Caros,
Descobri o site através do blog https://jogosdetabuleiro.blogspot.com/, quando navegava na internet à procura de jogos de tabuleiro. Desde já, os meus parabéns pela forma como tratam o tema. Já estive a ler alguns posts e as reviews estão espectaculares. Ler acerca das vossas sessões dá vontade de aplicar a mesma fórmula.
Desde pequeno me habituei, com os meus Pais, Tios e Primos, durante as férias, a longas sessões dedicadas a jogos, como o velhinho Monopoly e um outro da Bolsa, bem antigo. A "febre" ficou sempre e, de tempos a tempos, juntamo-nos, trazemos amigos e jogamos umas partidas de king (cartas), dominó belga, poker de dados, xadrez e trivial pursuit.
Como o Verão está a terminar, estou a pensar adquirir um jogo de tabuleiro para preencher as noites mais frias que se avizinham. Preciso da vossa ajuda nesta matéria.
Não estou por dentro dos últimos títulos e do que o mercado oferece, por isso é melhor explicar as minhas preferências. Assim, procuro um jogo de tabuleiro que permita jogar até 6 jogadores, mas privilegie uma mesa constituída por 4 pessoas. Por ser aficcionado de xadrez (há adversários?), também prefiro uma maior dose de estratégia e menor percentagem de sorte. Por fim, gosto mais da dinâmica de jogar com cartas, do que ficar à mercê da sorte dos dados. Já estive a ler a review do "Agricola" e fiquei com água na boca. O único senão é que talvez preferisse um tema mais ligado à componente militar: medieval ou espacial.
Em tempos, fui jogador acérrimo de jogos de RTS online, como a série Age of Empires (Kings e Conquerors), mas não sei até que ponto títulos desse género resultam bem em tabuleiro.
No blog que citei, o Hugo e o Zorg, simpaticamente já me deram algumas sugestões sobre títulos que melhor servem à introdução de novatos, incluindo eu próprio e um grupo reduzido de amigos. Aqui vão eles: Puerto Rico, Agricola, Power Grid, Princes of Florence, Settlers of Catan, ou Ticket to Ride, El Grande.
Já passei pelo BGG e tenho lido imensas reviews e regras de alguns jogos. Para já, creio que não deve ser boa ideia começar por wargames, com toda uma panóplia de miniaturas e devo iniciar-me nestas lides com algo mais acessível. Estive a ler as rules do Agricola e, à primeira vista, pareceu-me um bocado complicado. Talvez com o tabuleiro e as peças à frente esse sentimento se altere. Em resumo, aqui ficam as minhas condições (depois de auscultar a minha mulher e amigos próximos) que servem para me traçar um perfil tipo:
- Cartas/Decks bonitinhos ao invés de jogar com dados;
- Wargames postos de parte, mas gostava (para começar) de usufruir de um tabuleiro catita, com tiles/peças de boa qualidade e aliciantes à vista;
- Possível de ser jogado a 2 jogadores (para jogar com cara metade), mas preferencialmente a 4 e até 6;
- Evitar leilões/alianças/negociações.
Só mais uma coisa: as minhas (do grupo) preferências apontam para temas ligados a: Space Exploration/Science Fiction (Battlestar Galactica); Exploration/Fantasy (Tomb); Adventure/Horror (Arkham Horror); e, Horror/Fighting/Miniatures (Last Night on Earth). Já tenho as rules (em .pdf) do Tomb e do LNOE e li uma crítica deste último. Apesar da sorte ser um factor decisivo no LNOE, o autor da review aconselha como forma de introdução a novatos. Sinceramente, estava mais inclinado para jogos envolventes, com temas ligados à categoria de Fantasy, Horror.
Face à vossa experiência, alguma sugestão quanto a estes últimos títulos?
Antecipadamente grato, espero vir a ser mais um boardgamer neste interessante comunidade.
Abraços.