Iniciante

Ola à todos.

Tenho 36 anos e moro Barreiro e gostaria de arranjar alguma comunidade na margem sul para aprender à jogar D&D.

Por onde se deve começar, eu já jogo à muitos anos Lord of the Rings em miniaturas mas queria aprender à jogar este jogo.

cumps.Thumbs Up

Boas...

na margem sul grupo de D&D à procura de jogador não me estou a lembrar... sei que há um jogador em almada que procura grupo também, e que aí no barreiro há outros jogadores (de outros sistemas?)

de resto podes sempre aparecer nos Encontros dos Roleplayers de Lisboa ( o próximo é já dia 9 (de hoje a oito dias)) onde com todo o prazer te receberemos neste maravilhoso mundo que são os RPGs

Mais detalhes aqui: https://www.abreojogo.com/encontroRPGmensalLisboa5

Um abraço,

Nuno

Os jogadores aqui no barreiro jogam em que sistema ???

sabes de alguma comunidade de D&D??

O único do Barreiro que conheço sou eu (se calhar há mais mas não se pronunciam) mas de momento, como o grupo é de Lisboa, é para lá que vou jogar. E, neste momento, estamos a jogar Strands of Fate (toolkit genérico baseado no sistema FATE) usando a Era Hiboriana como setting. Em suma, mulheres, violência e espada e feitiçaria.

Que tipo de jogo e esse que jogas, onde posso ver??

Esse jogo tem miniaturas ???

Não, o sistema não usa miniaturas, embora se esbocem mapas aproximados para dar uma ideia das posições dos oponentes. É um sistema narrativo. Para além de 12 atributos que abrangem todo o tipo de acções permitido em jogo, o sistema não tem skills mas funciona à base de Aspectos. Em baixo está uma das personagens que vão entrar na campanha: um guerreiro Aesir.

Agility 3 Craft 1 Deception 1
Endurance 3 Knowledge 1 Empathy 2
Perception 2 Reasoning 2 Persuasion 2
Strength 4 Willpower 3 Resources 1

Aspectos:

Exiled Aesir Barbarian
Adventure! Excitement! I crave those things.
I was once King Harald's best huscarl.
Civilzed people are weak and no fun.
Short temper
I'll match you drink for drink.
Snaga, my trusted battle axe.
By Yimir! Wenches!
Only cowards lie.
The Borgnir Clan are worse than snakes!

O sistema funciona mais ou menos assim: os jogadores definem os seus Aspectos que são frases ou expressões que definem a sua personagem. Por exemplo, neste caso, Airk é um Aesir (raça equivalente aos vikings) que foi outrora o melhor huscarl (guerreiro / guarda pessoal) do Rei Harald. Tem um machado chamado Snaga que, como ele, viveu aventuras e tornou-se a sua arma favorita.

Em jogo, quando um a personagem tenta fazer algo, pode "invocar" um Aspecto que ache poder influenciar essa acção, e ganhar bónus ou rolar de novo os dados. Por exemplo, Airk está a defender uma princesa de um bando de salteadores. Numa determinada acção, gasta 1 Fate Point, e diz que, tendo sido o guarda pessoal do Rei Harald, a sua dedicação para o seu actual senhor (a princesa) é equivalente e todos os seus instintos são protegê-la. Gasta o Fate Point e, em 1 acção, tem bónus ou rola de novo.

Por outro lado, os Aspectos podem ser "compelidos". Significa que, se o jogador aceitar que o Aspecto lhe causa problemas, recebe 1 Fate Point. Por exemplo, Airk sabe um segredo que se fosse relevado poderia custar-lhe a vida. É levado à presença do capitão da guarda e interrogado. Posso perguntar ao jogador se quer receber 1 Fate Point, dizendo a verdade (e podendo ser encarcerado). Se o jogador não aceitar, não recebe o Fate Point mas pode agir como bem entender.

Os Aspectos tanto criam vantagens como desvantagens e são uma fonte de Fate Points (daí o nome do sistema ser FATE). Isto é um resumo muito resumido já que os Aspectos servem para muito mais mas se quiseres saber mais, manda-me mensagem em privado que podemos conversar (no MSN, Google ou Facebook). Os links do FATE e da Era Hiboriana estão na minha mensagem anterior. Clica nas respectivas palavras.

Assim jogo pareçe complicado e pena não ter miniaturas, já te mandei uma m.p com endereço de email.