Hanabi
By: Antoine Bauza
Hanabi é a palavra japonesa para fogo-de-artifício e é também o nome de um jogo de cartas cooperativo no qual os jogadores ajudam-se uns aos outros para criar um espectáculo de fogo-de-artifício, em que para tal se joga cartas da mão para a mesa numa determinada ordem de forma a criar sequencias de cor.
Coube ao Hanabi a honra de vencer a edição de 2013 do Spiel des Jahres. Os outros dois nomeados desta edição foram o Qwixx de Steffen Benndorf e o Augustus de Paolo Mori.
Para quem não sabe o Spiel des Jahres (Jogo do Ano) é o mais prestigiado prémio para jogos de tabuleiro e de cartas e é atribuído anualmente por um júri de críticos alemães. Normalmente os vencedores deste prémio são jogos leves e familiares e com potencial comercial elevado.
Antoine Bauza está de mão quente, pois num curto espaço de tempo teve dois grandes sucessos comerciais, este Hanabi e o 7 wonders, este último um verdadeiro campeão de vendas.
Sem mais, passo de seguida à review do jogo.
Componentes: é um baralho de cartas e umas fichas manhosas …
Não há muito que falar sobre os componentes do jogo, pois é um baralho de 50 cartas de boa qualidade e 11 fichas de plástico, logo não há muito que enganar.
No entanto, a minha versão do jogo é da “Cocktail Games” que consiste basicamente numa pequena lata com as cartas quadradas lá dentro. Faço menção a isso porque quero referir que a lata dá jeito para servir como repositório das fichas já utilizadas.
Mecânicas: é um card game cooperativo, com elementos de dedução e memória.
No início do jogo, cada jogador recebe uma mão de quatro cartas (cinco se forem apenas dois ou três jogadores), até aqui tudo bem pois é como qualquer um outro jogo de cartas. O que faz com que o jogo seja brilhante é a forma como os jogadores devem colocar as cartas na sua mão: é ao contrário, de forma que o jogador só veja as costas das suas cartas e de maneira que os outros jogadores possam ver o seu jogo … é simplesmente BRILHANTE !
Adicionalmente são disponibilizadas oito fichas azuis (pistas) e três fichas vermelhas (penalidades), que devem ser colocadas no centro da mesa para uso comum de todos os jogadores.
No seu turno cada jogador tem três acções possíveis, a saber:
- Dar a um outro jogador uma pista sobre as cartas da sua mão
Utilizar uma ficha azul (de pista) para dar uma pista a um outro jogador sobre as cartas que esse jogador tem na mão. As pistas só podem ser dadas da seguinte forma: por cores ou por números.
Ex: escolhendo um número ou uma cor o jogador pode fazer a seguinte afirmação ao mesmo tempo que aponta para as cartas "o jogador A tem dois 3’s, aqui e aqui e ali (apontando para as cartas em questão)" ou então "Estas duas cartas são amarelas (apontando para as cartas em questão)".
É importante referir que as afirmações efectuadas têm que cobrir a totalidade das cartas em questão, por exemplo se o jogador tiver três cartas amarelas não podemos dar uma pista dizendo que as duas cartas da esquerda são amarelas e não fazer menção sobre a terceira.
- Descartar uma carta para recuperar uma pista.
O jogador joga uma carta da sua mão e descarta a mesma voltada para cima para o monte do descarte. Em compensação pode recupera uma ficha azul (de pista) que pode ser utilizada para dar novas pistas.
- Jogar uma carta para a mesa.
Este é o objectivo do jogo, criar sets de cinco cartas ordenadas e sequencias do um ao cinco, em cada uma das cinco cores.
Assim, o jogador joga uma carta para a mesa e duas coisas podem acontecer: i) se a carta encaixar numa das sequências existentes, o jogador bisca uma carta para repor a sua mão inicial (caso a carta jogada seja a quinta carta de uma cor, recupera também uma ficha de pista), ii) se a carta não encaixar, o jogador descarta a carta, utiliza uma ficha vermelha de penalidade e bisca uma nova carta para repor a sua mão inicial.
O jogo pode terminar de três maneiras diferentes:
- Se a terceira ficha vermelha de penalidade for utilizada, os jogadores perdem imediatamente o jogo e marcam zero pontos.
- Se os jogadores completarem todas as cinco cores de fogo-de-artifício, o jogo acaba imediatamente e obtêm a pontuação máxima de 25 pontos.
- Quando a última carta é biscada, cada jogador joga mais uma vez (incluindo o jogador que biscou a última carta) e depois o jogo acaba.
A pontuação final é marcada com base nos diversos fogos-de-artifício jogados, sendo que a pontuação de cada fogo-de-artifício é igual ao valor da última carta jogada por fogos-de-artifício.
A pontuação final deve depois ser avaliada pela tabela abaixo:
0-5 Horrível! A multidão está furiosa.
6-10 Muito mau. Quase sem aplausos.
11-15 Desempenho honroso, mas não será lembrado.
16-20 Excelente! A multidão está encantada.
21-24 Extraordinário! Vai ficar gravado na memória da multidão.
25 Lendário! A multidão ficou estupefacta.
Número de jogadores: entre 2 e 5
Nunca joguei a dois, logo não posso opinar, mas acho que o jogo é mais interessante com quatro jogadores.
Interacção entre jogadores: É muito interactivo mesmo
Claro que é muito interactivo, não fosse um jogo cooperativo. Dependemos totalmente dos outros jogadores para sabermos qualquer coisa sobre o nosso jogo.
Tempo de jogo: aproximadamente entre 25 a 30 minutos
Hanabi é um filler, pois joga-se muito rápido e não é propenso a AP.
Dependência de língua: não tem
O jogo não tem qualquer dependência de língua e as regras em Inglês estão disponíveis no BGG.
Tema: não tem !!!
É um jogo de cartas abstracto em que deram-lhe um título e uma roupagem de fogo-de-artifício, mas claramente não tem tema nenhum.
A minha opinião
Na minha hopinião, o Hanabi é um excelente jogo (ou será um excelente joguinho?).
Uma das coisas que faz com que eu goste tanto do Hanabi é que parte dos gamers acham que o jogo é muito leve e familiar e outra parte diz que é um jogo pesado e que não é de todo um jogo familiar, afinal o que será ?
Uma coisa é certa, é um jogo original e sempre que vejo alguém jogar fico com um sorriso na cara, afinal de contas: CARTAS AO CONTRÁRIO ?!
Como palavra final, gostaria também de afirmar que apesar de eu gostar do jogo, acho que o Hanabi não deveria ter vencido o prémio de Spiel des Jahres, afinal de contas é um pequeno card game que se joga em 25 minutos e eu não gosto que o prémio Spiel des Jahres seja atribuído a jogos tão pequenos.
O que eu gosto:
- É claro que eu gosto do promenor de jogar com as cartas ao contrário
- O setup é muito simples e é fácil de ensinar
- É cooperativo sem ter o defeito de ter alguém dominar o jogo (como acontece por exemplo no Pandemic)
- A sensação de aumentar a pontuação é muito boa
O que eu não gosto:
- É inevitável fazer batota. O Hanabi é provavelmente o jogo mais difícil dos jogadores não fazerem batota, seja «através de expressões ou por sistemas de comunicação já estabelecidos.
- A longevidade do jogo deve ser curta e sem dúvida que certamente o será se for jogado sempre com o mesmo grupo de jogadores.
Obrigado pela leitura !