Império RPG - Apresentação e Discussão

[quote=Rick Danger]"E que tal deixar os jogadores narrarem as consequências dos testes quando estão a jogar o seu trunfo?"
Os jogadores não fazem testes quando jogam trunfos, dizem como é que se encaixa e pronto.[/quote]

OK, não fui explícito, desculpa.

Se eu percebi bem, os jogadores jogam os trunfos na mesa para irem construíndo uma história correspondente à tradicional "aventura".

A ideia é: quando se está a explorar a parte da história determinado pelo trunfo do jogador X, ele (e não o GM) teria o direito de narrar os resultados de um dado conflito. Assim não só participava mais na criação da sua parte da história, como teria um incentivo para "desenrascar-se" de um lançamento de cartas infeliz.

Em alternativa, pode-se usar uma ideia do The Pool e fazer os jogadores gastarem cartas extra ou XP quando querem mesmo ter o direito de narrar os resultados de determinado conflito. Que tal?

E um "twist": quando entram em jogo os superiores dos personagens (nomeadamente figuras do Estado Novo), o GM tem sempre o direito de narrar a resolução dos conflitos. Isto dá um toque negro ao jogo e mete uma tentação no caminho dos jogadores - eles podem fazer o que quiserem mas pagam caro quando se opõem ao Estado Novo. Será que eles se vão opor na mesma? Ou serem as pessoas egoístas de que falaste qdo escrevias sobre o "espírito Português"?

Eh pá, eu sei que estas ideias são só meio-pensadas e encaixam-se no teu jogo de viés. Mas a tua ideia do jogo é mto fixe e dá-me montes de ideias :slight_smile:

JP

Tinha em mente dar os trunfos como forma de controlo narrativo, mas também sei que os jogadores gostam de ser surpreendidos. Além disso, estamos a falar dos resultados de conflitos definidos pelas cartas tiradas, são elas que decidem entre o sucesso e o falhanço. Poderá é estabelecer-se a regra que cada participante tem que narrar o resultado das cartas que tira, indo primeiro quem tirou mais alto.

Era +/- nisso q eu estava a pensar :slight_smile:

Aliás, é muito engraçado um jogador ter q narrar um conflito em q perde… E faz com q perder seja menos mau :slight_smile:

JP

Esta semana, dificilmente me será possível fazer updates, ter dois empregos é um stress.
Quero alinhavar um exemplo de combate e finalizar o que mais falte para serem possíveis os primeiros playtestings. Claro que não deixo de responder a comentários, correcções, sugestões, etc. Contem-me coisas.

Olá, irmãos Portugueses,

Interessante essa idéia de um R.P.G. Português, nós aqui já temos alguns Sistemas nacionais ( mas não uso nenhum deles, infelizmente…)por exemplo: Tagmar ( Fantasia ); O Desafio dos Bandeirantes ( Semi-histórico ); 3d&t ( Defensores de Tóquio 3ª edição - Animê/mangá)

Este, " O Desafio dos Bandeirantes" passa-se no século XVII, durante a expansão das Bandeiras ( Paulistas e Cariocas e algumas Mineiras) aos Sertões ( onde até então só haviam Indigenas…)a procura de escravos e diamantes.

Bem, eu jogo ( Mestro…) R.P.G. desde 1.989, e pasmem, nunca havia me lembrado de procurar R.P.Gistas portugueses!!! Estou muito feliz e empolgado em ter esta oportunidade e aproveito para dizer:

  • VIDA LONGA AO R.P.G. ( entre os povos de Lingua Portuguesa!!! )

Obs: Sou filho de Portugueses chegados no Brasil em 1.949( meu Avô) e em 1.960(Meu Pai).

Até mais ver, irmãos lusos!

                          Harold Hawkins ( Euthanatoi )

Olá,
eu sou brasileiro, e vagando pela internet encontrei este forum portugues falando sobre RPG.
Estou com um projeto de criação de um Cenário de RPG, como acho q a lingua nao é uma dificuldade, estou abrindo a disponibilidade de novos membros no “grupo de projeto” , o cenario é para o sistema D20.
Interesados que gostariam saber mais sobre o mundo podem me mandar um e-mail.
[email protected]
Ate mais ver

Estive a olhar para o sistema das cartas em termos estatisticos e é muito curioso. Sendo possivelmente o objectivo o menor valor possivel na experiencia aleatoria, em metade dos casos vamos ter cores diferentes e na outra cores opostas. Qual seria o proposito de somar as cartas visto o resultado interessante ser sempre o mais baixo?

De qq maneira, em caso de cores iguais existem 10 casos de sucesso para o valor um (1/1, 1/2, ..., 1/10), para dois existem 9 (2/2, ..., 2/10) e sucessivamente ate dez com exactamente 1 caso de sucesso. Com cores diferentes, temos nove casos favoraveis para o numero 1 (10/9, 9/8,...,2/1) ate a um caso favoravel para o numero 9 (10/1).

Somando tudo obtemos para o numero um , 19 casos favoraveis de 100 possiveis ate aos 2 casos favoraveis para o numero 10. Num lançamento de objectivo 4 teriamos por volta de 51% de hipoteses de sucesso.

Se considerarmos a hipotese de somar tambem valores para obtenção de um valor o mais proximo possivel do target podemos dizer que por exemplo para o target 4:

Temos 10% de hipoteses de ter 4; 22% de hipoteses de obter 4 ou 3; 35% de hipoteses de obter 4,3 ou 2; 49% de hipoteses de obter 4,3,2 ou 1; 51% para 4,3,2,1 ou 0.

Fiz um pequeno simulador em java para comprovar estes valores e em 100K experiencias obtive 56% de sucessos.

 

Apesar de ter estado ausente e nada participativo neste site devido a questões profissionais e afins não deixei de pensar na proposta de um RPG português e naquele que se começou a desenhar aqui quase instantaneamente: o jogo de espiões e agentes secretos em Lisboa durante os anos 30 e 40 do Rick!

Gostava de te ajudar escrever e desenvolver o jogo. Será que não poderias fazer uma bíblia do que já desenvolveste? Algo compacto e actualizado que possas pôr aqui, Rick? Algo que possa fazer playtest.

E warman será que não podias ser mais explíctio nas tuas conclusões probabilísticas?

Thanks!

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Não era minha intenção concluir. Queria apenas fazer um pequeno breakdown do sistema para que pudesse mais facilmente ser compreendido em termos estatisticos.

Como está, uma tarefa de dificuldade normal tentada por uma pessoa de atributo inferior a media (4) tem 50% de hipoteses de sucesso.

Uma tarefa de dificuldade media tentada por uma pessoa com atributo acima da media (6) é practicamente garantida.

Se tivesse de fazer alguma conclusão diria que se enquadra perfeitamente num jogo de forte roleplay tipo live-action, em que os rolls servem apenas como resoluções muito secundarias de conflitos. Pelo que vi do sistema de skills, este parece-me ser esse tipo de RPG.

Ora ai está uma boa conclusão! acho que é exactamente o que o rick pretende. :)

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

[quote=jrmariano]Será que não poderias fazer uma bíblia do que já desenvolveste? Algo compacto e actualizado que possas pôr aqui, Rick? Algo que possa fazer playtest.[/quote]Acho que o melhor seria um .pdf ou coisa do género que fosse tendo várias versões e pudesse ser downloadado e impresso, é isso?


Entretanto, talvez seja mais fácil reler o trabalho feito até agora num repost que fiz no "Dados na Mesa":

resumo do projecto até agora

Espero poder voltar a trabalhar nisto em breve. 

Ok, já o apanhei. Obrigado! Não tinha reparado que já tinhas respondido ao meu pedido. Sorry.

Vou ler o compacto e depois dou-te feedback. Não tens trabalhado mais nisto, então? Mas deverias! ;)

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Eu acho o Projecto interessante e ainda mais pertinente depois da minha sugestão megalómana. Quando é recomeças a pegar nele a republicá-lo aqui no site?

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

[quote=Rick Danger]Title: Império RPG (working title)

Basic theme: Acção e intriga na Lisboa dos anos 30/40.

System: uma variação de "roll-under"

Status: Alpha-testing

Author: Ricardo Tavares ([email protected])

Report
Neste momento, o jogo está suficientemente delineado para ser experimentado. Há alguns conceitos específicos, nomeadamente os trunfos, que eu gostaria de testar antes de avançar para a sua melhor elaboração. Ainda não me foi possível reunir um grupo para fazer este playtesting.

How can you help
Era óptimo se alguém conseguisse pegar nisto e experimentá-lo com os amigos, nem que fosse por uma tarde. Peço a quem estiver interessado que me mande um PM ou um mail. Entretanto, este thread está obviamente aberto a comentários.[/quote]

Neste momento, não tenho tempo para começar a escrever um draft, ou melhor, já comecei a escrever mas queria primeiro fazer algum playtesting para ter a certeza do que quero fazer. Se alguém se quiser antecipar, feel free de pegarem nisto como quiserem. 

Eu não me importava de fazer playtest mas não tenho voluntários para serem jogadores/GMs. Alguém se quer voluntariar?

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

A questão é q n sei q disponibilidade vou ter dps de marcadas as sessões de exalted. Só te posso responder concretamente dps disso.

Estamos num imaginário Portugal dos anos 40.
O Estado Novo mantém o país na mediocridade, enquanto o mundo está em guerra. O povo trabalha para sustentar a nação enquanto uma elite isolada desespera debaixo do jugo fascista e um pequeno grupo de priveligiados vive como realeza, donos do Império.
O país é um palco fértil de operações para a espionagem internacional. Agentes secretos de todas as nações procuram alianças e traições, segredos e informações, engodos e tesouros. Os brandos costumes e a neutralidade orgulhosamente só são um cartão de visita irrecusável para qualquer serviço secreto.


Tu és dos melhores da tua geração. Um génio, um líder, um atleta, uma pessoa acima da média em todos os aspectos. És um agente secreto, tal com ou ainda melhor que nos filmes. És reconhecido pelo teu valor e importãncia, sendo incumbido de missões do maior interesse nacional, numa das alturas mais decisivas para a espionagem mundial.
És movido não só pela tua lealdade a Portugal, mas principalmente pelos teus próprios motivos e desejos pessoais. Junto com outros como tu, moves-te num jogo entre aquilo que tem de ser feito e aquilo que fazes para teu benefício.
Tal como um príncipe de outros tempos, flutuas acima da rotina do dia-a-dia, mas não podes permitir que outros como tu façam uso do teu país. Neste xadrez de lealdades, até que ponto poderás te comprometer? Qual é o valor da tua pátria ou das tuas convicções?
Para quem vê para lá do Portugal dos pequeninos, não há respostas fáceis.

Volto a apontar o meu comentário antigo em https://www.abreojogo.com/node/133#comment-781 em relação ao qual nunca fizeste nada, continuando em vez disso a debitar montes de novo material numa discussão de fórum cada vez mais longa e confusa. :)

Peguei no teu novo texto introdutório e com ele criei uma nova página de rosto para o projecto, que está agora no endereço do costume (https://www.abreojogo.com/imperio) ficando esta discussão de fórum como uma página-filha dessa. A nova página lista-te como autor, de modo que a podes editar a teu belo prazer sempre que sintas necessidade.

Agora convinha pegares no texto que já tens e dividi-lo por secções, ou seja, páginas-filha da página de rosto. Tens duas opções: ou crias Páginas, ou crias Páginas de Livro. A diferença é que as Páginas de Livro são editáveis também por outros utilizadores, que podem assim ajudar-te a corrigir erros, clarificar pontos, melhorar a formatação do texto, ou até - se quiseres colaborar - no desenvolvimento do jogo. Não te preocupes que ninguém vem estragar o teu trabalho; as versões anteriores ficam gravadas e acessíveis na memória do site, sendo possível restaurá-las.

Tanto a criação de Páginas, como Páginas de Livro, está acessível através do menu Criar Conteúdo. Para as Páginas, tens de as criar, e só depois lhes podes dar uma página-mãe através da função Estrutura/Outline documentada no comentário que apontei. As Páginas de Livro, já incluem um campo para definires a página-mãe durante a própria criação. Podes inclusivamente criá-las logo no sítio certo, visitando a página-mãe e carregando no link "adicionar página filha" que aparece depois do texto, junto aos links para adicionar comentários e etc.

Desta forma, não só fica tudo bem organizadinho, compreensível e facilmente actualizável, como depois´é possível ir em qualquer momento à folha de rosto do projecto (a mãe de todas as páginas dedicadas ao teu jogo), clicar no link "versão de impressão", e ter *todo* o texto do jogo disponível até então numa só página que facilmente se imprime ou se transforma num PDF. Por exemplo, posso ir até à subpágina St. Cloud: Locais da campanha de Kult St. Cloud do meu GM Miguel, clickar em versão de impressão, e ter esta bela visão com todas as suas páginas filhas documentando os locais da cidade de St. Cloud numa só página.

[quote=Rick Danger][quote=jrmariano]Será que não poderias fazer uma bíblia do que já desenvolveste? Algo compacto e actualizado que possas pôr aqui, Rick? Algo que possa fazer playtest.[/quote]Acho que o melhor seria um .pdf ou coisa do género que fosse tendo várias versões e pudesse ser downloadado e impresso, é isso?[/quote]A pedido de muitas famílias ;) fiz um pdf compilando os posts mais importantes, chamemos-lhe "Império - versão 0.2" :)

Se alguém estiver interessado, procure-me no MSN que eu mando-lhe o ficheiro e conversamos sobre o que se pode fazer para playtesting. Também posso mandar por mail, é para distribuir à vontade.  

[quote=ricmadeira]Volto a apontar o meu comentário antigo em https://rpg.turnodanoite.com/node/133#comment-781 em relação ao qual nunca fizeste nada, continuando em vez disso a debitar montes de novo material numa discussão de fórum cada vez mais longa e confusa. :)[/quote]Lol, estava a acabar de postar sobre o pdf quando vi o que fizeste. Confesso que ainda não atinei com os livros, as páginas e as famílias delas, mas vou ver o que posso fazer. Já agora, dá para põr o .pdf disponível para download?

[EDIT: Sim, já vi que dá :) Já está colocado o link na página principal.]