It is by the juice of Sapho that thoughts acquire speed, The lips acquire stains, the stains become a warning. It is by will alone I set my mind in motion.
Recentemente, fui picado no meu antigo interesse por Dune. Encontrei o filme do David Lynch à venda na fnac pela bela pechincha de oito euros. Curiosamente, não tinha chegado a ver a história toda - nem nunca li os livros - mas tinha ficado com o filme na memória desde que o vi pela primeira vez. Acho que os filmes do Lynch - justiça lhe seja feita - têem esse mérito: mais do que a história em si - que é relativamente simples e deliberadamente previsível - o ambiente é fabuloso e explora toda a amplitude que a ficção cientifica permite para criar mundos fantásticos que, apesar de serem tão distantes, sustêem tanto sentido.
No caso de Dune, a intriga militar e os feudos de velha nobreza são solidamente sustentados numa fabulosa caracterização cultural de cada povo e do ambiente em que vivem. Essa construção de uma ideia do que é que seres humanos podem ser consegue salvar um filme, mesmo quando os efeitos especiais e as cenas de acção são fraquitos.
Obviamente que há aqui imenso potencial para um RPG. Isto faz-me lembrar que, tirando alguns relances de cyberpunk, nunca cheguei a jogar nada verdadeiramente de ficção científica (mestrei uma vez uma adaptação minha de Wushu para Star Wars). Já agora, pergunto se alguém conhece algum jogo feito para Dune? Eu acho que vi qualquer coisa na RPG.net, mas parece-me que deu em nada. E não havia também algo semelhante feito a partir de Burning Wheel?
Tendo em conta a dimensão do género, porque é que não há mais RPGs de ficção científica?
Para Burning Wheel há o Jyhad, que é um suplemento que está disponível gratuitamente em PDF. É Dune, mas com os “serial numbers filed off”; por razões de copyright obviamente não podem usar os nomes nem fazer referências directas aos romances/filme/séries TV.
Também houve um sistema OGL/D20 que era bastante aguardado pela comunidade e depois nem chegou a ser lançado… houve uns problemas de última hora com o licenciamento ou algo assim. Só saíram cá para fora algumas cópias, e acho que se vendem a altos preços no ebay.
Acho que também houve um Dune RPG anterior a esse, mas não tenho bem a certeza. De resto, o nosso João Mariano já falou por aqui num post qualquer sobre RPGs de Dune, nomeadamente de um RPG francês gratuito que ele encontrou na net e que o deixou muito curioso.
Tu é que talvez não tenhas reparado neles, sempre os houve por aí aos molhos, até em maiores quantidades que RPGs de Horror, que são de um pedigree bem mais recentemente. No início dos inícios o hobby era dominado pelo D&D na Fantasia e pelo Traveller do Marc Miller na Ficção Científica, que ainda vai sobrevivendo numa linhagem com sucessivas encarnações & timelines.
Já existiu um jogo oficial de Dune (se não estou em erro com a colaboração, ou pelo menos autorização, do filho do Frank Herbert), publicado pela Last Unicorn Games, mas tanto quanto sei saiu apenas um único livro, o core book. Como já não existe Last Unicorn, mas mais ninguém lhe pegou, suponho que mais ninguém tenha tido interesse em pegar-lhe ou que tenha havido qualquer problema com os direitos. E já agora, David Lynch, finais deliberadamente previsíveis, ok, mas histórias relativamente simples? Teremos andado a ver os mesmos filmes ou sou eu que sou lento???
A história do Dune e da Last Unicorn Games é mais "feia" que isso. De facto, a Last Unicorn Games imprimiu um número limitado de livros do Dune Corebook. Mas na altura a Wizards of the Coast comprou os direitos do roleplay (quando a Last Unicorn faliu) e basicamente guardou os livros que conseguiu obter MAIS os direitos numa gaveta para ninguém mais tocar naquilo. Ou seja, se alguém quiser alguma vez publicar um Dune RPG tem que falar com a Wizards (que não se mostra muito interessada) ou tem que partir da entidade que gere os direitos de autor do Frank Herbert (que também não me parecem muito interessados).
Há sempre esta particularidade: no mundo dos RPGs, os jogos baseados em livros ou filmes são sempre os mais menosprezados pela comunidade. Vejam Star Wars ou Star Trek, duas das licenças mais populares, mas em chegando a RPGs saem meia dúzia de livros e perdem a força. A melhor opção para o DUNE é pegarem noutras regras e adaptá-las ao setting ao vosso gosto. Porque de outro modo...
"You think I'm old and feeble, do you? Well, face my Flying Windmill Kick, asshole!"
O Star Wars não correu assim tão mal, pelo menos na sua primeira encarnação, em d6 pela West End Games. É verdade que a maioria das edições - na minha opinião actual - eram uma bela “beeeep”, mas ainda chegou a sair uma boa dezena digna dos aficionados de Star Wars.
Sim, eu lembro-me que havia ainda alguma coisa para Dune. Levantei esta questão também para suscitar mais comentários. Até que ponto o Jyhad de Burning Wheel ou essa versão francesa fazem justiça a este clássico da ficção-científica?
Eu sei que existem até bastantes títulos dentro deste género, mas parece-me que pertencem muito mais ao passado do que ao que presentemente se publica. Fantasia e Terror, neste momento, vão muito mais à frente e com uma considerável variedade de jogos. O que é que se tem passado no RPG sci-fi ultimamente? Burning Empires no ano passado e Star Wars d20 já há uns anitos?
De facto, tirando aqueles que referista, alguns OGLs que não me suscitaram grande interesse, o a/state - um pequeno jogo de uma muito pequena editora - e o Serenity RPG que, suponho, é apontado a um público-alvo muito específico, não me recordo de mais publicações dentro do género nos últimos anos. Será que o pessoal ainda continua tão agarrado aos clássicos que ninguém arrisca editar coisas novas? Falando por mim, continuo a achar o Trinity RPG (versão original, não d20) o meu RPG de ficção científica preferido de sempre (e já remonta a meados ou inícios da década de 90 do século passado) e conheço algumas pessoas ainda fascinadas pelo Traveller, que remonta aos primórdios do RPG…
Sobre o jogo de Dune da Last Unicorn Games, é típico deles - setting lindíssimo, produção cuidada, regras complicadíssimas dentro da onda do “playable realism”. Lindo para tirar ideias mas não sei se o jogava.
E realmente tem havido uma baixa nos jogos SF, os últimos que sairam assim a sério foram o Trinity (que tinha os psions e um toque fantástico) e o Transhuman Space pró GURPS… Mas tradicionalmente tem existido um suporte constante desde o velhinho Traveller, que continua agora em d20 E também não sairam assim tantos RPGs de outras “categorias” desde o Trinity…
O filme é bom, mas não conseguiu capturar nada da complexidade do plot dos livros, e só parte da profundidade do universo que o Frank Herbert criou… Não por culpa do Lynch, mais por culpa do cinema em si. Aconselho os livros vivamente.
[quote=LadyEntropy]Ei, olha que o Fading Suns, se bem que muito "white wolfista" nas suas "casas e clãs", é bastante giro.[/quote]Sim, já chegaste a ler alguma coisa em profundidade? Eu acho piada ao ambiente neo-feudalista, só não tenho a certeza se são precisas tantas raças esquisitas alienígenas. Estarias interessada em mestrar? ;) Ou fazer uma review?