Integração do Abre o Jogo & Boardgamegeek!

É com prazer que anuncio que o fruto de um trabalho que dura à várias semanas já é visível no site! Os nossos utilizadores que estão registados no Boardgamegeek podem completar os dados da vossa conta aqui com o username que usam no BGG (atenção às maiúsculas e minúsculas) que o Abre o Jogo automaticamente se dirige ao BGG para recolher informação sobre a vossa colecção de jogos, usando-a para compilar uma série de estatísticas interessantes. Eu já introduzi os usernames de alguns de vós, para correr alguns testes, de modo que já dá para se ver alguma coisa.

Por enquanto, os resultados disto só são visíveis nas páginas dos perfis dos utilizadores. Por exemplo, se se dirigirem a https://www.abreojogo.com/user/1 e clicarem no link que diz “@Boardgamegeek”. Em breve criarei também uma página central para mostrar as várias estatísticas globais (Top dos jogos mais comuns, Top dos jogos mais raros, Top dos coleccionadores, etc, etc, etc.).

Para obtermos resultados mais fidedignos e significativos, pedia a todos os que não têm as vossas colecções actualizadas no BGG que não têm que lá fossem dar um jeitinho nisso! Toca a mexer, pessoal! E não se esqueçam de colocar os vossos ratings em ordem, também! :slight_smile:

Por enquanto só estamos a sacar informação da colecção dos nossos utilizadores. Na lista de features que vamos acrescentar contam-se: um comparador de colecções/ratings entre users para saberem quem tem gostos parecidos com os vossos, compilação dos dados da wishlist e dos jogos aos quais (não fazendo parte da sua colecção) os utilizadores deram um rating, compilação dos dados dos “jogos jogados”, e em conjunto com tudo isso mais uma catrefada de estatísticas. Se tiverem sugestões ou pedidos, por favor não se mantenham calados!

De resto, peço já ajuda aos mais versados na arte da estatística. Qual o melhor algoritmo para criar um ranking dos jogos mais cotados entre nós? Obviamente que todos concordarão comigo que um jogo que meia-dúzia de utilizadores classificam com nota 9.0 tem de ficar por cima de um jogo que apenas um único utilizador classificou e ao qual deu logo um 10.0. A questão é saber como fazer isso. A sugestão é apenas deixar um jogo entrar no ranking a partir de x número de votos, e então calcular a posição no ranking fazendo uma média aritmética simples das várias classificações que lhe deram. Alguém tem um método alternativo?

PS - Os roleplayers neste momento podem também desde já completar os seus dados de conta com o ID númerico que lhes está atribuído nos fóruns da RPG.net e da Forge (para o descobrirem têm de andar por lá a clicar no vosso perfil e tal, até verem algo como “u=66666” no endereço da página; esse número é o vosso ID). O site ainda não faz muito com isso, a não ser criar um link para o vosso perfil de utilizador nesses outros fóruns, mas num futuro um pouco mais distante o Abre o Jogo mostrará nos vossos perfis de utilizador uma lista das últimas mensagens que escreveram nesses fóruns.

Bom, desnecessário é dizer que ainda há algumas arestas por limar aqui e ali, mas vamos aos poucos.

Os vossos dados do BGG aqui no Abre o Jogo são automaticamente actualizados de 6 em 6 horas. Mas se tiverem pressa em ver tudo actualizado após terem feito alguma modificação, não têm de fazer mais do que abrir para edição o vosso perfil de utilizador cá no site e gravá-lo. Os dados deverão ser actualizados instantaneamente.

[quote=ricmadeira]...
De resto, peço já ajuda aos mais versados na arte da estatística. Qual o melhor algoritmo para criar um ranking dos jogos mais cotados entre nós? Obviamente que todos concordarão comigo que um jogo que meia-dúzia de utilizadores classificam com nota 9.0 tem de ficar por cima de um jogo que apenas um único utilizador classificou e ao qual deu logo um 10.0. A questão é saber como fazer isso. A sugestão é apenas deixar um jogo entrar no ranking a partir de x número de votos, e então calcular a posição no ranking fazendo uma média aritmética simples das várias classificações que lhe deram. Alguém tem um método alternativo?
...[/quote]

 

Se nao te importares de esperar uns dias arranja-se bem um algoritmo que da diferentes pesos a cada classificação dependendo do numero de votos que o jogo tem.

Este ou o proximo fds talvez consiga fazer isso (só é pior pk neste momento ando com 3/4 projectos :p)

Sure homem, estás à vontade! Não há pressas, que só caçar os bugs que já há e começar a fazer outros acrescentos já dá me ocupar por muuuuito tempo. :slight_smile:

Estás a fazer coisas muitas interessantes… lá vou eu ter de actualizar a minha colecção para ver se consigo um lugarzinho no top. Claro que não tenho esperanças de chegar a 248!!! jogos não é ricardo?

Embarassed Pois… bom… aquilo não devia ser chamado o "Top dos Coleccionadores", aquilo é mais o muro da vergonha… tantos jogos por jogar…

Excelente trabalho Ric!

E se quiseres fazer ainda mais hype a isto (no pun intendend..isto está excelente mesmo! é mais uma private joke do trabalho...) chama-lhe web 2.0 ou Semntic Web operation ;) (estas a usar maquinas para trocar informação... incrivelmente esta é a primeira aplicação pratica disso que vejo a funcionar!)

Em relação a estatistica muitas coisas giras podem ser feitas, de tal forma que para discutirmos isto tem de meter cerveja e desenhos ... que explicar as hipoteses que eu e o meu colega pusemos nesta ultima meia hora a seco é muita duro :-p. Mas para lançar a ideia fica só um cheirinho: a pontuação do jogo tb reflectir a tendencia dos votantes. Perceber se eles sao pesssimistas (dão sempre pntuações baixas em todas as pontuações que deram) ou optimistas (dão sempre pontuações boas). Ora isto era um bom assunto para uma thread :p

Mais uma vez trabalho excelente Ricmadeira!

JAC

Ei, obrigado João! :D

Web 2.0? Uau, eheh. Vou colocar isso no próximo anúncio ao abreojogo.com que fizer na TV! ;-)

Bom, entretanto já percebi que há por aqui um bug que apaga os usernames BGG do pessoal quando edita a sua folha de interesses no perfil, penso eu; vou ver se trato disso a seguir.

Atão vá, eu pago a cerveja e, se a tasca for de qualidade até há tremoços por conta da casa, eheh. Olha, se quiseres no Domingo vai haver demonstrações de jogatana lá na loja Runadrake's, a propósito do Fórum Fantástico, e eu devo andar por lá a tarde inteira. Se quiseres aparece e traz aí um jogo para andarmos à pancada!

De resto, se quiseres um dump dos dados recolhidos para fazeres alguns testes e ver que tipo de estatísticas malucas um profissional como tu consegue tirar dali, é só pedires.

Abraços!
Ricardo

Estou todo contente!... afinal só estou em 8º no ranking "Abre o jogo"

Ufa, há bem pior que eu! Wink

Agora a esposa não pode dizer que és assim tão viciado... Do meu lado, com 40 jogos infelizmente ainda estou muito longe... Vou passar a olhar para os usados....

Já agora umas estatisticas engraçadas (sim, vou continuar a bater no ceguinho mas não resisto): Um quinto dos jogos do abreojogo.com é do master do site, e por cada tres jogos que mostrarem ao Ricardo, ele tem um e provavelmente dois....

3 em 4 utilizadores teem o Puerto Rico (mais do que o Settlers) e mais de metade tem o Caylus (jogo bastante recente).

Agora para fazer o outro lado da moeda: o Ricardo não tem assim tantos do Top por isso podia ser pior (ou melhor?) : Caylus, El Grande, expansão Cities and Knights