Introdução a board games

Caros,

Descobri o site através do blog https://jogosdetabuleiro.blogspot.com/, quando navegava na internet à procura de jogos de tabuleiro. Desde já, os meus parabéns pela forma como tratam o tema. Já estive a ler alguns posts e as reviews estão espectaculares. Ler acerca das vossas sessões dá vontade de aplicar a mesma fórmula.

Desde pequeno me habituei, com os meus Pais, Tios e Primos, durante as férias, a longas sessões dedicadas a jogos, como o velhinho Monopoly e um outro da Bolsa, bem antigo. A "febre" ficou sempre e, de tempos a tempos, juntamo-nos, trazemos amigos e jogamos umas partidas de king (cartas), dominó belga, poker de dados, xadrez e trivial pursuit.

Como o Verão está a terminar, estou a pensar adquirir um jogo de tabuleiro para preencher as noites mais frias que se avizinham. Preciso da vossa ajuda nesta matéria.

Não estou por dentro dos últimos títulos e do que o mercado oferece, por isso é melhor explicar as minhas preferências. Assim, procuro um jogo de tabuleiro que permita jogar até 6 jogadores, mas privilegie uma mesa constituída por 4 pessoas. Por ser aficcionado de xadrez (há adversários?), também prefiro uma maior dose de estratégia e menor percentagem de sorte. Por fim, gosto mais da dinâmica de jogar com cartas, do que ficar à mercê da sorte dos dados. Já estive a ler a review do "Agricola" e fiquei com água na boca. O único senão é que talvez preferisse um tema mais ligado à componente militar: medieval ou espacial.

Em tempos, fui jogador acérrimo de jogos de RTS online, como a série Age of Empires (Kings e Conquerors), mas não sei até que ponto títulos desse género resultam bem em tabuleiro.

No blog que citei, o Hugo e o Zorg, simpaticamente já me deram algumas sugestões sobre títulos que melhor servem à introdução de novatos, incluindo eu próprio e um grupo reduzido de amigos. Aqui vão eles: Puerto Rico, Agricola, Power Grid, Princes of Florence, Settlers of Catan, ou Ticket to Ride, El Grande.

Já passei pelo BGG e tenho lido imensas reviews e regras de alguns jogos. Para já, creio que não deve ser boa ideia começar por wargames, com toda uma panóplia de miniaturas e devo iniciar-me nestas lides com algo mais acessível. Estive a ler as rules do Agricola e, à primeira vista, pareceu-me um bocado complicado. Talvez com o tabuleiro e as peças à frente esse sentimento se altere. Em resumo, aqui ficam as minhas condições (depois de auscultar a minha mulher e amigos próximos) que servem para me traçar um perfil tipo:

- Cartas/Decks bonitinhos ao invés de jogar com dados;
- Wargames postos de parte, mas gostava (para começar) de usufruir de um tabuleiro catita, com tiles/peças de boa qualidade e aliciantes à vista;
- Possível de ser jogado a 2 jogadores (para jogar com cara metade), mas preferencialmente a 4 e até 6;
- Evitar leilões/alianças/negociações.

Só mais uma coisa: as minhas (do grupo) preferências apontam para temas ligados a: Space Exploration/Science Fiction (Battlestar Galactica); Exploration/Fantasy (Tomb); Adventure/Horror (Arkham Horror); e, Horror/Fighting/Miniatures (Last Night on Earth). Já tenho as rules (em .pdf) do Tomb e do LNOE e li uma crítica deste último. Apesar da sorte ser um factor decisivo no LNOE, o autor da review aconselha como forma de introdução a novatos. Sinceramente, estava mais inclinado para jogos envolventes, com temas ligados à categoria de Fantasy, Horror.

Face à vossa experiência, alguma sugestão quanto a estes últimos títulos?

Antecipadamente grato, espero vir a ser mais um boardgamer neste interessante comunidade.

Abraços.

A agricultura dá calos na mão mas não é nada complicada. Joga-se mto bem de 1 a 5 jogadores (se bem q com 5 é um bocado longo...). Se gostaste de tema e te deu água da boca, parece-me muito bem. Só é um bocadito caro.

Além disso tem o modo familiar, mais simples, para te habituares a aquilo, e depois botas as cartas/decks bonitinhos, para jogar aquilo a um nível mais complexo.

E de certeza que arranjas alguém nos encontros por esse país fora para to explicar. O único senão é ser um pouco caro.

Fora isso, Power Grid, ou as sugestões que já te deram são todas mto boas. Mas abaixo deste post virão muitas mais.

Abraço e bem vindo

Antes de mais, bem vindo.

As tuas limitações e linhas orientadoras são um bocado limitativas pois em alguns casos são mutamente exclusivas.

Ao ler o início do post pensei logo em Power Grid. Permite até 6 e joga-se bem com 4. Mas depois tens a orientação de evitar leilões.. o que põe de parte o Power Grid.

Da lista de jogos que já te sugeriram é o único que vai até 6 jogadores.

Os outros só vão até cinco e alguns não se podem jogar a dois (excepto em variantes adaptadas que não resultam sempre bem) .

Acho que a melhor opção que tens, sendo de Lisboa, é mesmo ir às quartas de Boardgames de Lisboa e experimentar os mesmos por lá e talvez mais alguns. Depois disso vais tendo um feeling mais apurado daquilo que te agrada e que pode funcionar com o teu grupo habitual. embora o melhor até fosse mesmo que o teu grupo habitual se habituasse a ir lá nesse dia...

Outra opção é vires até ao encontro nacional, dia 20. Aí poderás ter um dia inteiro de jogatina onde estará muita gente disposta a ensinar jogos novos...

Francamente, nestas coisas acho que o melhor é sempre experimentar...

Um abraço e bom início de caminhada ;-)

[quote=Catenaccio]Adventure/Horror (Arkham Horror); e, Horror/Fighting/Miniatures (Last Night on Earth)[/quote]Nessa linha, recomendo o Fury of Dracula apesar de não ser muito bom a dois jogadores.

Tanto o Hugo, como o Zorg (https://jogosdetabuleiro.blogspot.com/) sugeriram-me perceber quais os gostos dos amigos próximos, de forma a não optar por um título que seja só do meu agrado. Bem sei que coloquei algumas limitações e/ou condições, mas serve para ir reduzinho as hipóteses de escolha.

Não faço questão que o jogo seja destinado a 6 jogadores, até porque na maioria das vezes penso que irei constituir um grupo entre 3 a 5 pessoas. Portanto, gostaria que desse para 2 (sempre ia jogando com a minha mulher), mas preferencialmente para 3/4 pessoas. O tempo pouco me importa, pois tanto faz ser meia hora como 120 minutos.

Assim, como sou novato em board games (durante anos fui líder de um clan português de RTS e jogava online), prefiro não avançar para wargames, nem para títulos com regras demasiado complicadas. Eu posso ter paciência para ler as regras e perder tempo a entender a mecânica, mas, como disse, o meu grupo de amigos está fora deste mundo e quando se fala em jogos de tabuleiro vem logo à memória o trivial pursuit ou o monopoly. Para além disso, sofre-se actualmente da "febre" do buzz e quero cativas as pessoas com algo agradável à vista e simples de perceber.

Creio que as categorias Fantasy, Horror e Science Fiction (Adventure) poderiam funcionar bem. Dentro desse género, que conselhos me podem dar, nomeadamente sobre os títulos que referi? Lembrar que não ponho de parte o uso de miniaturas/fighting, mas não queria uma dinâmica voltada para leilão/negociação. Cooperação, como o LNOE, tudo bem, até porque sempre cria interacção directa entre os intervenientes. Resumindo:

- Fantasy/Horror/Science Fiction (Adventure): preferencialmente

- Existência de miniaturas (Fighting), mas mecânica simples

- Privilégio a cards/decks (bonitinhas e de qualidade) ao invés de dados

- Nada de alianças/leilões/negociação (civilization?), mas alguma cooperação com interacção directa (LNOE) é bem-vinda

- Regras simples, pois somos "rookies" nestas andanças, mas com alguma dose de estratégia e curva de aprendizagem

- Tabuleiro catita, de forma a criar impacto e tema bem ligado.

Ok, fico a aguardar mais respostas. Obrigado.

[quote=Rick Danger][quote=Catenaccio]Adventure/Horror (Arkham Horror); e, Horror/Fighting/Miniatures (Last Night on Earth)[/quote]Nessa linha, recomendo o Fury of Dracula apesar de não ser muito bom a dois jogadores.[/quote]

Estive a pesquisar no BGG, mas não encontrei as regras. Inclusive fui ao site da Fantasy Flights, mas dei conta de um video-review by Scott Nicholson. Queria mesmo era uma review em português e as rulesbook.

Cumps.

As regras querias em português?

É que em inglês estão no site da Fantasy Flight:

Regras

FAQ

Quanto às tuas sugestões, digo já que achar algo em fantasia ou horror provavelmente vai ter umas regras um pouco mais complicadas (complicadas de ler porque depois dum joguito ou 2 normalmente até se percebem bem).

Eu tenho o LNOE, e apesar de me ter cansado rapidamente dele, acho que de facto é um bom jogo introdutório, tem muito tema e é bastante divertido (para quem gosta de filmes de zombies pelo menos). De vez em quando jogo com pessoal mais casual e o LNOE é sempre um sucesso.

Quanto ao teu grupo gostar de Space Exploration/Science Fiction, há um jogo perfeito para isso, mas não é como introdução porque o jogo é bem pesado e demora um porradão de tempo (de 3 horas para cima): Twilight Imperium 3rd Edition.

Boa sorte com a tua procura e bons jogos ;)

Φ

www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.

Procurando o bitaite perfeito...

Espera mais uma ou duas semanas e compra o novo jogo da editora do LNOE que se chama A Touch of Evil. Dá para 2-8 jogadores, tanto em modo cooperativo como competitivo na luta contra criaturas no século XIX. Há quem diga que é o Arkham Horror em versão light mas eu acho que é mais do que isso e a produção do jogo é excelente. Vê mais em https://www.boardgamegeek.com/game/35815