Hoje descobri este jogo....

Spartacus: a Game of Blood & Treachery

Nunca imaginei que pegassem nisto para um jogo de tabuleiro nem que tivesse uma pontuação de 7.84/10 no BGG…!

O que acham disto? Acham que tem de facto assim tanto potencial?

Não conhecia este jogo mas pelo que pude ver pareceu-me interessante…não deve ter muitas regras e mesmo que tenha não serão complicadas…a componente de sorte está presente para quem gosta ou para quem não se importalaugh Para ajudar, o preço no Amazon está bem acessível…por outro lado, como foi lançado há pouco tempo duvido que já haja alguém com este jogo mas se houver gostaria de experimentarwink

CIA

Jogos tematicos com uma pitada de violencia, prefiro:

https://www.boardgamegeek.com/image/1188630/bugs-bunny-shooting-game

Acho que vi pessoal a jogar isso num dos encontros de Lisboa. Também fiquei surpreendido, dado que n costumam jogar jogos por lá que sejam só tema e mais nada.

Não me lembro quem estava a jogar, no entanto.

Será que já podes jogar? :smiley:

LOL

O post anterior pode ter dado a entender que achava q o jogo era "só tema e mais nada". Nunca o joguei, mas os que o estavam a jogar garantiram-me que não era nada disso, e que o jogo era bom.

Eu já joguei o jogo e é porreiro, a única coisa que achei que podia ser melhor era a parte de movimentação dos lutadores dentro da arena (não tem grande influencia nem decisões), e a limitação de 1 contra 1. Sei que a expansão já dará para lutas de 2 contra 2 por exemplo…

Esse parece-me muito forte.

Eu tenho o jogo e estou "em pulgas" para a expansão.

Antes de mais é um jogo que, ao contrário de outros, não é baseado numa série/filme tentando segui-la, para além dos nomes das personagens pouco mais tira de lá, pelo que ninguém ache que precisa de ver a serie para poder jogar.

Em questão de jogabilidade, pode permitir um nivel de cutthroat enorme, como por exemplo permite a um jogador a utilizar os recursos de um segundo jogador contra este. Mas o normal será o "clássico" estabelecimento de alianças temporárias entre jogadores de forma a abater o jogador que está na mó de cima. O funcionamento desta alianças e o facto de os jogadores entre si poderem não só vender "material", na fase para isso designada, mas também estabelecer acordos e/ou emprestimos em qualquer altura (o dinheiro pode circular entre jogadores em qualquer fase do jogo), ajuda a que não exista a situação de um jogador só porque teve azar, ou fez borrada, nos primeiros turnos fique práticamente a "cumprir calendário" enquanto os outros lutam para ganhar, coisa que quando acontece em jogos que se prolongam por horas pode ser muito mau, como acho que todos concordam.

não me vou por a explicar o jogo, ou a regras, pois isso está no BGG, e no site da empresa que tem o manual online (muito interessante para quem queira saber se é um jogo complicado). Pessoalmente eu não acho que seja um jogo complicado para  aprender a jogar, pode parecer lendo as regras, mas com um - dois turnos de jogo rapidamente tudo fica mecânizado, as várias fases de cada turno estão bem delineadas e está bem claro o que se pode ou não fazer em cada uma destas.

Posso indicar que a movimentação na arena é MUITO importante, ao contrário do que possa parecer. Um jogador que não se saiba movimentar, e acima de tudo saber que dados prescindir quando for ferido, pode ter um gladiador superior e perder contra um bem mais fraco. E nem estou a falar na posse de equipamento, que pode equilibrar um combate entre dois gladiadores com poder completamente distinto. Como exemplo, eu com um dos gladiadores de topo tive de planear muito bem um combate contra um gladiador starter, unicamente devido a um equipamento que este tinha.

já fiz dois "test-drives" ao jogo, com dois grupos distintos, e em ambos os casos foi aprovado por todos os que participaram, estou agora a espera da expansão para poder utiliza-lo com mais jogadores simultaneamente; o jogo base permite apenas 4 pessoas e o meu grupo normal de jogo é composto maior parte das vezes com 5 - 6 pessoas. A ideia de combates de 2 vs 2, alguns rumores falam na possibilidade de 1 Vs 2, também poderá gerar algumas situações, dado que oficialmente já foi dito que nada impede de um gladiador virar-se contra o seu colega de equipa. 

Espero ter ajudado, é que confesso foi a primeira vez que escrevi a falar sobre um jogo :smiley:

Como podes ver no meu avatar, estou mais pronto para lutar do que tu cheeky

CIA

Com essa armadura toda vais andar a chocalhar de um lado para o outro na arena :smiley: