Ahoy, :)
[quote=RedPissLegion]não podes usar os direitos de scene framing para pores a DCI do teu PC em grande plano?[/quote]
Não, pelo seguinte motivo:
[quote=RedPissLegion]o que é que consideras DCI, podias explicar?[/quote]
DCI (Deep Character Immersion) é um modo de jogo em que o jogador se abstrai o mais possível (e se possível completamente) da realidade, passando a encarar o espaço imaginário como real, e onde a sua personagem passa a ser o seu alter-ego real. Assim como, na vida real, a única maneira que tu tens de afectar a realidade são as tuas próprias acções, em DCI, a única ferramenta que o jogador tem ao seu dispor para afectar o jogo são as acções da sua personagem.
A partir daqui, técnicas como shared scene framing ou shared narration rights ou whatever obrigam o jogador a intervir sobre o jogo sem ser através do seu personagem, e como tal, quebram o DCI.
Para algumas pessoas, DCI é o Santo Graal dos RPGs. Para outras ainda, jogar sem ser para atingir DCI nem sequer é jogar role-play. Outras, mais razoáveis, consideram DCI um objectivo interessante, mas não são exclusivistas a esse respeito. Já outras, tipo eu, por exemplo, nem sequer querem atingir DCI.
É preciso, no entanto, não confundir DCI com Sim-Char (com as desculpas pela introdução de jargon no thread). DCI é uma técnica e não uma agenda criativa. É perfeitamente possível jogar para explorar o personagem ao máximo sem essa exploração passar por DCI. Aliás, dependendo do jogo e das pessoas à mesa, DCI pode ser irrelevante ou até prejudicial para a exploração do personagem.
[quote=RedPissLegion]O que é que achas que falta no jogos "tradicionais" para te permitir imersão no mundo?[/quote]
Basicamente, a minha falta de controlo sobre o que se passa. Às vezes, há situações que me permitem embrenhar na onda, mas às vezes, não. Como o GM, por muito bom que seja, não é bruxo, é-lhe difícil adivinhar o que tem que fazer a seguir para me fazer entrar na onda. Faltam-lhe as flags. Portanto, passa a ser a minha responsabilidade fazer o esforço necessario para me interessar artificialmente pelo que se está a passar para, a custo, finalmente, lá entrar na onda.
[quote=RedPissLegion]pareceu-me que as Keys funcionavam mais como imersão no personagem do que no mundo, como é que isso funciona para ti?[/quote]
Flags. A partir do momento em que o GM pega nas Keys para construir a situação, a probabilidade de eu me interessar naturalmente pelo que se está a passar aumenta exponencialmente.
[quote=RedPissLegion][quote=JMendes]Geez! Há mais uma pilha de coisas que eu gostava de dizer acerca disto, mas não quero escrever um testamento inteiro...[/quote]Se for porque não queres encher muito isto por mim estás à vontade para escrever mais, se for por falta de tempo/paciência fico à espera que desenvolvas ambos hehe.[/quote]
Não é nem uma nem outra. É uma questão de conseguir verbalizar os conceitos, que até são bastante racionais e intuitivos para mim, mas que são bastante difícieis de traduzir em linguagem... :|
Maybe some day... :)