GURPS - Berlin, 1945

caros amigos,

a sessão do cenário Berlim, 1945 fica marcada para o próximo domingo, em minha casa (Ajuda - depois dou mais pormenores), às 14h30.

confirmadas estão as presenças do rui e do redpisslegion; gostava das confirmações dos restantes interessados, ok?

em princípio, jogaremos até à hora do jantar, e é provável que haja um briefing antes da sessão começar. Por efeitos dramáticos, enviarei a cada participante a personagem que jogará, escolhida por mim; pelos mesmos efeitos dramáticos, a descrição dessa personagem contém todos os traços de personalidade bem como a opinião e atitude em relação a todas as outras, para além dos skills e atributos, etc. por isso dêem-me uma forma de contacto, i.e. messenger ou mail para vos enviar as respectivas - se não querem divulgar essa informação em público, contactem-me pessoalmente.

fico à espera.

Pois, tal como no fim-de-semana anterior, neste também tenho afazeres fora de Lisboa. Têm mesmo uma pontaria... Costumo ter fins-de-semana chatos.

Não sei ainda a hora de chegada, ou os outros detalhes sequer. Por isso não disse ainda nada.

Mas preferia estar a amaldiçoar os russos convosco. Lá isso é verdade. :-)

se puderes, diz qualquer coisa.

Pois, parece que não vai dar. Tenho mesmo muita pena, mas agora parece que ando com mais tempo livre durante a semana do que no fim-de-semana! :frowning:

o bravo grupo de 4 jogadores esteve à altura dos acontecimentos. no meio do caos e da destruição, com as inevitáveis baixas devido ao fogo inimigo e apesar do desespero, da fadiga física e mental, dos horrores presenciados, dois dos rapazes conseguiram fugir, com a ajuda do velho veterano, para lá das linhas russas e cairam nas mãos dos americanos.

__________________________________________________________________________

Luke: "What's in there?"

Yoda: "Only what you take with you."

O cenário é um óbvio railroad, mas estávamos lá todos para a diversão e toda a gente adorou e se divertiu (acho!).

Diria que pecou apenas por haver poucas cenas fortes (a cena da velha e do Hitler foram brilhantes), e pela tensão dentro do grupo não ter subido na vertical logo desde o inicio - se os papéis têm sido outros, garanto que teria sido isso a acontecer. :wink:

Pena também o Deus Ex Machina do velho, mas julgo que deu um bom ar da sua graça o tempo todo. :slight_smile:

Parabéns a todos, pelo esforço e vontade!

Muito fixe, a sessão. :slight_smile:

–~~–

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness

Estava com medo que não conseguissem jogadores suficientes por minha causa. Felizmente correu tudo bem!

Eeheheheh

Bem adorei a sessão, o ambiente tava giro e a historia tinha muito pano pra mangas. Concordo que a cena do Hitler e da velha (mas não era assim tão velha... ) estavam interessantes, pena que a minha primeira personagem não sobreviveu para conhecer o Hitler... Mas aquele PC tinha mesmo escrito na testa " PATO"... Não digo quem é pra não estragar a surpresa a quem vier a jogar a seguir...

 

Um sugestão ao DM,um cenario engraçado, seria a captura de um prisioneiro russo, de preferência alguem com quem os jogadores pudessem sentir alguma empatia ou mesmo identificação. Por exemplo, um miudo da mesmas idades que os Pcs, alguem que tivessem conhecido em tempos num qq intercambio cultural, um primo afastado russo, uma amigo de infancia, ou simplesmente alguem que pudessem dizer "Este podia ser eu..."

Por outro lado quero dar os parabens ao RPL, pelo excelente papel que representou nas botas de combate de um fanatico (mas não totalmente fora de redenção) nazi. De resto parabens a todos e ao Dm pelo bom ambiente que criou...

Nesse mesmo dia, limpei o pó ao meu exemplar de "Estalingrado" do Antony Beevor e qd for a feira do livro tenciono comprar o outro livro dele sobre a Batalha (ou melhor massacre) de Berlim...

Apesar de tudo o que mais me impressionou no roleplay foi qd a minha personagem (a segunda :-)) conseguiu sair de Berlim. Não foi a chacina ou as escolhas que tivemos de fazer para chegar ali. A questão era outra.

Tudo o que a personagem conhecia (Familia e Amigos) ou tinha (Casa, escola) estava em Berlim. Não sabia se vivos se mortos. Não tinha nada para alem da roupa do corpo. Que fazer? para onde ir? Em quem confiar? Nada lhe sobrava que não um mundo vazio e hostil a sua espera.

São liçoes da historia que infelizmente tendem a cair nos esquecimento dos lideres mundiais de hoje ou que simplesmente não lhes interessar recordar.

 

Opps... De repente fiquei filosofico... lol

 

 

 

 

 

Obrigado pelos vossos gentis comentários! gostei muito do grupo e do cenário, foi pesado q.b., filosófico q.b., entreteu q.b.

1) lord ariakas tens toda a razão: só mais tarde me lembrei que um dos melhores momentos do jogo foi perdido quando "deixei" morrer os russos por vós emboscados: se um deles tivesse sobrevivido, ferido e indefeso, teria proporcionado um momento de elevado valor dramático, tenho a a certeza. e os livros que recomendas são excelentes.

2) a "velha" era uma rapariga de vinte e poucos anos (os pequenitos eram crianças de colo)! os horrores da guerra e o facto de ser ter 14 anos fazem de todos os adultos uns velhos!!

3) rui, o veterano funcionou como um deux ex machina porque os outros pc's te permitiram sê-lo (by the way, prestaste um desempenho excelente como veterano velhadas, empedernido e a cheirar mal dos pés!!)! como bem sabes, as posições invertiam-se e tinha sido muito diferente... e as tuas críticas são excelentes, realmente o cenário vive dos momentos dramáticos, e há sempre mais e melhor de onde os outros vieram. mas não concordo com o railroading, afinal as escolhas eram vossas: ficar e lutar; perderem-se uns aos outros devido a intrigas internas; fugirem da cidade sitiada. ou me engano muito, ou railroading é quando o GM tenta levar os jogadores numa direcção bem específica, à custa de estratagemas mais ou menos encapotados... e eu limitei-me a follow your lead e a lançar os elementos dramáticos à vossa frente.

4) RPL, metes medo como nazi e nunca te apresentarei a minha irmã! pessoal, afastem este homem das suásticas! Wink

agora a sério, parabéns a todos.

[quote=tunas]

2) a "velha" era uma rapariga de vinte e poucos anos (os pequenitos eram crianças de colo)! os horrores da guerra e o facto de ser ter 14 anos fazem de todos os adultos uns velhos!! [/quote]

A sério?!

Estava convencido que era mesmo uma velha, no minimo teria uns 40 anos!

Não sei pq pensei isto, mas foi a imagem com que fiquei! Assim, é ainda pior do que imaginava!

[quote=tunas]3) rui, o veterano funcionou como um deux ex machina porque os outros pc's te permitiram sê-lo (by the way, prestaste um desempenho excelente como veterano velhadas, empedernido e a cheirar mal dos pés!!)! como bem sabes, as posições invertiam-se e tinha sido muito diferente… e as tuas críticas são excelentes, realmente o cenário vive dos momentos dramáticos, e há sempre mais e melhor de onde os outros vieram. mas não concordo com o railroading, afinal as escolhas eram vossas: ficar e lutar; perderem-se uns aos outros devido a intrigas internas; fugirem da cidade sitiada. ou me engano muito, ou railroading é quando o GM tenta levar os jogadores numa direcção bem específica, à custa de estratagemas mais ou menos encapotados… e eu limitei-me a follow your lead e a lançar os elementos dramáticos à vossa frente.[/quote]

É um pouquinho, nota: a cena do Hitler, é excelente e avassaladora, mas impossível de evitar… digo isto porque o comandante viking saiu da coluna de propósito para nos ir entregar lá no centro de comando, e porque as cenas aconteciam sempre em catadupa: agora uma jovem mãe (ex-velha), agora um tanque perdido, agora o hitler, agora o velho, agora os pais, agora isto, agora aquilo…

[quote=tunas]4) RPL, metes medo como nazi e nunca te apresentarei a minha irmã! pessoal, afastem este homem das suásticas! Wink[/quote]

Tens irmãs?


–~~–

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness

então, rui, mas um cenário não é uma sucessão de encontros? isso não é railroading. claro, há encontros, neste e noutros cenários, pré-estabelecidos. quer dizer, encontrar o hitler é um deles, mas não tem qualquer influência na história, se virem bem: é apenas um apontamento de cor, no fundo. mesmo que impressionante. mas não impede o outcome, quaçlquer que ele seja.

na tua óptica, não ser railroading é uma sessão ser de improviso absoluto, do princípio ao fim (repara, joguei muito assim, de improviso, como GM, e pode ser incrível)?

continuaremos esta discussão depois, não? no messenger!! eh eh...

Sim, claro, quando quiseres. :slight_smile:

Ou em pessoa, pago-te um café.

–~~–

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness

Eu não bebo café mas gosto de suminho de laranja hehe.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Venha ele, camarada!

Hoje ainda vou estar por aqui. :slight_smile:

–~~–

To crush your enemies, to see them driven before you, and to hear the lamentations of their women.
-Noddy, Lord of Darkness