Introduzir RPGs numa Festa Escolar de Temática Medieval

Eu sou Professor de Português e Inglês (presentemente também de Informática!) e estava a pensar introduzir alguns alunos numa Festa Medieval que irá ser organizada daqui a alguns meses. Dada a temática, conhecem algum RPG em Língua Portuguesa medieval que fosse gratuito ou com materiais de introdução gratuitos?

Conheço o Pendragon mas é um pouco complexo para alunos de 14-16 anos de idade que são completos desconhecedores de RPG e não existem efetivamente materiais introdutórios disponíveis online. Outro que me parece interessante é o Chronica Feudalis que alia um sistema interessante a um rigor histórico invejável.

Ambos são em Inglês e apesar de serem aparentemente uma boa maneira de incentivar o estudo da Língua Inglesa foi-me sugerido pela professora organizadora do evento que me dedicasse a fazer a atividade recorrendo a recursos em Português.

Que acham? Lembram-se de alguns? :slight_smile:

Em português acho que vais ter dificuldade, a não ser que encontres algo para os lados do Brasil. E arranjar um rpg escrito em português medieval ainda é mais difícil, se não for mesmo impossível!

Em inglês, francês e castelhano há imensa coisa. À partida eu iria para algo como Prince Valiant, por três ou quatro razões: é muito simples; não tem magia; tem forte suporte visual nas bandas desenhadas que estão publicadas em português. O senão é ser pouco fiel de um ponto de vista histórico mas cabe a um prof de história apaixonado por rpgs corrigir os desvios (conheces algum aí para os teus lados???); só usa moedas por isso não são necessários dados, nem sequer d6. A verdade é que o sistema de PV é muito simples e, caso tenhas tempo e interesse, é traduzível num instante. Se não tens o PV e passares por Lisboa empresto-te a minha (preciosa) cópia, é claro.

Por acaso até pensei no meu Prince Valiant mas anda emprestado há uns anos e não devo conseguir recuperá-lo tão depressa.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ah, tens cópia. Nesse caso, e como está emprestado, posso mandar-te um pdf com as partes essenciais, o que dizes?

Ok. Ficava agradecido.

Nunca mais lançam o retro-clone genérico, certo? :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Não creio. O Greg Stafford não mostrou empenho nisso - o que se compreende. Outro pessoal mostrou interesse na ideia mas não na execução. Eu ainda pensei no assunto mas prefiro dedicar-me ao meu sistema. Para a semana tenho a versão básica estabilizada, aliás.

Umm, não queres dar-lhe uma olhada e ver se corresponde ao que procuras? A criação de PCs vai ser mais simples do que pus aqui o AoJ.

Qual o período da Idade Média que tens em vista para a Festa Medieval? E onde é que ela vai decorrer? Podia pegar-se em crónicas ou outras fontes de eventos da época e "customizar" (bem sei, é um anglicismo horrível) o MdA com base nesses exemplos (protagonistas pré-criados, figurantes, exemplos de jogo, enredos, etc.). Queres trabalhar nisso?

Não é preciso fixar o período da Idade Média mas a Reconquista parece-me bem!

O meu interesse em vos pedir opiniões quanto a jogos era no sentido de encontrar algo sólido que também pudesse ser tornado acessível aos alunos (e outros interessados!) que participem na atividade depois da Festa Medieval para ver se se promove mais o RPG.

Se tivesses isso mais alinhavado era excelente mas ainda tens algum tempo dado que o vamos fazer lá para meados de Maio.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ok. Eu mando-te os ficheiros por email. Depois podemos fazer um teste em Março, no Encontro Mensal de rpgs de Lisboa!

E quanto ao período, pode ser o reinado de D. Dinis? Digo isto porque tenho amigos que estão envolvidos num projecto em torno da senhora Vataça de Lascaris, uma nobre dessa época com uma vida curiosa (se procurares no facebook encontras mais info). O projecto envolve uma BD. Ora quem diz BD diz ilustrações. E relacionando o jogo com uma figura feminina fica mais aberto para um público onde vais ter rapazes e raparigas, se me não engano.

Sim, sim. Excelente!

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Vamos avançar. Manda-me o teu email que não o estou a encontrar para te mandar a versão do MdA em que estou a trabalhar.