com/guild/collection/1190?title=agricola&subtype=&own=1&B1=Apply

curiosamente aqui podemos ver quem assinalou o jogo com "want to play" mas não podemos ver os ratings individuais (apenas o rating médio na guild)

Entretanto reparei que se clicarmos nos comentários já aparecem os nicks (e não apenas os usernames) e os ratings individuais, mas se alguém não tiver inserido comentários não aparece ali.
Eu por acaso tenho comentários no top3, e em mais 3 dos 9 seguintes :))

Acham que pode ser uma boa forma de combinar uns jogos? se calhar aqueles mais longos que nem se fala nos eventos semanais, ou com pessoas que estão no aoj mas não conseguem ir aos eventos, nas cons em que não sabemos se alguém da outra ponta do país adora aquele jogo que ninguém gosta muito no nosso grupo, etc

Entretanto o AndrePOR tinha escrito:

"tinha mencionado a um tempo, antigamente aqui no site era possível interligar os dados do BGG com os do Abreojogo, dando acesso a essa informação dos utilizadores aqui do abreojogo, o que facilitava ver as wantlists, coleções, os ratings só aqui da malta do abreojogo.

Não sei qual é a possiblidade de restaurar essa funcionalidade, mas se fosse possível seria uma mais valia"

Neste momento, a Guild conta com 28 membros (a maioria inscreveu-se devido a este post!! boa iniciativa!), totaliza mas de 3300 jogos diferentes! Tendo em conta que eu em mais de 8 anos ainda não cheguei aos 1000… zombie

e + não há uma guilda qualquer ao aoj? ou algo com abrangência nacional? Talvez se chegue aos 5000 :stuck_out_tongue:

[quote=PedroS]e + não há uma guilda qualquer ao aoj? ou algo com abrangência nacional? Talvez se chegue aos 5000 :p[/quote]

1º passo - Criar user AbreOJogo no BGG: check

2º passo - Criar Guild: check mas aguarda aprovação dos administradores do BGG

Já está criada/aprovada a nova Guild do AOJ. Ainda estou para ver no que isto vai dar… cool

Joined, no. 13

já agora, para a próxima (tipo Leiria Con'18! :stuck_out_tongue:

acho que não é preciso criar um user novo, dá para criar a guilda e gerir de uma conta pessoal (certo?) Se bem que depois pode ser chato se um dia essa pessoa largar o vicio (dá?) mas ai talvez dê para trocar o gestor (podem experimentar com a do grupo de lisboa para testar :wink:

Esta funcionalidade do BGG que o PedroS "descobriu" tem um potencial fantástico:

Através dela é possível saber, não apenas que jogos estão na posse de membros do(s) grupo(s), mas também quem deseja jogá-los, trocá-los, vendê-los ou comprá-los!..

Contudo, para isso é conveniente que o pessoal, não só atualize a sua colecção, como também assinale, pelo menos, os campos "want to play", "for trade", "wishlist", etc…

Eu não costumo usar muito o boardgamegeek (grande sacrilégio, eu sei…)

Fui ao BGG, fiz login e depois "join this guild" no link que o TMGD colocou acima… now what? 

dá para ver, que na guilda só 1 pessoa tem legend of the five rings, que és tu, mas que há mais alguém com "wish to play" nisso

se eu pesquisar por "spartacus", um dos meus jogos preferidos, consigo ver que há +2 pessoas que tem, mas so eu tenho assinalado "wish to play"

infelizmente não aparecem os ratings de cada um dos outros deu, porque ninguém tem comentários (só eu), infelizmente é uma falha das guildas, mas consigo ver que alguém tem 1 promo e a última expansão (que eu n tenho),

e como me parece que existe ali alguma dedicação posso ir investigar, e pimba, deu um 10 ao spartacus, se calhar n assinalou wish to play, mas parece que gosta, afinal em 700+ ratings só 3,4% são 10s, e 13% são 9s

quando for ao algarve e quiser fazer uns jogos já sei quem vou desafiar :wink:

Legend of the Five Rings

Legend of the Five Rings

Isto da guilda é uma excelente ideia!

Acho que a Guilda abreojogo no BGG merecia uma chamada de atenção permanente (link ou banner) aqui. Quando eu descobri este tópico, estava quase a desaparecer da barra lateral…

Já somos 36 no grupo de Lisboa: https://boardgamegeek.com/guild/1190

e 33 no do AbreoJogo: https://boardgamegeek.com/guild/3203

Hoje p.ex. hoje no grupo de Lx descobri + uma pessoa que tem o Gaia Project (vicio!), sabia 2, este é o 3º,

e 2 que assinalaram o jogo "want to play" (afinal um deles já sabia, não conhecia era o nick do bgg (:

na guild do AoJ aparecem +2, mas estão longe :(((

Em função de vários pedidos, e por se constatar que esta útil ferramenta ainda não regista uma pequena fração de toda a utilidade que pode ter (pelo menos no grupo de Lisboa), decidi fazer um breve tutorial de como aceder a ela e explorá-la.

Relembro no entanto que a utilidade destas guilds está diretamente relacionada com a necessária atualização no BGG do registo das nossas coleções, principalmente no que diz respeito a: 

- "Own" e "Wish to play", para o caso de quererem encontrar parceiros para o jogo que têm e que gostavam de jogar mais vezes, ou para o caso de quererem encontrar quem tenha e queira jogar os vossos títulos preferidos;

- "Want to buy" ou "For trade", para o caso de quererem vender ou comprar jogos 

Para se incluirem numa guild:

Misc (barra horizontal superior) > guilds > game group > portugal > (escolham entre as opções a guild que procuram)

Para explorar a guild:

My Geek (barra horizontal superior) > guilds > (escolher aquela que pretendem) > (collections) Browse

e agora já estarão na página onde podem fazer todo o tipo de procuras que entendam  :-)

amanhã vamos jogar le havre porque o dervich viu que tinhas want to play na guild :stuck_out_tongue:

Boa partilha de informação!

Inscrevi-me na Guild do AbreOJogo e na Boardgames de Viana do Castelo. A primeira mais por curiosidade, mas na de Viana do Castelo é bem útil para ver de uma forma rápida o que o pessoal tem e posso pedir para levar nos encontros que se fazem por estes lados.

[quote=lbaixinho]Boa partilha de informação!

Inscrevi-me na Guild do AbreOJogo e na Boardgames de Viana do Castelo. A primeira mais por curiosidade, mas na de Viana do Castelo é bem útil para ver de uma forma rápida o que o pessoal tem e posso pedir para levar nos encontros que se fazem por estes lados.[/quote]

E fica aqui o link para a Guilda dos BGmers de VCT:
https://boardgamegeek.com/guild/2979

Abraço
Márcio

A Guild de Lx tem agora 50 membros (49 para a do AoJ)

e já dá para ver algumas coisas interessantes :p

Já há +1 7 wonders duel do que o original (16 vs 15)
Do brass lancashire há 11 copias, do birmingham "apenas" (saiu há muito pouco tempo), 7, mas ao contrário do bgg em geral, a malta do grupo deu melhor rating à versão antiga (8.11 vs 8)
O agricola é dos mais populares, entre a versão antiga e a revista há 19 copias no grupo (quase 2 em 5 tem o jogo), e metade das pessoas têm o carcassone (original), 25 jogos, e do pandemic há 23 (a versão original)
há 13 puerto rico, 
8 age of steam, e 7 steam
há 10 Through the ages, e até agora é aquele que vi com o melhor rating no grupo, 9.15
13 terraforming mars e 7 gloomhaven

também há 7 monopoly, rating médio de 3.7 :p

Neste momento a guild do AoJ tem 53 membros, e a de Lx 52

Ainda é muito pouco, quase irrelevante, especialmente a de âmbito nacional

Estou muito curioso para saber pq n tem mais gente :smiley:

Não usam bgg?

Não percebem as vantagens da guild?

Percebem mas acham que não rende o trabalho de se juntar?

N tem tempo?

Estou especialmente "preocupado" porque a existência da guild, além das vantagens que acho que tem e já falei, tem algumas desvantagens, uma delas percebi no ultimo evento

Alguém queria saber se valia a pena comprar um jogo, ou se já havia malta no grupo que tinha. Sem a guild se calhar tinha falado com as pessoas, uma a uma, até saber, com a guild, achou que quem é fâ o suficiente para ter aquele jogo (que é pesado, caro, etc) ia estar na guild, e ao ver que não existia o jogo (ou só tinham pessoas que ele n conhecia) decidiu comprar

Apenas para descobrir, passado algum tempo, que efectivamente um participante regular tinha comprado o jogo, mas não estava na guild ^^

A guild aumentou assim um dos problemas que queria resolver… sad

Verdades. Mesmo num grupo pequeno como Coimbra apenas 18 pessoas se inscreveram na respectiva Guild, apesar de serem umas 30 nos encontros semanais e quase 700 no grupo do Facebook. Infelizmente o BGG ainda é uma coisa completamente hermética para muita gente, especialmente pessoal que não quer dar aquele salto de jogador casual para "gamer".