InvictaCon 2010 - O rescaldo de mais de 32 horas seguidas de jog

E pronto! A invictaCon 2010 realizou-se no fim-de-semana passado. Agora há que analisar o que se passou, louvar o que correu bem e ajudar a corrigir o que correu menos bem.

Quero começar este meu rescaldo com os agradecimentos, porque sem aqueles a quem os dirijo não teria sido possível realizar este quarto convívio nacional de jogadores no Porto.

Assim, agradeço a todos os membros do Grupo de Boardgamers do Porto pois, sem a sua continuada participação nos encontros regulares e interesse no hobby, não haveria ânimo para fazer este nacional. A organização deste evento foi um esforço colectivo de alguns, mas só faz sentido pensando nos muitos que somos.

Particularizo alguns desses membros pela ajuda mais directa à realização do encontro, pedindo já desculpa aos que me esqueça de mencionar.

Ao Johnny Be Good pela capacidade de sacrifício em ajudar a montar o "estaminé" mesmo em condições físicas desconfortáveis, por me "render" na manhã de domingo e também pelas estantes que serviram a ludoteca.

Ao Dugy e ao João104 por estarem lá para ajudar a carregar as mesas e cadeiras e também pelo interesse e ajuda noutros aspectos do encontro.

Ao Asur pelas fotografias que serviram de base ao cartaz (eu sei que não estava grande coisa, mas isso foi culpa minha) e constante apoio e interesse.

Ao BinhoBerde por imprimir os mesmos cartazes e demais ajudas.

À Diana, Duartopoly e Jorge pela "directa"!

A todos os que estiveram a dar apoio na recepção/ludoteca, mesmo trazendo filhotes pequenos como o Zeristoff e a Hello Kitty. A eles devo o ter podido jogar muito mais do que contava neste encontro nacional.

Também uma menção especial de carinho e gratidão à Polaroid e Wonderland, as nossas gémeas, que fizeram os festejos do seu aniversário no dia anterior para poderem estar na InvictaCon.

A todos os que ajudaram na parte mais difícil, arrumar no final. São muitos para listar aqui!

Não são só os elementos do Grupo de Boardgamers do Porto que merecem agradecimentos, contudo.

Tenho que agradecer aos proprietários e funcionários do Onda Tropical Burger por nos apoiarem na escolha do Cristal Park como local. Especialmente ao Sr. Marco que foi o nosso contacto privilegiado.

À empresa responsável pela administração do condomínio do Cristal Park, a DuplaSolução, que acreditou em nós e arriscou apoiar este evento. Em particular ao Sr. Jorge Portela, que mais directamente esteve envolvido nesta realização. Também aos vigilantes do espaço que alteraram o seu plano de folgas para permitir que estivéssemos todo aquele tempo a jogar.

Ao vch, Zuvizavanovi e Hélio que acabaram por alombar com mesas e cadeiras na noite de sexta feira. Teria sido bem mais difícil sem o aparecimento fortuito destes três moços!

Finalmente, um agradecimento a todos os que participaram!

Posto isto, o rescaldo propriamente dito...

No geral penso que correu bem.

As condições do Cristal Park são boas e poderiam abarcar ainda mais participantes. O aproveitamento do espaço podia ter sido melhor, mas realmente soubemos algo tarde que o poderíamos de facto usar. Mais uma vez fica demonstrado que assegurar um espaço é o principal factor na realização deste tipo de evento e deve ser garantido com a maior antecedência possível.

Teria sido excelente contarmos com uma das lojas que estão vazias para fazer a recepção/ludoteca. Talvez tal seja possível numa outra oportunidade.

A participação foi razoável. Creio que teremos rondado os 80 participantes. Francamente contava com mais, mas mais uma vez creio que a tardia asseguração do espaço foi um problema. Ainda assim, acho que estivemos mais que no ano passado. De qualquer modo, e como seria de esperar, a qualidade dos participantes foi excelente!

A divulgação do evento na comunicação social também poderia ter sido maior. Mais uma vez a antecedência será crucial neste aspecto. Apareceram, ainda assim, artigos na TimeOut Porto e no semanário Grande Porto.

A recepção e organização da ludoteca ficaram com largo espaço para melhorias. Para o ano teremos de dispor de um sistema de recepção de jogos e participantes mais sólido. Claro que esse sistema não servirá de nada se quem pensa vir não preencher os ficheiros que a organização disponibiliza...

A título mais pessoal e especialmente de jogos jogados, foi excelente!

Nada menos do que 13 jogos diferentes que joguei e 21 partidas no total. Muito mais do que contava estando envolvido na organização.

Aprendi coisas novas como o Sharp Shooters e o Finca. Pude também jogar um Maria, registando a minha primeira vitória!

Também pude ensinar outros e, melhor ainda, verificar que apareceu pelo menos uma pessoa nova que ficou assim a conhecer-nos! Sendo um dos que pensa que estes encontros devem servir também para dar mais visibilidade ao hobby, só uma maior quantidade de novos participantes novos poderia agradar-me mais. Pena é que a TimeOut tenha feito um erro nas datas ao dar destaque ao evento. Ainda assim foi através dessa revista que apareceu este novo adepto.

Para o ano há mais. Espero e tentarei ajudar a que seja ainda melhor também!

Até breve!

So pude comparecer na invicta Con no sabado (quando se tem namoradas que não gostam muito dos jogos é complicado) mesmo assim foi muito bom.

Joguei bastantes jogos e muitos dos quais novos, ainda não sou daqueles que conta as partidas nem os jogos que joguei. Por vezes torna-se mal porque me esqueço que jogos ja joguei.

Pude jogar com pessoas que nao conhecia e pude rever algumas pessoas de Lisboa principalmente.

E joguei o tal Maria que o Pedro ganhou, fui a Austria e fui completamente dizimado. Tive alguns erros (que tambem tem a ver com a minha personalidade e com o risco que corro) e tive algum azar com as cartas.

Depois de no 1º jogo ter tido uma grande vitória este foi um completo desastre.

Tambem me parece que claramente a Austria sera o mais complicado de jogar e que principalmente a logica deles sera conseguir aguentar o maximo possivel de preferencia chegar ao fim do jogo com vitória de pontos.

Obrigado ao Pedro que tornou tudo possivel

Espero agora que todos compareçam em Bragança

Rural Con nos dias 9 e 10 de Outubro

Antes de mais nada, um kudos enorme ao Mallgur, que é o paizinho não só da Con como do grupo de boardgamers do Porto. É graças à força de vontade e interesse dele que esta convenção não falha, e têm corrido lindamente até agora.

Quanto à Con, o espaço acabou por resultar muito bem (e confesso que estava algo céptico). Só foi pena não termos aquela casinha no meio do piso para a ludoteca, que teria sido excelente. Acho que ficámos com um sítio com imenso potencial para esta convenção e para as que virão nos próximos anos. De facto as burocracias na ludoteca não estavam propriamente afinadas, mas para ser sincero, não as acho particularmente necessárias tendo em conta o número de participantes e o facto de toda a gente se conhecer. Foi à norte: prático. Smile

Obrigado à malta de Aveiro pela minha primeira partida de Le Havre a 4. Espero que tenham gostado do jogo e que tenham lidado bem com a minha explicação. Dizem por aí que não sou grande explicador, por isso desculpem lá qualquer coisinha. Pelo menos sei que me lembrei de dizer como se ganhava o jogo.

Obrigado à malta do Brass, em que defrontei 3 dos míticos jogadores da coisa, levei na boca, e vi como o Tereso leva um overbuild a peito aqui do dummy player. Laughing Para depois sacar uma vitória à ninja. Foi a abertura à holandesa.

Obrigado ao Hugo pela excelente companhia no Planet Steam e no Last Night on Earth (que adorou Tongue out).

Obrigado à malta do Piranha Pedro, que foi um jogo excelente para ressacar do dia anterior.

E finalmente obrigado ao Espanhol, João e Pedro, três indivíduos porreiros que ainda não tinha conhecido, por um jogo picadinho de Power Grid como já não via há uns tempos. Thumbs Up

Foi uma bela Con, penso eu de que.

PS - Para quem me tem perguntado onde comprei as minhas mini-poker chips: foi aqui -> https://www.meeplepeople.com/products.php?cat=49

Só pude aparecer no sábado, mas ainda assim joguei 6 jogos. O meu filho divertiu-se muito e era esse o meu objectivo.

Obrigado à malta da recepção e da organização por terem estado sempre atentos a ver jogos que ele pudesse gostar.

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

Caros,

Gosto muito de ir ao Porto, sou sempre muito bem recebido e divirto-me muito. Poder aliar isso à minha paixão por jogos é priceless. Foi um fim de semana muito bem passado e onde consegui, com algum esforço, jogar 2 dos 3 jogos que pretendia jogar nesta com (ficou a faltar um imperialzito…), por isso, em primeiro lugar tenho de agradecer ao Asur, ao Pedro Freitas, ao João Rodrigues e ao Diamantino(?) por terem jogado Power Grid e Through the Ages comigo.

Em termos de jogos que não conhecia, deu para conhecer uns quantos: Neuroshima Hex, Finca, Glen More e Power Struggle (apesar de não ter jogado este, deu para ficar com um bom feeling do jogo, dps da explicação do JohnnyBeGood). Adorei o Tichu que joguei com a FF, de facto é melhor ter um bom parceiro que uma boa mão…e ainda melhor ter um bom parceiro com uma boa mão (que domínio que foram aqueles 2 jogos…!). Pelo meio ainda tive tempo para ensinar um Hansa Teutonica, um Thunderstone e um Through the Ages.

Em termos gerais:

Quanto à ludoteca, penso que funcionou bem o esquema (tendo em conta o número de pessoas).

Quanto ao espaço, acho que foi também bastante apropriado (e felizmente fechava tarde e havia comida até tarde).

Quanto à participação, fiquei com a sensação que era tudo malta dos boardgames nesta Con. Será que no Porto não se consegue arranjar pessoas de fora para irem a estes encontros “maiores”? Acho que se forem vários a puxar (e se houver essa vontade), ainda por cima numa cidade com tanta malta nova, devem conseguir meter tanta gente como em Lisboa.

Para terminar, resta-me agradecer a todos os que tornaram esta Con possível e me deram mais uma “desculpa” para ter de ir ao Porto. Espero que quando vierem cá, eu vos possa receber tão bem, como fui recebido.

abr,

/p>

Da malta de Aveiro: https://www.flickr.com/photos/abruk/4991032703/

Mais um espaço novo para experimentar (e novas ideias e difculdades para aprender). Gostei bastante do espaço, principalmente o snack aberto até às tantas. O espaço ainda dava para bem mais pessoas, apenas ficou a faltar o banner.

Fiquei com a sensação que havia mais pessoas este ano, mas isso não importa: o que fez para mim a invictacon mais um sucesso, foi a qualidade das pessoas e não o seu número.

Previsivelmente, a repetir.

Após mais uma InvictaCon, que se tornou na primeira convenção "non-stop" com cerca de 32 horas de jogo, resta dizer que o saldo foi positivo.

Para além da possibilidade de reencontrar velhos conhecidos, deparamo-nos com algumas (poucas) caras novas. Pena que alguns dos ilustres habituais nestas andanças não tenham comparecido, mas por certo tiveram justificação à altura para não darem um saltinho aqui ao Norte.

Graças à ajuda da malta de Lisboa que chegou ainda na sexta-feira, foi possível atenuar o peso daquele "Pack and Stack" real com o alombar de mesas e cadeiras e sua disposição no espaço disponível. Um obrigado ao Vasco, Hélio e Hugo.

No geral, o encontro decorreu sem grandes sobressaltos (tirando a manhã de sábado, na qual o Johnny ainda teve o trabalho de arrumar os meus jogos em sacos). O número de participantes não foi substancial, o que facilitou a logística envolvida, contudo o espaço a as suas comodidades estariam preparados para receber mais aficcionados, caso fosse necessário. Para animar o encontro tivemos algumas curiosidades: dois aniversários (ou deverá dizer-se apenas um !?) das nossas gémeas Carla e Alice e uma presença muito especial do rebento Gonçalo (filho do Zé e da Nádia, boardgamers do grupo do Porto) que observava a malta apartir do seu parque e que já conta com mais Cons do que anos de vida Happy Meeple.

No que toca a jogos, finalmente realizou-se o famoso "Brass" entre as gentes do Norte e Sul. Muito boa esta joga, sim senhor. Não se pode dizer o mesmo da prestação da malta do Porto... A repetir Wink. Falhei em não ter apresentado o "Dungeon Lords", mas ficará para uma próxima ocasião por certo. Verifiquei uma boa receptividade ao "Glen More", jogo este de caixa pequena mas que se revela uma grande e agradável surpresa. Vi muito Tichu a ser jogado, sendo certamente o jogo mais vezes a ir à mesa. Espantou-me não se ter jogado o Rythm & Bullet, nem Werewolves no jardim, a cair a noite ...

Aquelas loans no "Homesteaders" voaram Tereso. Não te disse !? Acabou por resultar Tongue out. Bom jogo este.

Verificou-se que o "Dominion" ainda mantêm o seu charme, apesar de um dos seus derivados não resultar nada mal. Falo do "Thunderstone", que pessoalmente me dá prazer jogar ao vivo ao contrário do seu precedente. Mais temático, com mais sorte à mistura é certo, mas mais denso e variável.

O Last Night on Earth foi divertido para fim de noite. É um jogo "experiência" engraçado mas muito básico. Fica a anos-luz da referência Battlestar Galactica neste domínio, mas para a horita que demora, cumpre com a sua função.

Ainda mostrei o Onirim ao Vasco, que espero que tenha gostado. É um cooperativo simples mas bem elaborado.

Fiquei muito agradado com o Big Points e apenas agradado com o Zeus on the Loose. Bem diferentes estes fillers, duas novidades para mim.

Foi um grande fim de semana de jogatina. Obrigado a todos quantos compareceram, especialmente aos que tornaram esta Con possível (Mallgur, JohnnybeGood e Asur). Um bem haja a quem não pôde aparecer, pelas mais diversas razões.

E um destaque especial aqueles que dão vida a este nosso hobby: aos criadores e seus jogos, um muito obrigado.

Até à próxima Con,

Eduardo aka Dugy

Gostei muito do Glen More e do Onirim: vou comprar o Onirim, e esperar que alguem compre o Glen More Innocent. Mas dos jogos novos, o que eu gostei mais, foi o Nuns on The Run que começou às 3 da manha quando pensava que já não aguentava mais. Nem o cansaço pára o pessoal...

Quanto ao Big Points, essa "gema" descoberta pelo Abruk, a 5 foi mais para dar a conhecer, porque o ideal é 3 ou 4 jogadores.