InvictaCon 2013 - O rescaldo


E pronto... A InvictaCon de 2013 chegou ao fim.

Mais uma vez mudámos de local, este é o sexto em sete edições. Cremos que este espaço é quase ideal para o evento e que a exposição ao público aqui será talvez a melhor que se pode obter na cidade do Porto. Não ficamos no espaço inicialmente pensado (o piso inferior) mas apesar dos nossos receios iniciais o piso superior foi suficiente e esteve bem composto nas alturas de maior afluência.

A participação voltou a aumentar e tivemos mais de 300 pessoas pelas contas das pulseiras o que significa que uma estimativa próxima das 350 a 400 não é descabida.

Infelizmente a iniciativa social que realizámos não obteve grande adesão. Provavelmente deveríamos ter exposto mais esse aspecto do evento. De qualquer modo a oferta da ludoteca está assegurada.

Agora resta-nos saber a vossa opinião. Alguns já a deram no tópico do próprio evento mas se outros puderem dar a sua opinião aqui será útil para que a InvictaCon do ano que vem seja ainda melhor.

Obrigado a todos os que estiveram presentes. São vocês que fazem com que valha a pena este esforço!
Obrigado também a todos que se voluntariaram para partilhar o esforço e assim o tornar mais fácil de superar.

Até para o ano na InvictaCon 2014!

Para mim esta InvictaCon foi um sucesso.



Tivemos mais pessoas presentes, tivemos mais exposição pública, demos um importante passo para tornar as instituições públicas da cidade conhecedoras da existência do nosso hobby e, creio que mais importante ainda, despertar o seu interesse sobre o mesmo.



Não joguei muito mas joguei mais do que pensava… Um Winds of Plunder que andava desejoso de conhecer, um Leaping Lemmings que já não jogava há muito e que me permitiu recordar como pode ser divertido este jogo e bocados de Chronicle (obrigado Espanhol) que creio poder vir a ser um sucesso nos encontros do Porto.



O resto foi o prazer de rever a malta, de ver que estavam a gostar e a divertir-se com a Con, de constatar novos interessados no hobby a nascerem e de ficar com a impressão de que o hobby vai continuar a crescer e que a InvictaCon é um dos factores desse crescimento.



Quero deixar alguns agradecimentos pessoais, sem desfavor de todos os que ajudaram a tornar este evento possível (mais do que seria prático enumerar aqui), a pessoas que foram fundamentais para a realização do evento e para a manutenção da minha já pouca sanidade mental perante as dificuldades com que nos deparámos…



Ao Joao104 que carregou nos ombros muito do peso desta organização. No fundo acaba por ter o trabalho de organizar duas Cons ao ano…

À Drª Graça Lacerda da Porto Cultura que esteve sempre disponível para tentar ajudar-nos a lidar com as intrincadas relações entre varias instituições públicas e interessada em que o evento fosse um sucesso.

À Drª Filipa e à Maria dos Anjos da Biblioteca Municipal Almeida Garrett pela simpatia, disponibilidade e interesse em que o evento corresse bem.

Ao Valentim (binhoberde) e à Reitoria da Universidade do Porto sem os quais simplesmente não teríamos tido possibilidade de realizar esta Con.

Ao Raúl (Wulfgar Silvason) pelo estreitar da parceria com o sector dos RPG e pelo seu interesse constante e apoio com vários aspectos globais da Con.

Ao Vasco (vch) por, não sendo da organização, ser.



Claro que agradeço também a todos os que procuraram tornar o evento menos cansativo para mim estando na recepção e assim me permitiram dar umas voltas pelo evento e até jogar (algo que penso sempre não poder fazer na InvictaCon). Também a todos os que ajudaram na montagem e desmontagem do espaço e que se disponibilizaram para explicar jogos, conversar e explicar às pessoas o que se passava por ali, receber os miúdos da escola e tolerar a sua gritaria e entusiasmo. Foram inexcedíveis.



Finalmente, o agradecimento a todos os que vieram, de longe e de perto, para estar connosco. Para jogar, divertir-se e ajudar-nos a nós a divertir-mo-nos.

São vocês que fazem com que valha a pena todo o esforço, cansaço e preocupações. Quando começa o evento, tudo isso se esvai e fica só o gosto de estar convosco. Quando acaba, fica só a vontade de que o próximo chegue rápido.



Obrigado e vemos-nos certamente na InvictaCon 2014!

Ora bem antes de mais queria agradecer à organização por todo o trabalho que tem para que este evento seja possível e que corra pelo melhor, graças a eles tive oportunidade de participar num evento deste gênero e que com toda a certeza irei procurar repetir a presença todos os anos :slight_smile:



Quanto à InvictaCon para mim ficou marcada por alguns aspetos que me divertiram bastante, a saber:


  • Ter tido o privilégio de presenciar o nogud (depois de brilhantemente nos explicar o jogo Letters of WhiteChapel, e a quem desde já agradeço :D) a responder a uma pergunta de um jornalista sobre qual era o tema daquela jogo em específico (apanhar um assassíno de prostitu…) na altura em que estavam a chegar as crianças XD


  • Ter conseguido no sábado "estragar" dois jogos logo nas primeiras jogadas, quando "obrigamos" basicamente 3 organizadores a parar o seu jogo de Love Letter para ver como é que tinhamos conseguido ficar bloqueados no Kamisado! XD e depois surpreender o Pedro (mallgur) quando ficamos logo sem cartas possíveis de serem jogadas na primeira ronda do Speed. (Curiosamente 2 jogos que gostamos bastante e que o mais certo é adquirir os mesmos :D)


  • Ver o Vasco a passar e como quem não quer a coisa perguntar se tinhamos alguma dúvida no Ginkgopolis e depois de dizermos que se calhar sim verificar a cara de espanto dele ao ver uns 8 cubos de recursos num local que tinha 3 tiles ou seja no terceiro nível (juro que achavamos que estavamos a fazer bem xD (1 recurso para expandir + 2 para nivel 2 + 3 para o nível 3 + a diferença entre 14 e 18 que era o tile do nível 2)) 


  • Constatar que aparentemente uma percentagem significativa dos presentes na Con no sábado perguntou por mim mesmo não fazendo a mínima ideia de quem era por causa da MathTrade e que foram todos impecáveis :D 





    Quanto aos jogos que joguei:



    Ka-Ching - Não conhecia e apesar de ser um jogo simples tanto eu como o meu irmão que teve o primeiro contacto com estes jogos em termos de encontros / Con's gostamos, um obrigado ao Vasco pela explicação!



    Letters of WhiteChapel - Talvez o jogo que mais gostei de ter jogado, também não foram muitos por falta de disponibilidade para estar mais tempo na Con, mas o jogo encheu-nos as medidas e foi ao encontro das expectativas criadas, um grande obrigado ao nogud pelo tempo que perdeu a explicar tudo ao pormenor e por ter inclusive acompanhado o desenrolar do jogo que por termos de ir buscar um pessoa à estação acabamos por não terminar, em todo o caso 5 estrelas.



    Kamisado - Mais um jogo que encheu as medidas, confesso que sempre que tinha olhado para o jogo achava que iria ter demasiadas variáveis e que iria ser complicado de perceber, no entanto, a versão básica (não tenho a certeza se haverá outra mas suponho que sim) agradou bastante tanto na sexta em que fui com o meu irmão, como no sábado com a minha namorada, quando conseguimos ficar bloquados da primeira vez que jogamos xD mais uma vez obrigado ao Vasco pela explicação que não chegou a 2 minutos :slight_smile:



    Speed / Blink - Não conhecia e ficamos a achar muita piada ao jogo. Joga-se rapidamente e é bastante intenso X), obrigado ao Pedro pela sugestão e explicação já está no carrinho ^^



    Lord of the Rings: The Confrontation - Embora tenha sido agradável foi talvez o que menos encheu as medidas, talvez por ser a primeira vez que jogamos em todo o caso a mecânica não é má :) 



    Ginkgopolis - O verdadeiro caos x) achamos piada ao jogo mas tivemos algumas dúvidas que com o avançar da hora tivemos um pouco de preguiça em pedir para esclarecer pois já estavamos a ver as horas para ir embora :slight_smile: em todo o caso gostaria de experimentar o jogo novamente noutra ocasião :smiley:



    Jaipur - Já tinhamos visto o jogo e desta feita conseguimos experimentar :smiley: gostamos bastante e devemos adquirir o mesmo :slight_smile: agradeço muito a explicação mas por falha minha acabei por não perguntar o nome / nick :stuck_out_tongue: a quem me explicou em todo o caso o nosso obrigado!





    Para finalizar dizer que o espaço era bastante agradável, a organização sempre disponível e com um sorriso na cara, uma variedade de jogos que tornava complicado escolher qual jogar de cada vez e a vontade de no próximo ano voltar a aparecer :smiley:



    Parabéns a todos os envolvidos!



    Duarte Dias / prism4


Como já tinha referido na outra thread para mim o único ponto menos positivo é o estacionamento, neste caso a falta dele.



Chegámos Sábado pelas 09:30 e foram precisos 30 minutos às voltas para arranjar lugar para o carro. blush



Mas acabou por ser o menos, o espaço é muito bom com muita luz e bastante arejado. O facto de estar perto de do Tropical Burger também vem a calhar na hora das refeições e o Bar da biblioteca também safa qualquer emergência.



Gostei bastante e para o ano se for possível aí estarei de novo. yes

Vou fazer o Quote do que já tinha postado no outro topico:


[quote=Muse23PT]Para começar queria dar os Parabéns a todos os organizadores pelo excelente trabalho que fizeram nesta Con… foi a 1ª em que participei e achei que correu tudo muito bem, desde a disponibilidade de todos, passando pelo espaço, foi tudo muito muito bom.



Estive lá nos 3 dias, e apesar de a malta aqui ter gozado o Muse por fazer marcações de jogos e não sei quê :stuck_out_tongue: Joguei todos os jogos que tinha marcado hora para jogar e para surpresa de todos, os atrasos foram mínimos :slight_smile: Obviamente que não joguei todos os jogos que gostava de jogar, mas isso nunca ninguém faz, mas joguei todos aqueles que marquei e ainda vários outros que não tinha marcado, foi um fim de semana excelente.



Queria também agradecer ao Vasco a paciência para ensinar a malta a jogar, quer fossemos nós, quer fossem as pessoas que apareciam por lá sem irem para a Con, o melhor que vi foi um casal a ir a descer para a biblioteca e o Vasco pergunta se eles não queriam jogar um jogo e o tipo assim todo snob responde "Nós não jogamos jogos" como quem diz isso é coisa para putos e nós somos melhores que isso, mas não sei o que o Vasco disse que passado 15 segundos estava a ensinar-lhes a jogar aquele jogo tipo Xadrez que estava na recepção (não sei como se chama) e quando fico a olhar estava o tipo todo entusiasmado a jogar e a mandar bocas à rapariga que estava com ele, a picar… achei este episódio genial :slight_smile:



Queria também deixar um agradecimento a muitos outros com quem joguei na Con mas que não vou nomear porque foram bastantes pessoas,mas queria agradecer particularmente ao Costa a paciência para explicar, ensinar e jogar uma catrefada de jogos em que eu estive incluído, e para me aturar porque eu sei que com o meu entusiasmo sou um bocado chato (o Rules Lawyer não é Costa?) mas não faço por mal, gosto de fazer as coisas direito e principalmente em jogos que não conheço que é para ficar a perceber bem tudo e não estragar o jogo a ninguém…



Os momentos altos e memoráveis desta Con para mim foram:

  • Jogar Terra Mystica pela 1ª vez e ter conseguido o fantástico feito de ter terminado o jogo com 3 edificios feitos!!! Eram 1 StrongHold e 2 Santuários (que formavam uma cidade) mas foi apenas isto que consegui construir ao longo de mais de 2 horas de jogo :stuck_out_tongue: ÉPICO!


  • O 2º jogo que joguei na Con, "Nosferatu" que o David não sabia bem as regras (jogo novo) e segundo dizem estavam muito mal escritas, e que como tal o jogo foi iniciado umas 3 ou 4 vezes por estarmos sempre a jogar mal :stuck_out_tongue: Foi a risota


  • As Rifas em que ganhei 2 lápis que estava mesmo a precisar


  • e o Mítico jogo de Rialto (um area control) em que o Oblivion ganha o jogo tendo posto 1 councilman no mapa… FABULOSO!!!



    Só posso dizer que foi um grande fim de semana, uma fantástica Con e uma comunidade espetacular… Obrigado a todos[/quote]

Esta Con foi muito boa (infelizmente não pude aparecer no Domingo apesar de me ter comprometidocrying )

Alguns pontos relativamente à organização do evento:

  1. o local escolhido não poderia ser melhor ---> no centro do Porto, muito acessível para quem vem do Sul e mesmo doutros pontos do país; a envolvência também é muito boa não fosse o Palácio de Cristal e os jardins;
  2. relativamente à publicidade, podíamos ter arranjado um outdoor/cartaz porreiro para pôr à entrada do recinto do Palácio de Cristal...sei que envolvia mais contactos, burocracias mas de certeza que chamaria muito mas muito pessoal;
  3. não sei se se promoveu o evento a nível de redes sociais, e aí teria que partir de cada um de nós divulgar no Facebook e afins (eu lembrei-me tarde de mais lol)
  4. a nossa ludoteca estava muito boa, com muita variedade de jogos para a qual contribuímos muitos de nós...sempre com alguém disposto a explicar as regras.

A nível pessoal fiquei com alguma pena não ter jogado Battlestar Galactica e Terra Mysticafrown...quem sabe se num próximo mensal já que nos semanais não haverá tempo para jogos destes...joguei o 7 Wonders que é sempre um jogo que não me importo nada de jogar; joguei também o Spartacus mas deste já não gosto tanto apesar de ser porreiro para andar à porradawink Joguei no entretanto um Riff Raff e um Diavolo...
No cômputo geral gostei mais desta do que da anterior e por mim podemos manter o sítio para o próximo anowink

CIA

Tive novamente a oportunidade e privilégio de participar em mais uma InvictaCon.



Conforme já disse pessoalmente, do ano passado para este ano as diferenças foram muitas (e para melhor):

  • Muito mais gente
  • Espaço melhor (com alguma luz natural em vez de uma cave e com muitooooo mais espaço, …)
  • Continuação de boas mesas para jogar
  • Pareceu-me que participou muito mais gente
  • Localização priveligiada (bonito jardim, zona central que deu para ir a pé jantar à zona da Ribeira, …)
  • Com uma área de RPGs que me pareceu estar sempre muito activa e bem organizada
  • Com uma ludoteca com muitos jogos por onde escolher
  • Não tive problemas de estacionamento (na 6ª feira e no domingo estacionei o carro no parque; no sábado fui a pé)
  • Em termos de alojamento, o hotel do ano passado era muito fixe; este ano fiquei no Tuela Budget e não gostei do quarto (cheirava a tabaco disfarçado, já era antigo e não consegui ter internet)
  • O novo logotipo é MESMO fixe e esteve bem visivel em todo o lado: cartazes, t-shirts e até nos individuais do Tropical Burger!



    Para além disto, tive a oportunidade de jogar:
  • 1989 com o Sérgio no qual perdi violentamente logo no inicio do 4º turno (com um 2º scoring da Polónia logo a iniciar e em que o comunista fez 13 pontos!)

    - depois de ter o Age of Industry há um ano lá em casa, tive a finalmente a oportunidade de o jogar depois de muito bem explicado pelo Dugy
  • um Brass pela tarde com o blacknight, dugy e tereso no qual foi, conforme esperado, uma luta desigual; acabei por, devido à minha inexperiência neste jogo, cometer perto do final um erro que deu a vitória ao Tereso; conclusão: tenho de jogar mais para poder jogar neste campeonato!
  • Pax Porfiriana - tenho de agradecer ao Lautresault pela excelente explicação que deu do jogo e do entusiasmo com que o fez. Até a Joana que estava cheia de sono e que esteve apenas a ouvir a explicação conseguiu estar atenta! Isto sim, é um GRANDE feito!!!
  • no domingo joguei um Bruges com o David e o Costa; gostei bastante do jogo e serviu-me para concluir que quero comprar o jogo mas apenas quando estiver com um preço mais decente!



    … para além disto joguei um Colorpop, um Love Letter e alguns Crokinoles



    Tenho também de referir que para mim houve um momento nesta Con que achei muito bom:
  • Depois de jogar um Crokinole com a Joana, estavamos já a levantarmos-nos, quando fomos desafiados por duas pessoas da organização, que não conheciamos, para jogar outro Crokinole; como pensaram que era a primeira vez que jogavamos Crokinole sugeriram dividirmos as equipas mas acabei por jogar com a Joana; durante o jogo lá perceberam que o Crokinole para nós já não era uma novidade e confesso que me diverti bastante ao ver as suas reações. Tenho de agradecer a boa disposição e também salientar a atitude do convite visto que creio ser esta uma das melhores formas de integrar os participantes. Nós não eramos curiosos mas poderíamos ser e, se tal fosse, concerteza que a abordagem teria sido a correcta! Obrigado yes



    Por fim, agradeço a toda a organização por mais esta InvictaCon e desejar os parabéns por mais esta edição. Venha a próxima! smiley

Terra Mystica sempre foi ensinado e jogado nos semanais, dá perfeitamente ainda sobra tempo para coisas.



Ultimamente o Ward tem explicado e jogado Battlestar Galactica (com expansoes!!!) nos semanais, tenta combinar com ele.

 Tens é de me agradecer a mim que fui eu que "obriguei" o Lautresault a explicar o jogo…devil

…como o emplastro…apareces sempre na fotografia :stuck_out_tongue:

[quote=joao104] Tens é de me agradecer a mim que fui eu que "obriguei" o Lautresault a explicar o jogo…devil[/quote]



João, és o maior! yes surprise

Não fui no Sábado (casamentos :() e apenas experimentei um jogo novo, o Lords of Scotland (obrigado joao104!). Apesar disso adorei o tempo que estive lá. Acho que o espaço foi óptimo e a companhia também. Agradeço desde já a todos os que estiveram envolvidos na organização e que tornaram este evento possível. Foi sem dúvida um evento que contribuiu para a divulgação e crescimento deste hobby!



Ward - temos que combinar a nossa temporada de Mice & Mystics…:slight_smile:

Como fiquei em parte com a Organização do espaço dos RPG´s , vou-me focar nesta área em termos de rescaldo , embora tenha estado sempre atento a toda a área do Evento , e ajudado onde podia . A minha impressão geral foi que correu tudo muito bem e de certeza que se conseguirmos o piso inferior para o ano , e com alguns detalhes acautelados a tempo ,poderemos divulgar muito mais o evento para fora de comunidade e aumentar , em muito , o numero de participantes.



Claro que não podia deixar de agradecer aos Boardgamers Porto , e em especial ao João104 e Mallgur , por terem-me/nos deixado participar do Evento , e espero que esta parceria , que na minha opinião funcionou bem , possa abrir portas a tornarmos no futuro o INVICTACON  um evento de TODOS os jogos lúdicos , e não apenas de boardgamers ou RPG´s , ou whatever… Todos ganhariamos com isso , na minha modesta opinião.



Sobre a minha área de organização…



Obrigado a todos que compareceram no INVICTACON 2013 , e em particular na área dos RPG´s e que participaram no 1º ENCONTRO NACIONAL DE PATHFINDER.



O feedback que recebemos de todos foi magnifico , e ficamos felizes em ter proporcionado momentos de lazer a todos os jogadores que se juntaram a nós.



Claro que uma palavra de agradecimento extra terá que ser dada a todos os GM presentes e que sem eles seria impossivel o evento decorrer.



Em termos de números, tivemos mais de 80 jogadores diferentes a participar nos jogos e demonstrações da nossa área ligados a PATHFINDER . Conseguimos registar 21 novos jogadores em PATHFINDER SOCIETY e corremos nos 3 dias , 22 mesas de PATHFINDER RPG , onde se inclui uma mesa para crianças , 10 mesas de DELVE ( demonstração) e 4 mesas de PATHFINDER ADVENTURE CARD GAME .

Além disso , tivemos outros RPG´s a decorrer ao mesmo tempo , como não poderia deixar de ser , como CALL OF CTHULU , MARVEL HEROIC RPG , DUNGEONWORLD e NIGHT BLACK AGENTS ( penso nao me esquecer de nenhum…).



Espero que todos que compareceram e gostaram , continuem a aparecer nos nossos Encontros Mensais de Pathfinder Society ,todos os 3º sábados de cada mês , sendo que o próximo será já no dia 19 de Outubro no Crystal Park.



OBRIGADO!.

Até pode ser…por outro lado é quase certo que pelo menos o Battlestar dure até depois da 01:00 da manhã…e tendo em conta que às vezes dou boleia e outras vezes dão-me boleia e no dia seguinte trabalha-se…é um bocadinho puxadoashamed lool



CIA




Com algum atraso por dificuldade no acesso a um scanner, aqui fica o artigo que saiu no JN do sábado da InvictaCon:



 Não foi nada fácil organizar esta Con, a cerca de uma semana do evento ainda não sabiamos se íamos realizar ou não a InvictaCon.

 Não tinhamos mesas nem cadeiras o que inviabilizava a realização da mesma. 

 Tivemos também a alteração do espaço e durante algum tempo pensamos até que não iria see suficiente.



 Com todas estas condicionantes, que mais uma vez nos levaram a fazer muitas coisas em cima do joelho aumentamos novamente o nº de participantes na Con.



 Voltamos este ano a ter um aumento superior a 100 do número de presenças na Convenção, já no ano passado teríamos tido também um aumento próximo das 100 pessoas.



 Não só aumentaram o número de curiosos, para o qual muito contribuiu o espaço da Biblioteca Almeida Garret, como este ano o número de "boardgamers" do resto do país penso que aumentou.



 Não joguei muitos jogos, terei jogado alguns quando explicava os mesmos, que me lembre joguei apenas um Lord of Scotland um jogo que gosto bastante (e que normalmente sou dos gaijos com mais partidas registadas no boardgamegeek).



 Muita gente contribuiu para o sucesso desta Con.



 Em primeiro queria agradecer a todos aqueles que compareceram na mesma e sem os quais não faria sentido organizar algo assim, eu pelo menos espero que a InvictaCon cresça todos os anos e traga muita gente para o hobbie, falta saber se teremos interesse e "mão de obra" suficiente para o crescimento que estamos a ter.



 Ao Mallgur sem o qual nada disto seria possível, embora tenha sido um trabalho conjunto de muita gente ele é a "alma" do Grupo de Boardgamers do Porto. Sendo já a 7ª InvictaCon organizada, pelo que sei o mais antigo evento nacional e todos organizados por ele.



 Ao Wulfgars que nos ajudou na organização da InvictaCon, mostrando-se disponível para toda a ajuda e montando uma grande secção de RPGs com uma grande participação. 



 Um agradecimento especial a 3 membros novos do grupo de Boardgamers do Porto que sendo a sua primeira Con foram incansáveis na ajuda: Mr Gambler, Aragami e Fernando_jbf



 Obrigado a todos aqueles que participaram nas demonstrações que têm sido feitas pelo Grupo de Boardgamers do Porto não só nos permitiram ter a Biblioteca como espaço para a InvictaCon como nos permitem divulgar o hobbie.



 Um obrigado especial ao VCH que nos vinha ajudar na sexta-feira com a presença da escola e que acabou por nos ajudar incasavelmente nos 3 dias, eu apostaria que foi a pessoa que mais jogos explicou durante a Con.

 Agradeço também ao espanhol, ao Strilar e a Catarina que ajudaram explicando jogos ou de outras formas, quando deviam era estar cá para se divertirem.



 Obrigado a todos os patrocinadores que nos permitem ir subsistindo e gerar receita para a realização da InvictaCon dos anos seguintes.



 Um obrigado muito especial aos gajos da Alfandega, embora sejam uns chatos do caraças a apreenderem-nos os jogos da GMT acaba por ser muito divertido ver de que forma o Mallgur fica "possuido" e os emails que envia para eles. Sem isto a InvictaCon não teria a mesma graça.



 Um obrigado muito especial a mim que andei sempre a correr de um lado para o outro, muitas vezes esquecendo-me até do que andava a fazer…



 Não funcionou muito bem foi o apelo a todos serem solidários e apoiarem a oferta de uma ludoteca a uma Associação sendo conseguido cerca de 1/10 do valor que gastamos na compra de jogos para a Associação. Os jogos estavam já comprados e no dia 9 de Novembro iremos entregar os mesmos. 



 Esperamos continuar com o projecto InvictaCon solidária no próximo ano e ter ainda mais novidades.



 Algumas fotos do evento- InvictaCon2013