Sinopse:
Esta é a expansão do jogo Jamaica. Esta expansão adiciona novas cartas de tesouros e fichas de personagens que dão uma maior profundidade estratégica ao jogo base.
Como se joga:
⇒ Setup
Baralham-se as 20 fichas de personagem com a face oculta. Colocar as 20 fichas de personagem nos espaços da caixa de jogo, mantendo sempre as fichas na posição de face oculta.
A garrafa de rum coloca-se no espaço apropriado, por cima das escadas (nos inserts da caixa).
Revelam-se as 3 fichas adjacentes à garrafa de rum.
Image tedacuen
Substituem-se as cartas de tesouro do jogo base pelas 12 cartas da expansão The Crew.
Em tudo o resto, o setup mantém-se igual ao jogo original – Jamaica.
⇒ Desenvolvimento
No decurso do jogo, sempre que um jogador paga o valor do porto onde para (pagamento por inteiro), tem direito a escolher uma ficha de personagem, que tem de colocar num dos seus porões vazios. Esta ação não é obrigatória, ou seja, o jogador pode optar por não escolher nenhuma personagem.
Só se podem recrutar personagens que estejam reveladas e adjacentes à zona de recrutamento, e sempre que se retira uma dessas persongens, revelam-se imediatamente todas as fichas de personagens que a rodeavam (cima, baixo, direita e esquerda).
A zona de recrutamento é toda a área em que seja possível colocar a garraga de rum.
Image Assodifiori
Antes de recrutamentar uma personagem, o jogador move a garrafa de rum até ao espaço adjacente à personagem que deseja recrutar. Por cada espaço que mova a garrafa até chegar à personagem desejada, paga 1 dobrão ao banco.
Para carregar a personagem há que obedecer às regras de carregamento do jogo base:
- Não se pode carregar mais que um personagem por espaço de porão;
- Não se pode substituir uma personagem por outra;
- Um personagem pode ser tirado de um porão apenas se todos os espaço de porão estiverem ocupados e o jogador tiver de carregar um qualquer recurso.
As personagens têm dois números no canto superior direito que indicam os pontos que essa personagem vale no fim do jogo: o número de cima indica os pontos que o jogador ganha se alcançar a casa Port Royal, o número de baixo indica os pontos que ganha se não o conseguir fazer.
As personagens têm habilidades especiais:
Vermelhas
Sir Beth – Adiciona 2 pontos ao dado de combate
Saran – Pode relançar o dado de combate OU obrigar o adversário a relançar os seus. O segundo resultado tem de ser aceite!
The Buccaneer – Pode atacar um navio de uma casa adjacente. Se ganhar, o adversário tem de descartar todos os recursos de um porão à sua escolha (The Buccaneer). Se perder não acontece nada.
The Strategist – Ganha todos os combates em que seja o atacante!
Amarelas
The Shipowner – No fim do jogo, cada personagem nos seus porões vale 3 dobrões (inclusivamente esta).
The Nosey Parker – Sempre que ganhe uma carta de tesouro (do tabuleiro ou de um adversário) tem direito a ver até 3 e escolher 1.
The King – Não faz nada de especial, adiciona 9 pontos se alcançar Port Royal ou subtrai 3 pontos se não conseguir alcançar Port Royal.
The Bishop – No fim do jogo, ganha 2 dobrões por cada ficha de tesouro conquistada.
Azuis
The Cartographer – Pode ter 4 cartas de ação na mão, em vez das 3 normais.
The Old Seadog – Os movimentos de recuar podem ser sempre ignorados.
The Anchoree – Pode avançar ou recuar um espaço a menos, sempre que tenha de mover o barco.
The Seafarer– Pode avançar ou recuar um espaço a mais, sempre que tenha de mover o barco.
Verde
The Venetian Merchant – Pode substituir ouro por comida e vice versa, livremente, sempre que tiver de pagar. Pode ser combinado com outros mercadores!
The Prussian Merchant – Pode substituir comida por pólvora e vice versa, livremente, sempre que tiver de pagar. Pode ser combinado com outros mercadores!
The Helvetian Merchant – Pode substituir ouro por pólvora e vice versa, livremente, sempre que tiver de pagar. Pode ser combinado com outros mercadores!
The Cooper – Recebe sempre mais 1 recurso do que o indicado pelo dado.
Lilás
Calypso – Ganha o jogo imediatamente se conquistar as 3 amuletos amaldiçoados.
The Witch – Pode usar o dado de ação em qualquer ordem. A ordem dos dados não é alterada para os adversários!
The Oracle – Antes de lançar os dados, o jogador (sendo o capitão) pode escolher o valor de um deles, e em seguida, lançar o outro normalmente.
The Look-Out – Pode apanhar uma ficha de tesouro se estiver numa casa adjacente.
⇒ Os tesouros
Há 12 cartas de tesouro na expansão The Crew:
- 8 delas dão pontos (+2 / +3 / +4 / +7);
- 3 delas são amuletos amaldiçoados (-2 / -3 / -4) | A personagem Calypso dá a vitória a quem colecionar os três;
- Youkounkoun é o tesouro que vale +12 pontos e tem de ser revelado a todos quando se conquista. É colocado ao lado dos porões com a face visível.
As fichas de tesouro têm de ser guardadas ao lado dos porões, porque no final do jogo podem valer pontos ao jogador que tiver a personagem The Bishop.
⇒ Fim do jogo
O jogo termina exatamente da mesma forma que o jogo base – ver crítica Jamaica.
Avaliação:
Jamaica: The Crew é uma expansão que renova completamente o jogo base e que se integra no sistema dele na perfeição. As regras do jogo base não se alteram, o que permite adicionar alguma novidade sem necessidade de alterar o mecanismo original.
Um dos aspeto muito positivos desta expansão é dar uma nova vida ao aspeto negativo de ter de parar nas casas de pagamento, pois agora, essas casas ganham o aliciante de darem acesso às personagens, que abrem ao jogo uma verdadeira caixa de pandora, mas em bom!
A qualidade geral dos novos componentes e ilustrações é absolutamente magnífica, mantendo-se em linha, com uma das referências da qualidade e do bom gosto que sempre foi o jogo base – Jamaica.
Esta expansão é daquelas que só traz coisas boas ao jogo, não aumentando muito a duração das partidas e trazendo um lado estratégico que até aqui eram umas das maiores críticas ao jogo base.
Em suma, uma expansão a comprar se forem fãs deste magnífico jogo de corridas com barcos piratas!