Não, o sistema não usa miniaturas, embora se esbocem mapas aproximados para dar uma ideia das posições dos oponentes. É um sistema narrativo. Para além de 12 atributos que abrangem todo o tipo de acções permitido em jogo, o sistema não tem skills mas funciona à base de Aspectos. Em baixo está uma das personagens que vão entrar na campanha: um guerreiro Aesir.
Agility |
3 |
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Craft |
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1 |
Deception |
1 |
Endurance |
3 |
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Knowledge |
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1 |
Empathy |
2 |
Perception |
2 |
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Reasoning |
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2 |
Persuasion |
2 |
Strength |
4 |
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Willpower |
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3 |
Resources |
1 |
Aspectos:
Exiled Aesir Barbarian |
Adventure! Excitement! I crave those things. |
I was once King Harald's best huscarl. |
Civilzed people are weak and no fun. |
Short temper |
I'll match you drink for drink. |
Snaga, my trusted battle axe. |
By Yimir! Wenches! |
Only cowards lie. |
The Borgnir Clan are worse than snakes! |
O sistema funciona mais ou menos assim: os jogadores definem os seus Aspectos que são frases ou expressões que definem a sua personagem. Por exemplo, neste caso, Airk é um Aesir (raça equivalente aos vikings) que foi outrora o melhor huscarl (guerreiro / guarda pessoal) do Rei Harald. Tem um machado chamado Snaga que, como ele, viveu aventuras e tornou-se a sua arma favorita.
Em jogo, quando um a personagem tenta fazer algo, pode "invocar" um Aspecto que ache poder influenciar essa acção, e ganhar bónus ou rolar de novo os dados. Por exemplo, Airk está a defender uma princesa de um bando de salteadores. Numa determinada acção, gasta 1 Fate Point, e diz que, tendo sido o guarda pessoal do Rei Harald, a sua dedicação para o seu actual senhor (a princesa) é equivalente e todos os seus instintos são protegê-la. Gasta o Fate Point e, em 1 acção, tem bónus ou rola de novo.
Por outro lado, os Aspectos podem ser "compelidos". Significa que, se o jogador aceitar que o Aspecto lhe causa problemas, recebe 1 Fate Point. Por exemplo, Airk sabe um segredo que se fosse relevado poderia custar-lhe a vida. É levado à presença do capitão da guarda e interrogado. Posso perguntar ao jogador se quer receber 1 Fate Point, dizendo a verdade (e podendo ser encarcerado). Se o jogador não aceitar, não recebe o Fate Point mas pode agir como bem entender.
Os Aspectos tanto criam vantagens como desvantagens e são uma fonte de Fate Points (daí o nome do sistema ser FATE). Isto é um resumo muito resumido já que os Aspectos servem para muito mais mas se quiseres saber mais, manda-me mensagem em privado que podemos conversar (no MSN, Google ou Facebook). Os links do FATE e da Era Hiboriana estão na minha mensagem anterior. Clica nas respectivas palavras.