Já experimentaste um LARP (Live-Action Role-Playing)?

Andei aqui ha uns tempos muito com essa mania de querer experimentar e ainda tenho essa curiosidade mas já não me atrai tanto como me atraiu há tempos!

Duvido que me venha a atrair tanto como um jogo normal mas ainda assim, lá está, a curiosidade para experimentar mantém-se

 

--------------------------------------------------------------

[B0rg]

We r all as one!!

We are The Borg. We are Eternal. We will return. Resistance is Futile...

 

If freedom is outlawed, only outlaws wil

Eu já experimentei e já organizei alguns, gostei de alguns e não gostei de outros. Acho que como num RPG em volta de uma mesa a experiência vai depender de muitos fatores.

[quote=Itiro]Eu já experimentei e já organizei alguns, gostei de alguns e não gostei de outros. Acho que como num RPG em volta de uma mesa a experiência vai depender de muitos fatores.
[/quote]

Porque é que há sempre alguém que se queixa que falta uma opção? :)

Alterei um bocadinho as duas primeiras opções, mas acho que nem assim ficou mais claro. A ideia é mesmo saber se esta "forma" diferente de jogar atrai a curiosidade da malta, e não se gostaram deste ou daquele jogo ou tipo de jogo em particular.

A resposta certa para quem teve boas e más experiências seria a primeira, significando isso neste caso que - apesar de não ter gostado de todos os LARPs em que participou - viu o suficiente para considerar o LARP como um formato em que se pode divertir quase tanto, tanto, ou mais do que num RPG de mesa normal.

A propósito, não tem aí nenhuns "roteiros" seus para LARPs que queira partilhar? No mínimo, queremos um post/artigo aqui e/ou no Roleplay Brasil sobre o ´formato, eheh. ;)

Eu já organizei alguns, mas tudo coisas em pequena escala. Eu próprio nunca joguei!

Gostava bastante de participar, mas nunca vi nenhum anunciado em lado nenhum. O meu grupo também nunca lhe deu para organizar nada deste género. Conheço histórias de LARPs de Vampire feitos na serra de Sintra que acabaram com a polícia a tentar prender tudo pensando que era um ritual satânico qualquer, lol. O problema acaba sempre por ser o espaço, tem de ser grande o suficiente para permitir vários ambientes ou entao torna-se algo monótono. E quem diz espaço diz também props, tudo junto é dispendioso e consome muito tempo a organizar (pelo que me parece).

- - - - -

Light allows us to see, Darkness forces us to create...

[quote=ricmadeira]A propósito, não tem aí nenhuns "roteiros" seus para LARPs que queira partilhar? No mínimo, queremos um post/artigo aqui e/ou no Roleplay Brasil sobre o ´formato, eheh. ;)[/quote]

Organizado LARPs eu tive 3 boas experiêncas, a primeira foi um live de CoC organizado na Devir foi engraçado ver os cultistas dizendo em Gaelico: "Eu não sei o que estou falando, só sei que estou com uma enorme dor de cabeça", neste live tinham umas 50 pessoas jogando.

A outra foi uma campanha em LARP de Cyberpunk. Os jogos eram organizados de maneira mais ou menos periódica e todos eles se passavam num bar onde era proibido usar armas. No fim do jogo todo mundo dizia o que pretendia fazer até o próximo jogo e usando umas regras sobre a competência de cada um a gente divulgava os resultados das ações, passava a nova lista de reputação, boatos e coisas assim, nesse LARP tinha umas 60 pessoas jogando.

 Outro divertido foi um de Castle Falkenstein organizado num Encontro Internacional com umas 100 pessoas. O que poucas pessoas souberam é que os narradores também estavam jogando um live action de Amber. A shadow da personagem de um dos jogadores era muito parecida com Falkenstein, com algumas mudanças a gente fez todo mundo se encontrar por lá e deu umas risadas.

 No fim das contas o LARP de Amber não deu muito certo, mas o original foi muito bom também. Eu não sei se tenho o material usado para esses eventos, talvez realmente escreva algo a respeito em algum lugar.

Na verdade só os lives grandes dão muito trabalho, principalmente porque nao dá para saber quem vai realmente aparecer e como são aqueles que vem. É uma caixa de surpresas, já vi LARP onde personagens secundárias na mão de jogadores competentes roubam a cena e também já vi outros em que personagens importantes na mão de incompetentes estragam a diversão de muitos.

Organizar um LARP para uma sessão especial de uma campanha não é tarefa tao difícil assim, até porque neste caso todo mundo já sabe o que está acontecendo e as personagens estão criadas.

A parte que dá mais trabalho é fazer personagem para todo mundo e garantir que todos os envolvidos tenham coisas a fazer durante todo o período do evento. 

Votei que tinha jogado mas não tinha gostado, e passo a explicar, porque foi o Ric que o correu e na altura disse que tinha gostado.

Não é que eu não tenha gostado da experiência daquele dia em particular, porque gostei da companhia e me diverti imenso e fui daquelas pessoas que queriam eventualmente uma sequela. A questão é que me senti menos imersa na minha personagem do que quando jogo à volta da mesa, e isso para mim é um ponto negativo - daí o meu voto.

Dito isto, estaria de facto disposta a voltar a tentar ;)

___
A Mestrar: Amber Diceless A Jogar: Vampire: the Masquerade (PBEM e Tabletop), PTA (Knight Six)

Ora bem, gostaria de saber mais sobre esse sistema, alguém me pode explicar melhor?

 Cumprimentos

LARP é também conhecido por "Live Action Role Play". Ou seja, em vez de estarmos todos sentadinhos à volta de uma mesa, estamos vestidos a rigor (como a personagem, o que é interessante e complicado quando são settings não modernos), e a andar às voltas por ali em algo muito semelhante a teatro de improviso.

Dá se mais destaque às relações interpessoais entre PCs e NPCs que mesmo à história, porque obviamente à coisas que não se podem fazer. 

Bom…para isso é muito geek stuff, mas é claro a minha opinião…já vi uns videos muito interessantes sobre estas actividades, e já agora, porque é que quase todos exibem perto deles montes de garrafas ou latas de coca-cola?

A frio responderia a isso com a simples desidratação do corpo (muito tempo de pé). Depois pensei em boca seca (nos RPGs fala-se muito, oh se fala!) mas agora tou mais inclinado ao facto de ser sempre pessoal jovem, saudavel e guloso. Junta-se tudo num belo bolo comportamental e tem-se o resultado que é tar tudo a beber cola.
É sempre a bebida de eleição de qualquer sessão de RPG. Alguém tem de escrever uma carta á companhia para ver se ela começa a patrocinar as minhas sessões. Dava jeito...


Light allows us to see, Darkness forces us to create...

 

Já experimentei.... Já mestrei... Já organizei...

O Live Action é muito complicado por que pode ser muito bom ou muito mal... em 99% dos casos é muito mal e isto se deve muito a falta de preparação dos organizadores.

Eu prefiro outros tipos de jogo.