Introduzir RPGs numa Festa Escolar de Temática Medieval

Eu sou Professor de Português e Inglês (presentemente também de Informática!) e estava a pensar introduzir alguns alunos numa Festa Medieval que irá ser organizada daqui a alguns meses. Dada a temática, conhecem algum RPG em Língua Portuguesa medieval que fosse gratuito ou com materiais de introdução gratuitos?

Conheço o Pendragon mas é um pouco complexo para alunos de 14-16 anos de idade que são completos desconhecedores de RPG e não existem efetivamente materiais introdutórios disponíveis online. Outro que me parece interessante é o Chronica Feudalis que alia um sistema interessante a um rigor histórico invejável.

Ambos são em Inglês e apesar de serem aparentemente uma boa maneira de incentivar o estudo da Língua Inglesa foi-me sugerido pela professora organizadora do evento que me dedicasse a fazer a atividade recorrendo a recursos em Português.

Que acham? Lembram-se de alguns? :slight_smile:

Em português acho que vais ter dificuldade, a não ser que encontres algo para os lados do Brasil. E arranjar um rpg escrito em português medieval ainda é mais difícil, se não for mesmo impossível!

Em inglês, francês e castelhano há imensa coisa. À partida eu iria para algo como Prince Valiant, por três ou quatro razões: é muito simples; não tem magia; tem forte suporte visual nas bandas desenhadas que estão publicadas em português. O senão é ser pouco fiel de um ponto de vista histórico mas cabe a um prof de história apaixonado por rpgs corrigir os desvios (conheces algum aí para os teus lados???); só usa moedas por isso não são necessários dados, nem sequer d6. A verdade é que o sistema de PV é muito simples e, caso tenhas tempo e interesse, é traduzível num instante. Se não tens o PV e passares por Lisboa empresto-te a minha (preciosa) cópia, é claro.

Por acaso até pensei no meu Prince Valiant mas anda emprestado há uns anos e não devo conseguir recuperá-lo tão depressa.