Imperial: Quando a Alemanha vai a Londres defender o UK de uma invasão francesa

li 1 livro do churchill em que ele conta que durante a 2ª guerra normalmente depois de acordar cedo ficava várias horas na cama a ler e responder a telegramas
 
hoje, ainda deitado recebi um ~telegrama~ *alerta* do discord a dizer que era o meu turno no Imperial, e vi o equivalente no jogo ao "o Japão atacou os estados unidos" da ww2
 
ver os nossos adversários ocupados é muito bom, especialmente se for uns com os outros
 
ironicamente aqui o acto principal é quando a alemanha vai defender londres de uma invasão francesa (:
 
Neste conflito tripartido, França, UK, Alemanha estes sãos principais investimentos, MalcD muita frança, Pppbl muito UK, Eric, muita Alemanha e algum UK:



 
o MalcD está quase *exclusivamente investido na França* , e aproveita uma oportunidade de *invadir o UK*. (Neste jogo a invasão de outras potências não tem beneficios para o invasor, apenas a satisfação de lhes prejudicar as manobras
 
o Eric *controla a Alemanha*, mas também está *fortemente investido no UK* (10 de dividendos, vs 19 do Pppbl que é o controlador, 1 do MalcD e 0 meus
 
e assim, para rentabilizar o seu investimento no UK, decide, na movimentação da Alemanha, atacar as tropas francesas no UK, e liberar a ilha
 
solto das amarras da invasão francesa, o UK, nas mãos do seu controlador Pppbl, pode finalmente pensar em expandir.. e o que faz?
 
bom, o Pppbl tem *zero* investimento na Alemanha.. portanto na primeira oportunidade, ataca a Alemanha no mar do norte, precisamente os navios que permitiram à Alemanha libertar o UK da invasão francesa, *e* usam o controlo do mar do norte para invadir Hamburgo e lixar os alemães. e o mapa ficou assim (bolas são navios, rectângulos são tanques

 
Adoro esta dinâmica (: e neste conflito apenas tenho um investimento modesto na França, portanto calhou-me mesmo bem, e agora vamos lá levar a Itália pra frente!


ps: eu sei que alg
o parecido pode acontecer em jogos de guerra + tradicionais, em que cada jogador é um pais e pronto, tipo risco, mas ai normalmente aquela defesa da Alemanha ao UK o acontece sem uma acordo do tipo "epa, eu ajudo-te ai contra a França, e tu ajudas-me ali contra a Itália"

aqui nã
o foi preciso nenhum acordo, até porque estes acordos rapidamente se desfazem devido à volatilidade do controlo dos países.

em vez diss
o, aqui o controlador da Alemanha defendeu o UK puramente porque devido ao seu altinvestimento lá, e nulo na França, tem todo interesse em que a França seja destruida, e que o UK prospere

Por curiosidade, o link para esta versão do jogo?

aqui: https://www.playimperial.club/



eu tenho combinado jogos pelo discord que aparece no site. mas dá para começar directamente no site, basta abrir 1 jogo e partilhar o link

Pedro,

É uma jogada original, concordo, e racional como escreves. É o que faz deste jogo a sua beleza: tudo é efémero, o controlo dos paises, as alianças, a segurança interna (neste caso da alemanha que perdeu a produção de uma fábrica), etc.

Obrigado pela partilha!