Help - escolha de jogo

Olá pessoal,

Estou com orçamento para comprar dois jogos, um que ronde os 50/60 euros, e outro até 20 euros. De momento, estou indecisa entre os seguintes, e peço então as vossas opiniões acerca dos mesmos para me ajudar a escolher:

Grupo 1 - Archipelago ou Kemet

Grupo 2 - Forbidden Island ou Pandemic

Outras sugestões são também benvindas, dentro destes estilos de jogo, deste orçamento e com o requisito de ser possível jogar com 2 jogadores.

Desde já obrigado =)

Do grupo 1, não te consigo ajudar muito. O Archipelago joguei duas vezes com 4 pessoas; a primeira vez gostei mesmo muito do jogo; depois comprei o jogo, mas da segunda vez que o joguei não gostei tanto; relativamente ao Kemet nunca cheguei a jogar

Grupo 2 - Forbidden Island ou Pandemic. Sou suspeito, pois dentro do género, gosto muito do Pandemic, sendo que com as expansões a rejogabilidade aumenta ainda mais; quando ao Forbidden Island, joguei uma vez, achei engraçado, mas não fiquei fã.

Nota: Está agora a chegar às lojas um novo jogo deste género,  Forbidden Desert

Não posso ajudar no primeiro grupo, mas concordo com a escolha do Pandemic; joguei ambos e tenho o Pandemic, que considero superior.

G1 - já joguei 2x o Archipelago, o jogo tem mais piada à primeira vista, tem um fator sorte irritante na descoberta de território e os objetivos secretos ditarem o fim do jogo não fiquei convencido que funcione. Na minha opinião não vale o preço que tem nas lojas.

O Kemet não joguei mas tenho seguido com atenção relatos entusiasmantes que parecem levar a crer que o jogo é bom. Se vale o preço, isso já não sei dizer.

G2 - São algo semelhantes, mas escolheria o Pandemic (nova edição) por ter a possibilidade de comprar mais tarde 2 expansões e aumentar a variedade e longevidade do jogo.

Sim, estive a ler mais reviews e com as vossas opiniões já decidi comprar o Pandemic =)

Ao grupo 1 acrescentei o Mage Knights, estou a desistir um pouco do Kemet porque me parece que, uma vez descobertos bons combos com as Tecnologias, pode-se acabar por fazer a mesma estratégia em todos os jogos. 

Estou cada vez mais confusa, são demasiadas opções lol. Quero um bom jogo de estratégia/worker placement, mas gostava que desse também para apenas 2 jogadores e que não durasse obrigatoriamente 5 horas…

[quote=Vicarious]Estou cada vez mais confusa, são demasiadas opções lol. Quero um bom jogo de estratégia/worker placement, mas gostava que desse também para apenas 2 jogadores e que não durasse obrigatoriamente 5 horas…[/quote]

… o problema é serem tantos! fighting

Aqui vão mais algumas sugestões de, para o meu gosto, bons jogos que funcionam bem a 2 jogadores: Caylus, Clash of Cultures, Myrmes, Bora Bora, Trains, The Pillars of the Earth, … evilgrin wink

Lords of waterdeep, Tzolkien, Village, Stone Age

Outras opções: Agricola, The Castles of Burgundy e Tzolk'in, bons jogos a dois e nenhum deles dura muito mais que uma hora (jogando a dois).

Só para dois, recomendo vivamente o Targi, pois foi uma das melhores surpresas que tive nos últimos tempos.

Waterdeep é muito bom com a expansão, principalmente com a parte Skullport que traz a Corrupção, mas dois players torna-se chato.

Stone Age também é uma boa opção.

Só conheço o Pandemic. Tenho-o e também uma expansão. Considero um bom jogo, mas não digo que seja de primeira apanha, pois depende bastante se a pessoa gosta do género de jogo Cooperativo. Eu pessoalmente não gosto muito apesar deste escapar. 

Uma vez que procuras dentro do género worker placement, concordo que o Caylus é uma excelente opção, talvez das melhores. 

Worker placement a 2? Recomendo o Targi. É exclusivamente para 2 e uma alternativa a jogos do género quando apenas há 2 jogadores.

Olá,

Creio que estás com alguns problemas de definição… Queres um worker placement para dois? Já falaram aqui do Caylus e, embora não aprecie o jogo, tenho que concordar que será uma boa opção. Iria mais depressa para um Agricola, contudo… Em termos de duração estás bem longe das 5 horas com estes.

Um que funciona bem a dois (e a três e a quatro) e é uma obra-prima é o Tigris & Euphrates mas não é um worker placement…

O Mage Knight desaconselho vivamente a não ser que queiras jogar solitário e, esse sim, vai levar muito tempo… a 3 levou-nos quase 6 horas. Também não é um worker placement.

O Targi não é bem um worker-placement mas é muito interessante.

Se estás mesmo à procura de um bom jogo a dois, esquecendo um pouco a parte de worker-placement, acho que o ideal será procurares entre os jogos que são mesmo para dois…

Vai ser sempre difícil dar um bom conselho porque é fácil que aquilo que a mim agrada te possa desagardar. O melhor é mesmo tentar experimentar se alguém tiver um exemplar e depois escolher…

hehe eu já nem sei o que quero, é demasiada opção e eu gosto de praticamente tudo lol

Eu quero um bom jogo, de estratégia ou de worker placement (ou ambos), ou de outro tipo qualquer na verdade, por que o que quero é um jogo que seja desafiante e denso, em que a estratégia a aplicar seja complexa e obrigue os jogadores a raciocinar bastante hehe. Gostava que desse também para jogar a 2, e não só a 3 e 4, para poder jogar mais vezes, e também não queria nada que durasse muito mais de 3 horas. 

Inicialmente estava entre o Terra Mystica, o Archipelago e o Kemet (este mais por ser divertido e por ter combate que não está dependente da sorte dos dados). O Terra Mystica excluí por estar um pouco fora do meu orçamento, apesar de ser aquele que me parece melhor (estou a voltar a colocá-lo na lista, e em vez de comprar 2 comprá-lo isolado). Esse é worker placement puro e duro, mas tanto o Archipelago como o Kemet usam algumas mecânicas de worker placement sem se limitarem a esse tipo de jogo. Pedi ajuda para encontrar bons jogos deste tipo porque é uma área que não conheço muito, mas não quer dizer que no fim tenha necessariamente de comprar um jogo desse tipo. 

Por exemplo, na procura dei com o Mage Knight, que não conhecia, e apesar de não ter nada a ver com as tipologias referidas acrescentei-o à lista de possíveis compras, já que adorei o jogo. Entretanto também já o excluí, depois de me aperceber que deve demorar mesmo bastante e que deve ser um pouco complicado para ensinar/aprender.

Portanto, a tipologia era só para guiar quem me quisesse ajudar com recomendações, mas não estou limitada aí =) 

Já agora, agradeço a todos, tive a ver reviews e os jogos que falaram e há alguns que já acrescentei à minha lista mental. Adorei o Tzolk'in Mayan Calendar, a dimensão temporal do jogo pareceu-me bastante interessante.

Para acabar com a discussão, sugiro-te o "Through The Ages" que é só o melhor feito até agora. Em termos de duração, com jogadores experientes é capaz de durar entre 1h e 1h30 por jogador.

Em relação ao Mage Knight é outro dos meus jogos preferidos e funciona muito bem tanto a 1 como a 2. Mais do que isso é longo de mais. O jogo é muito divertido (provavelmente não para o Malgur) e vale bem a pena.

Não classificaria o Terra Mystica como worker placement mas pronto…

Nos critérios que defines (estratégico, denso, etc…) tens muito por onde escolher. Se fores ao BGG e listares os jogos por rank podes ir descendo por ali abaixo e com alguns saltos aqui e ali, ficas servida…

Twilight Struggle, Agricola, Through the Ages (que só joguei uma vez e suspeito fique fora da tua limitação temporal com mais que dois), Android: Netrunner (se não te importares com a parte de ser um LCG), Puerto Rico (não tão denso como isso), Eclipse (o tempo também pode ser muito com muitos jogadores), Power Grid, Terra Mystica, Le Havre (que prefiro ao Agricola), Brass (muito, muito bom! Mesmo na variante a dois), Caylus, Tzolk'in (a parte das rodas dentadas não é assim tão importante, é uma forma de ganhar tempo na manutenção de 5 escalas de crescimento para os teus workers, nada mais), Dominant Species, El Grande (que prefiro ao anterior), Ora et Labora (eleito Jogo do Ano do Spiel Portugal), Tigris & Euphrates (repito, uma obra prima de um mestre). Isto só entre o top 25…

Qualquer deles é um bom jogo para teres na colecção.

Mallgur, desculpa lá mas… de que forma é que o Targi "não é bem um worker placement"?

Bom. A prória definição de worker-placement é um pouco dúbia. Muitas vezes acaba por ser mais uma simples escolha de acção, quase igual à escolha de acções no Puerto Rico…

Acho que o Targi é um pouco assim. Primeiro colocas um boneco e isso estabelece uma escolha de uma gama de acções entre as inicialmente possíveis, depois colocas o outro e isso é que determina a acção em concreto.

Por outro lado, a colocação serve para bloquear acções para o adversário e isso já é mais típico do worker-placement…

Por isso é que me parece um bocado um híbrido entre worker-placement e action selection…

Mas lá está… as definições são um pouco coincidentes.