Já comecei! E agora, que jogos adquirir a seguir?

Iniciei-me nisto dos jogos há cerca de 2 meses.

Após adquirir o Catan e de o ter jogado algumas vezes com a família (esposa e filho com 11 anos), fiquei com o bichino e comecei a explorar o BGG, tendo dado aqui com o abreojogo e participado num dos vossos encontros semanais.

Infelizmente é-me quase impossivel frequentar os vossos encontros, que seriam excelentes locais para conhecer novos jogos, principalmente por causa dos dias a que se realizam. Também me pareceu que não são dirigidos para miúdos, e o meu não me perdoaria se lá fosse sem ele. De qualquer forma assim que tenha disponibilidade tentarei aparecer, contando com a vossa paciência para me entrosar mais nesse mundo. 

Estes dois meses têm sido bastante produtivos. Comprei 5 jogos de cartas (Coloretto, No Gracias, Mamma Mia, Bohnanza e Saboteur), todos já jogados pelo menos uma dezena de vezes, e alguns jogos de tabuleiro, Stone Age, Carcassonne, Formula D e Ticket to Ride:Europe, já jogados, Alhambra, Giro D'Italia e Lancaster ainda por jogar, e que me vão ocupar os próximos dois meses. Lá para Abril conto ir adquirindo mais uns 6 ou 7 e já alinhavei o que em princípio irei comprar.

Como requesitos, não podem ser demasiado extensos (máximo 90/100 minutos) nem demasiado complicados, e não podem depender de lingua, para tentar manter o miúdo integrado e interessado. Convém que tenham um tema fortemente integrado com o jogo e que sejam diferentes do que já tenho, tanto no tema como nas mecânicas de jogo.

Os que estão na minha shortlist:



Dixit

K2

Fast Flowing Forest Fellers

Tobago

Giants

Fresko

Tzolk'in (este se calhar cairá nos demasiado complicados).



Caso já tenham jogado algum destes jogos, agradecia opiniões sobre se realmente se enquadram nos requisitos que referi.

Sugestões sobre outros jogos serão muito bem vindas!

Ola, desculpe a minha resposta tao tardia…

.

Sou o Joao com quem esteve a jogar numa das quintas feiras.

Fico contente por ver que a experiencia foi positiva e que decidiu repetir "dezenas de vezes" em sua casa.

Os jogos que comprou, cada a uma seu estilo são, boas escolhas. (Depois cada um pode ou nao gostar…)

.

Quanto ao futuro, é sempre, um percurso pessoal/familiar muito próprio.

Certamente que ja conhece o BGG. É sem duvida a melhor ferramenta que existe para pesquisar. Pode-se filtrar as pesquisas por, mecanicas, tema; ver comentarios, reviews, videos…

.

Contudo os nossos (ou outros…) encontros de boardgamers, sao efectivamente a melhor maneira de testar/jogar sem ter de os comprar ou gastar muito tempo no BGG.

Sao tambem espaços de conversa e debate. Dificilmente consigo, neste forum comentar/aconselhar sobre jogos, da mesma forma que o consigo fazer numa curta conversa de alguns minutos.

Independentemente de todas as pequisas teste e conversas, é sempre um percurso com boas e menos boas surpresas.

.

Infelizmente é-lhe "quase impossivel" aparecer, mas se conseguir nao hesite. Quanto ao seu filho ele pode e deve vir tambem. Ha jogos para todas as idades…

Nota: Se quiser algo em especifico é melhor combinar antes, pois como ja percebeu, é materialmente impossivel andar com "tudo". Pode inclusivamente acontecer (mas seria estranho), ninguem levar jogos adquados a 11 anos. (Eu, como teve a opurtunidade de ver, levo sempre um pequeno Kit com jogos de diferentes graus de dificuldade.)

Quanto a haver poucas ou nenhumas crianças nos encontros, tem falar com os casais que por la andam e que nao se reproduzem… Ehehehe.

.

Mais especificamente, os jogos que menciona, do que conheço sao bons; boas mecanicas que se conjugam e desenvolvem bem. O Tzolk'in tende efectivamente para o lado mais pesado/complicado…

.

Mais uma vez reitero o convite, nem que nao seja para conversar, certamente poderei ser mais esclarecedor. Este sabado, por exemplo, estarei pelo Cristal Park no Encontro de Wargamers do Porto.

Como poderá ver na página do evento, pelo menos um dos jogos que la teremos, é adquado ao seu filho.

Nao se preocupe nao verá sangue… Apenas os meus adversarios prostrados no chao após eu destruir os seus exercitos.   ;))

.

Um pequeno teaser >> Napoleon's Triumph                      

                   

(Cristovao analiza a possibilidade de flanquear o meu exercito, pelo lado Sul)

.

Definçao de "adversario prostrado perante a superioridade adversaria":

A listagem é bastante boa, com o K2 e o Tzolkin a sobressair, para mim. Não me parece que o Tzolkin seja muito complicado, até porque não tem dependência de lingua. Aconselho-o vivamente (até porque, tendo a mecânica das engrenagens, é fácil de o puxar para a mesa, pois toda a gente acha muito interessante e diferente).



Uma outra proposta que joguei há bem pouco tempo Mice & Mystics. Eu não gostei particularmente do jogo, por ser muito levezinho. Digamos que é um descent muito descomplicado (mas é melhor ler as regras 2 ou 3 vezes porque aquilo está um bocado baralhado no livro).



Mas é um jogo que eu acho que pode interessar a quem se inicia nos jogos, em especial dungeon crawlers. Fica a ideia.



Pedro