InvictaCon 2019 - 13º Encontro Nacional de Jogos de Tabuleiro e RPG

Mais um ano e mais uma excelente InvictaCon. Parabens!  

Grande experiência! Muito bom! Obrigado a todos os que contribuiram para este evento!

Gostámos muito de ter participado na edição deste ano, a nossa segunda. Tivemos oportunidade de conhecer excelentes pessoas e de fazer inúmeras sessões de playtest (até perdemos a conta!). Não podíamos pedir mais, muito obrigado a todos, foram muito profissionais!

Não, não deu azar. A 13ª InvictaCon veio solidificar ainda mais a posição como o melhor evento em Portugal. Tem algo que nenhuma das outras tem até agora: malta a explicar jogos. Não é fácil ter tanta gente preparada, e com disponibilidade para ensinar constantemente tantos jogos diferentes, alguns com considerável peso, mas têm conseguido. Se assim não fosse, muitos limitavam-se a olhar, ou a escolher um jogo e a sentar-se numa mesa a ler regras. É o evento em que se vai de facto para jogar. Não para apresentações, não para espetáculo de variedades, mas para jogar. Vai de gostos, pode não ser isto que alguns estejam à procura, quanto a mim é. Jogar. 

Como reparo, diria apenas que ficava bem quem está ligado ao evento não participar no sorteio. 

Muitos parabéns e obrigado pelo enorme esforço para nos proporcionar bons momentos. A InvictaCon é a referência no género em terras lusitanas. 

excepto nisto

[quote=Joca]ficava bem quem está ligado ao evento não participar no sorteio

[/quote]

Talvez pudesse ser mais discreto, mas os Voluntários também têm direito a receber jogos.

Parabéns pela organização, adorei o evento.

Estive lá apenas no sábado mas deu para conhecer sete jogos novos, conhecer algum do pessoal da liga do Through the Ages e rever algum pessoal.

Gostei muito da forma como fui recebido e como já foi dito acima, a disponibilidade para ensinar jogos é um ponto muito forte.

Mais um evento para colocar o "obrigatório" na agenda :smiley:

Obrigado e continuem!

Obrigado a todos os organizadores, voluntários e especialmente aos participantes da InvictaCon.

Foi provavelmente a edição com mais público. A Sala D'Ouro esteve cheia no sábado, como no ano passado, mas este ano apostou-se (e bem) num maior número de mesas que mesmo assim foram quase insuficientes. No domingo, quando habitualmente a participação diminui significativamente, esteve cheia de novo.

Ainda não existem números "oficiais" mas estou convencido de que confirmarão a minha estimativa.

Para o ano talvez precisemos de um espaço maior…

A minha experiência pessoal foi, como sempre, gratificante.

Jogos jogados? Um. O Flip Ships mesmo a fechar o evento…

O resto do tempo foi a explicar jogos a apoiar na entrega e recepção de jogos e outras coisas que foram sendo necessárias.

A parte melhor é ver grupos de gente nova a experimentar o fascínio de conhecer jogos de qualidade, a perceber que o mundo dos jogos de tabuleiro é vastíssimo e que todo esse mundo está bem perto, à espera de ser descoberto.

A família de 4 que se deliciou com o King of Tokyo, ganho (com um pouco da minha ajuda) pela menina de 4 anos que nem conseguia segurar todos os dados na mão ao mesmo tempo… Os pequenitos que vibraram com o Klask ou com o Crazy Coconuts… Os pais já mais "entradotes" a experimentarem com o filho o Ticket to Ride ou o Century… Os amigos que me olhavam com desconfiança enquanto explicava o Medium e, poucos segundos depois, se riam às gargalhadas graças ao jogo… As moças que comunicavam, a rir, ter-se "lesionado" a jogar Happy Salmon…

Mas também o passar por mesas de gamers experientes a jogar novidades de Essen, clássicos, jogos pesados e leves… A comunidade que se junta neste momento de partilha do usufruto de um interesse em comum.

É cansativo, sim. Quase 16 horas num pavilhão num só dia é dose, mas já a noite ia avançada quando dei por mim a pensar que não deveria estar tão bem… Devia estar farto, com dores de cabeça e a pensar apenas em ir dormir. Mas não. Estava bem… Estranhamente bem.

Espero para o ano poder sentir o mesmo.

Vemo-nos lá.

Os meus parabéns e um sincero obrigado a toda a organização por este excelente evento!

Obrigado pelos comentários, Joca. Incluindo o reparo porque é importante que conheçamos aquilo que é do agrado dos participantes mas mais importante será o que lhes desagrada. Só assim se melhora.

Em relação a esta questão, foi já várias vezes debatida na organização do evento.

Podem existir várias abordagens:

1 - Impedir pessoas ligadas à organização de comprar rifas.

Isto tem uma enorme desvantagem... A maior parte do valor obtido com as rifas vem de membros da organização ou membros do grupo que, por vezes, acabam por ajudar esporadicamente no evento.
É por isso que vários prémios saem a organizadores. Porque, além do trabalho e esforço, são também os que mais contribuem financeiramente através das rifas e, fruto disso, têm mais probabilidades de "ganhar".
Impedir esta compra era reduzir drasticamente à principal fonte de rendimento para a organização do evento. É incomparavelmente superior ao que se obtém com a venda de jogos, por exemplo.
Além disso, nada impediria que se recorresse a subterfúgios para fazer a compra na mesma. Pedir à mulher, a um amigo ou o que fosse para comprar em seu nome.

2 - Fazê-lo "discretamente", como sugeriu o Vasco.

Acaba por cair um pouco no "subterfúgio" que referi antes.
Para mim é preferível que tudo seja claro. Quem assiste ao sorteio fica a perceber que os organizadores também participam e que também podem receber prémios. O sorteio é público e creio que suficientemente aberto para que suspeitas de "favorecimento" aos organizadores sejam algo absurdas, mas percebo que aconteçam na mesma... É mais fácil acreditar na desonestidade que nas probabilidades ou aceitar que, simplesmente, se teve azar.

3 - Procurar eliminar possíveis "abusos" do sistema.

É o que se faz. E não só em relação aos organizadores.
É daí que vem o limite de compras simultâneas nas rifas e o limite no número de rifas disponíveis. Além do sorteio...
Foi por vermos que em certos casos podia haver momentos em que a compra de um certo número de rifas garantia o remanescente dos prémios disponíveis por um valor muito menor do que o valor desses prémios e que havia quem "aproveitasse" a situação parecendo tal um pouco "injusto" para quem contribuiu mais cedo e com probabilidades piores.
Como fazemos as circunstâncias não variam com o tempo, à excepção do número de rifas em jogo. Tens tantas probabilidades se comprares as tuas rifas no início da Con como se o fizesses no fim, assumindo que todos os que as compraram o fariam na mesma quantidade.

Eu compro rifas para ajudar os eventos onde vou. A InvictaCon não é diferente. Se ganho algo, melhor (às vezes). Se não, fiz a minha parte para que o evento possa repetir-se.
Este ano comprei apenas € 20,00 de rifas. Havia lá um Quackcoiso e não queria correr muitos riscos de o "ganhar"...
Tinha 6 rifas para os jogos na "tômbola". Saiu-me um prémio que não me interessava e dei prontamente a alguém que o poderia usar. Houve quem tivesse mais prémios que eu, mas tinha lá mais do dobro das rifas. E houve quem tivesse prémios "melhores" com muito menos rifas em jogo... Paciência.

É obvio que se pode argumentar que os organizadores, se só estão interessados em ajudar, podem contribuir financeiramente sem ser através das rifas... Mas é razoável?
Não fará mais sentido dar-nos além do trabalho, preocupações, cansaço e tudo o resto que está associado à organização a possibilidade de participarmos com todos, e como todos, os que cá vêm num jogo (porque é isso) comum?

Foi a primeira vez que fui a InvictaCon (no ano passado também queria ir mas ainda não tinha conseguido converter a malta). Este ano fui e só tenho a dizer bem em todos os aspectos, tive a felicidade de ganhar um jogo, um dos poucos que realmente queria e participei com 20€. 

Tive o João do Grupo de Boardgamers do Porto a explicar-nos o Spirit Island, arrisco a dizer que nunca vi ninguem a ensinar um jogo tão bem como ele fez, é de louvar estas pessoas que fazem isto. Tenho o jogo em casa e com isto é uma forma de lhe pegar mais cedo do que previsto. Também houve uma outra pessoa da organização que se disponibilizou para explicar o Rajas of the Ganges mesmo não sabendo as regras na totalidade, fez um excelente trabalho, adorei o jogo e acabei por o comprar lá. 

Isto tudo para dizer, excelente convenção recheada de pessoas expectaculares, um ambiente fantástico, uma ludoteca com bastantes jogos. Foi a primeira vez que fui mas para o ano lá estarei novamente! 

Muito obrigado, muito sucesso e muitos parabéns! 

Só foi mesmo pena não ter havido uma lista oficial dos vencedores do sorteio, apesar dos (insistentes) pedidos cheeky

De resto, tudo ótimo yes