Impressão 3D e os jogos de Tabuleiro, ou como toda uma nova revolução tecnológica é perfeita para os maníacos da organização.

Há muito que andava com ideias de mergulhar na próxima revolução digital: a impressão 3D. 

Como nas revoluções anteriores, ainda há um longo caminho a percorrer, mas aconselho vivamente a mergulhar de cabeça porque é um maravilhoso mundo novo, com um impacto interessante neste cantinho dos Jogos de Tabuleiro.



Optei por comprar aquela que é indicada de forma quase unânime como a melhor impressora para amadores (e que não custa o mesmo que um pequeno veiculo utilitário), a Prusa i3 MK3S. É mais cara do que uma impressora de papel, mas o potencial de uma impressora 3D é tão grande que vale a pena. Ajuda ter interesse pela área e alguma destreza para projetos DYI pois o kit que nos chega a casa tem que ser montado e calibrado por nós. É um processo muito bem documentado e qualquer pessoa com polegares oponíveis consegue montar numa tarde (sendo justo, talvez flat-earthers e anti-vaxxers não consigam).



Para além de poderem imprimir coisas espetaculares como os vossos próprios headphones, o que interessa é que esta impressora 3D permite fazer inserts espetaculares para jogos de tabuleiro!



Se procurarem no thingiverse (o google dos ficheiros 3D), vão encontrar umas boas dezenas de designs já feitos para os jogos mais conhecidos, mas se forem de facto entusiastas do assunto, podem usar a ferramenta online Tinkercad para desenhar os vossos próprios inserts, se não encontrarem o que procuram no thingiverse.



Se forem como eu (um complecionista), gosto de ter todas a expansões e promos dos jogos que gosto e isso faz com que por vezes seja difícil encontrar um insert que permita guardar tudo na mesma caixa. Foi o que aocnteceu com o Terra Mystica. Tenho a edição Big Box, que tem o jogo base, a expansão Fire & Ice e a mini-expansão, e tenho também a outra expansão Merchant of the seas. É possível ter tudo na mesma caixa? Impressora 3D to the rescue e é de facto possível.



No meu perfil do thingiverse podem fazer download dos ficheiros 3D e imprimir então o insert completo para a caixa da edição Big Box do Terra Mystica, com espaço para tudo: https://www.thingiverse.com/thing:4608472.







Quem é que já começou a explorar a impressão 3D? Partilhem os vossos designs :slight_smile:



Se houver interesse, na próxima partilho um insert que permite colocar na mesma caixa o Panamax e o Nippon (sim, sou um bocado selvagem em relação à poupança de espaço…).

Também ando a explorar a impressão 3D para inserts mas por enquanto só designs de outras pessoas no thingiverse.

tb gosto de ter todas as expansões na caixa.

o meu 7 wonders é o que tem mais. Fiz à mão uns organizadores… mas nada como isso impresso e bem feitinho.


Peças do gloomhaven


Inser para o Glommhaen JOT


Reef Insert


e tenho muitos mais... mesmo muito

Eu não tenho impressora 3D, mas já desenhei umas coisitas para os jogos.



Cheguei a fazer um insert para o Zombicide Green Horde e uns suportes para decks de cartas.



Mas no geral como as coisas ficam carotas (se encomendadas) opto por outras soluções. E se não fossem os jogos não teria outros usos para uma impressora :wink:

Estão espetaculares. Colocaste no Thingiverse para a malta poder fazer download? :wink:

se fores pelo 

bgg 

https://boardgamegeek.com/geeklist/186909/3d-prints-board-games/page/1



é mais facil de encontrar os modelos

off topic

respondi a um anuncio que tens nos classificados mas sem resposta