Iniciação wargames (postado neste fórum pela urgência de resposta)

Boas. Depois de uma pausa no jogos de tabuleiro, pretendia iniciar-me nos wargames (2-4 jogadores) com pouca sorte incluída.

Conseguem me sugerir alguns nomes que possa adquirir em lojas no porto até 2a feira?

Obrigado

Boas;

Será difícil encontrares jogos assim à pressa. Já nos jogos de tabuleiro mais genéricos a oferta em Portugal é muito escassa, especialmente em termos de lojas físicas, muito mais tal se verifica nos wargames.

Sem revelares alguns dos títulos que te interessam pelo menos é muito difícil a qualquer de nós ajudar-te.

Se quiseres experimentar alguns títulos para saberes mais ou menos com o que podes contar bastará mencionar esse interesse num dos tópicos dos encontros do Grupo de Boardgamers do Porto e alguém certamente levará alguns para experimentares. Depois a melhor aposta passará por compras online sem qualquer dúvida.

Sei que é muito complicado decidir que jogo, e ainda mais difícil, como disseste, adquiri-lo em tão pouco tempo. Nos últimos anos, antes das férias de verão, adquiro um jogo novo de família. Por exemplo o ano passado foi o ticket to ride, antes carcassonne, antes agricola, etc).

Este ano, o Julho voou e rapidamente não tratei da aquisição do novo jogo, que estava acordado ser um wargame para este ano.

Ou seja, o principal interesse para o wargame, é que para a vitória a sorte não tenha o papel principal (em analogia por exemplo ao agricola). E nessa condição, se tiver um nome, é sem dúvida o Tigris and euphrates. Que no meu caso, não é adequado para as férias em família. Por isso é difícil sugerir nomes porque só conheço por nome a lista topo do bgg.

O que procurava era conseguir com ajuda escolher, um ou dois jogos. O passo seguinte saber lojas no porto. E depois lá ir saber se tem. Não tendo, paciência, para a próxima faço as coisas com mais tempo.

Assim já é mais fácil, pelo menos a parte de sugerir títulos.

Com a salvaguarda de que a maioria dos wargames não encaixam na definição de jogo de família, pelo menos como eu a aentendo. A vasta maioria dos jogos de guerra é para dois jogadores apenas.

Assim, logo a abrir, Twilight Struggle. É uma forma peculiar de guerra, mas não deixa de o ser por ser a Guerra Fria. Grande contextualização histórica e um jogo estratégico por excelência. Não é fácil de aprender sozinho, lendo as regras apenas, sem ter ninguém para explicar, mas depois de uma partida fica quase tudo bem assente.

Os vários títulos que usam o sistema Command & Colors são mais acessíveis. Pessoalmente tenho o Memoir 44 e o Commands & Colors: Ancients. Existem outros, noutros ambientes... Para teres uma ideia fica aqui uma lista breve:

C&C:Ancients - Complexidade média (Ambiente clássico. Roma, Grécia, Cartago, etc...)

Memoir 44 - Complexidade média-baixa (Segunda Guerra Mundial)

Battlelore - Complexidade média-baixa (Fantasia/Medieval. Introduz magia.)

Battle Cry - Complexidade baixa (Guerra Civil Americana)

C&C: Napoleonics - Nunca joguei mas penso que a complexidade deve andar próxima do C&C:A. (Época Napoleónica)

Neste sistema o factor sorte pode ser um pouco mais pesado mas ainda assim um bom jogador deverá ter vantagem sobre um jogador menos experiente que se fie muito na sorte.

O Manoeuvre é um wargame bastante acessível, também no ambiente napoleónico, que oferece muita variedade pois traz oito exércitos diferentes e o terreno pode variar imenso. As regras são bastante acessíveis.

O Maria é também uma excelente opção (Jogo do Ano 2009 do Spiel Portugal) mas deverá ser jogado a três.

Todos os que estão a bold eu tenho na minha colecção e posso mostrar-te se quiseres combinar uma ida aos encontros do Porto.

Aquele que talvez tenhas alguma hipótese de encontrar por cá será o Memoir 44. Creio que já andou pela Fnac e poderá talvez existir na Devir... Mas não tenho a certeza.

Boa sorte e pensa em começar a aparecer nos encontros...

Em tão pouco tempo tempo o melhor será mesmo passares na loja da Arena (Devir - Rua da Torrinha).

Estive lá neste fim de semana e vi por lá o Battlelore e o Battlecry, a mecânica é semelhante nos dois títulos e são bons jogos leves para introduzir aos jogos tácticos. Tinha também por lá o Axis & Allies mas não tenho qualquer experiência com o jogo portanto fica ao teu critério. Dá por lá um salto e vê aquele que se enquadra no teu orçamento e gosto.

O Pedro apresenta-te uma boa lista de jogos, mas a grande maioira só os conseguirás comprar caso os encomendes pela internet. Se assim o fizeres aconselho-te o Conflict of Heroes, um wargame táctico que será o melhor passo para introdução ao tema visto que as regras são te apresentadas gradualmente e entre cada cenário. Será este o melhor jogo jogo para aprender sozinho.

Considerando a tua analogia de que o Agricola é um jogo de sorte, então como wargame aconselho-te o xadrêz.

Também li assim à primeira mas depois percebi que a intenção é a oposta...

OK, então o melhor e mais simples de encontrar provavelmente será o Memoir'44

Também havia por lá o [url=https://boardgamegeek.com/boardgame/12891/friedrich]Friedrich[/url] que, não tendo jogado, me parece uma boa sugestão, próxima do Maria.

Também concordo que as sugestões do Pedro são boas, e os que me parecem ter mais "margem de progressão" são o Twilight Struggle (cuja classificação como wargame é polémica) e o Maria. Parecem-me jogos acessíveis a qualquer um com um mínimo de experiência de boargames e servem tanto como introdução como perduram como desafios interessantes depois de essa introdução já estar dominada. Apesar que o TS julgo que está actualmente out-of-print e pendente de reimpressão (que está para breve, mas falamos de meses).

O "problema" dos wargames é que depende muito do nível a que queiras abordar a coisa, ou seja, ao "zoom" que queres ter sobre os conflitos. Tens desde os wargames de estratágia ou grande estratégia, em que estás a falar da coisa ao nível de exércitos, corpos, ou seja, a um nível bastante "macro" dos conflitos (frentes inteira, vários países), até um "zoom" mais apertado que coicide com o nível táctico, ou seja, ao nível em que estamos a falar de algumas (poucas) dezenas de homes em terrenos de dimensão limitada (vilas, aldeias, partes de cidades ou alguns quilómetros quadrados de terreno). Neste último caso acho a sugestão do João muito boa.

Já para não dizer que tens coisas desde à volta de 1 hora até meses de duração (e sim, estou a falar de tempo de jogo, não de conflito Wink).

Quanto à questão da sorte, apesar das tentativas de minorar o seu impacto (já não estamos a falar de jogos tipo Risco...), é natural que, pelo menos nos wargames "puros e duros" haja alguma dependência na utilização de dados. Mas há vários mecanismos que foram introduzidos nos diversos sistemas que minoram o impacto desse factor sorte (e sim, há alguns em que esse factor está mesmo muito reduzido e mesmo onde não são usados dados). Mas nos wargames mais clássicos os dados continuam a ser omnipresentes.

Só para dizer que principalmente no caso dos wargames (que em geral exigem mais em termos de aprendizagem, e em geral demoram mais tempo a ser jogados, e pq tendem a ser mais caros), não deves comprar um jogo destes à pressa. Mandando vir um jogo da planeton, ele estaria em tua casa na quarta-feira, e terias mais tempo para um compra mais ponderada. Tipo ver reviews, pedir bitaites da malta, etc etc

Sugestões. Mais um voto para o Conflict of Heroes, e junto o Hammer of the Scots e o Julius Caesar ao barulho.

Pessoal, foi com satisfação que li todas as vossas respostas, e agradeço o cuidado e detalhe das respostas que me ajudam imenso a começar a entrar nos wargames.

Realmente, isto de escolher à pressa, não tem qualquer sentido, por isso procurei me informar com quem realmente sabe, para tentar facilitar a procura. Mas vou ser cuidadoso, principalmente porque sei que sou bastante exigente com o prazer e complexidade de qualquer jogo de tabuleiro. Conhecendo-me, o meu maior receio é apostar num jogo mais “simples” e depois sentir a falta daquele bocadinho extra – lá vou eu para as analogias: a iniciação do ticket to ride, que é um jogo de prazer, leve mas complexo porque quando se sabe jogar, para ganhar é preciso saber o que está a fazer e nisso é fantástico. Mas realmente depois, falta o “complicar” progressivo de outros jogos (que não devia ser introduzido ao ticket to ride, porque descaracterizava o jogo. Se se quer depois mais complexo, adquire-se outro porque esse já fez o seu papel).

Conclusão: vou ter duas partes de férias a começarem na quarta-feira: uma semana no Algarve e outras duas fora do país. O mais seguro seria ir com o jogo já comprado do Porto, por ter mais lojas físicas e menos dependência de encomendas online. Mas sabendo do encontro em Faro na quinta-feira, seria sensato de minha parte experimentar lá ao vivo e depois correr o risco de não arranjar, mas pelo menos saber pelo seguro o que quero mesmo.

Por isso, muito obrigado pelo apoio, e se alguém lá for estar, preparem-se que vou com dúvidasJ

Abraços

Acho que ficarás satisfeito com o Conflict of Heroes! Smile

O jogo apresenta-te as regras de forma gradual, começando o primeiro cenário a introduzir-te à movimentação e ao combate, o segundo cenário introduz-te aos movimentos em grupo, depois tens as elevações, tanques, minas, etc.

Não terá muitos factores que, pelo que percebi, consideras "sorte": em cada turno o jogador escolhe e activa uma das suas unidades, sendo depois livre de realizar as acções que entender, desde que não exceda o número de pontos de acção que tem disponível. O único factor mais aleatório será o lançamento de dados nos combates (mas isso é incontronável em 99% dos wargames). Enquanto que no Memoir/Battlelore só podes activar uma unidade desde que uma carta o permita, neste caso isso não acontece.

Também não contes com muito tempo para jogar cada cenário, para quem está a aprender os primeiros dois cenários demoram entre 1 a 2 horas. Os cenários maiores depois vai depender de com quem estiveres a jogar. Outro ponto positivo é que alguns dos cenários dão para jogar até 4 jogadores (embora nunca tenha experimentado).

Tal como te disse no post anterior, a tua melhor opção para adquirires estes jogos será mesmo através de uma loja online ou então, e dependendo do sítio fora do País para onde vais, comprar lá fora.

Espero ter ajudado

Caro amigo,

Se apareceres no encontro de Faro, na quinta-feira, terei todo o gosto de te iniciar no Memoir'44, penso que será o jogo adequado para quem pretende se inicar nos wargames por não ser muito complexo e contemplar bastantes factores da WWII.

Se quiseres experimentar outros wargames, também será possível, tudo dependerá do tempo que tiveres disponível.

Os encontros de Faro normalmente começam perto das 21h e o último foi até às 2h da manhã, se tiveres tempo e paciência penso que dará para experimentares pelo menos 2 jogos diferentes.

Abraço,

Pedro R.