Jogador-Sonhador em 2012

 

Este tópico serve para acompanhar os novos episódios do podcast Jogador-Sonhador ao longo do ano de 2012. Se não sabes o que é um podcast, consulta este FAQ.

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Se quiseres fazer ouvir a tua voz no programa, envia um e-mail para o jogadorsonhador arroba gmail ponto com. Escreve as tuas ideias, questões ou sugestões ou mesmo grava o que quiseres dizer e envia um ficheiro .wav ou .mp3 em anexo.

Este podcast faz parte do grupo RPGPodcasts.com

https://jogadorsonhador.podbean.com/2012/01/14/51-sessao-de-jogo-fiasco-parte-1/

Esta foi uma sessão que joguei com o Bruno, a Débora e o Pedro no nosso último encontro mensal de roleplayers. O playset que usamos foi o "Marreiros FC" que está disponível como google doc aqui.

https://jogadorsonhador.podbean.com/2012/01/23/52-sessao-de-jogo-fiasco-parte-2/

https://jogadorsonhador.podbean.com/2012/02/16/53-encontros-de-roleplayers-com-ricardo-mallen/

Nesta conversa além-mar, desvendamos a razão de ser dos encontros de RPG, falamos dos desafios com que temos lidado e deixamos algumas dicas para quem também quiser tomar a iniciativa de organizar eventos na sua cidade. Juntem-se a nós!

https://jogadorsonhador.podbean.com/2012/03/01/54-olhando-as-nuvens-abismo-infinito-com-john-bogea/

Neste terceiro "Olhando as Nuvens", vemos no céu um novo RPG de terror e ficção científica. Com o autor John Bogea, revelamos os segredos do Abismo Infinito, falamos de regras que ficam pelo caminho e procuramos fontes de inspiração.

Se, num RPG, podemos fazer tudo o que nós quisermos, a verdade é que não deixamos de desejar algum tipo de aprovação. Neste episódio, o Jogador-Sonhador regressa ao formato habitual para falar de Grandes Validadores, guerras de edição, síndromas-da-minha-personagem e muitas outras coisas mais em menos de meia-hora. Oiçam e respondam com a vossa opinião.

https://jogadorsonhador.podbean.com/2012/04/15/56-arquetipos-fiasco-e-fate/

Descobre o poder das palavras que fazem o teu RPG. Faz delas as tuas próprias palavras e joga com elas nas tuas sessões. Isto é o que teem em comum Fiasco, Fate e muitos outros RPGs que usam os mais variados arquétipos para nos inspirarem e nos divertirem.

Nesta conversa a três meio improvisada, falamos de interpretação vs representação, do desenvolvimento de personagens, de jogarmos alguém diferente de nós e de como pomos sempre um pouco daquilo que somos  naquilo que criamos.

Apresentando o Quarteto Fantástico: Diogo no papel de Mister Fantastic, Irina como a Invisible Woman, Carlos no papel de Human Torch e Raúl como o Thing. Obrigado aos quatro por mais esta sessão no nosso último encontro mensal de roleplayers do Porto. Neste episódio, ficou gravado quase tudo o que é preciso saber para se jogar o novo Marvel Heroic Roleplay, bem como uma grande cena de ação em Nova York!

https://jogadorsonhador.podbean.com/2012/06/18/59-prontos-para-desafinar/


Para quem acha que os RPGs são para toda a gente e não só para alguns, este episódio fala das ferramentas que nos podem ajudar, do progresso que vamos fazendo nas nossas capacidades e de como devemos colaborar para aproveitar os talentos de todo o nosso grupo. Este será o único episódio neste mês de Junho, mas podem também ouvir o Jogador-Sonhador nos últimos episódios dos seguintes podcasts:


https://jogadorsonhador.podbean.com/2012/07/18/60-confianca-e-expetativas/



Muitas vezes, uma sessão de RPG é um desafio de coordenação entre pessoas diferentes, no qual conta muito a comunicação e transparência que existir entre elas, mas também o sistema com que estão a jogar, uma liderança que as possa ajudar e o grau de confiança que teem em si próprias e nos outros.

https://jogadorsonhador.podbean.com/2012/07/27/61-criacao-de-personagens-marvel-heroic-roleplay/

Esta é uma sessão de criação de personagens em que eu, a Ana, o André e a Inês discutimos ideias para os nossos heróis e começamos a descobrir como este RPG pode funcionar para uma campanha.

Links de referência:


https://jogadorsonhador.podbean.com/2012/08/14/62-como-comecei-a-criar-rpgs/



Se o caminho faz-se caminhando, qualquer processo criativo é um contínuo de ideias, projetos e experiências que se pode estender ao longo de anos. Neste episódio, eu falo de como alguma vez me passou pela cabeça criar o meu próprio RPG.

https://jogadorsonhador.podbean.com/2012/09/03/63-agendas-criativas-com-pedro-leone/

Numa conversa de passeio ao longo de uma grande variedade de RPGs, eu e o Pedro falamos do que são as agendas criativas do GNS, para que é que servem e como se distinguem de outros tópicos da teoria dos RPGs.

Links de referência:

https://jogadorsonhador.podbean.com/2012/09/24/64-olhando-as-nuvens-o-jogo-com-julio-matos/



Neste quarto episódio da série "Olhando as Nuvens", ficamos a saber todos os segredos deste projeto que a Secular Games tem para 2013, um jogo de ambições, conflitos e consequências em que uma moeda pode fazer toda a diferença.

https://jogadorsonhador.podbean.com/2012/10/20/65-regresso-ao-futuro-de-dd-com-joao-cartaxo/



Numa conversa com um dos meus vizinhos roleplayers num dos cafés à nossa beira, falamos sobre velhas e novas edições de Dungeons & Dragons, do que gostamos mais e menos da edição que se segue e do que será essa coisa do old school.


https://jogadorsonhador.podbean.com/2012/10/26/66-sair-de-cima-do-mestre-jogo/



Porquê fazer sacrifícios quando há jogos que todos podemos jogar e nos divertirmos? Neste episódio, voltamos à Ode ao Mestre-Jogo para lembrarmos-nos de algo tão óbvio que é muitas vezes ignorado.

https://jogadorsonhador.podbean.com/2012/11/17/67-encontros-cenas-situacoes/

Até onde podem ir os encontros das nossas aventuras? Como podemos enquadrar as nossas cenas? Que propósito servem as situações que criamos no imaginário das nossas sessões de jogo? Nesta viagem ao longo de vários RPGs, descobrimos a cena como um conceito narrativo que faz sempre parte destes nossos jogos, desde D&D a Vampire, passando por Call of Cthulhu, Fiasco, Apocalypse World, Burning Wheel, Primetime Adventures ou FATE.

https://jogadorsonhador.podbean.com/2012/11/30/68-critica-a-monsterhearts-com-ana-claudia-silva/



Apaixonados como somos por fantasia urbana, este pequeno grande RPG é uma novidade deste ano que não nos passou despercebida.

https://jogadorsonhador.podbean.com/2012/12/05/69-jogos-de-simulacao-narrativa-na-esact-parte-1/



Dentro da disciplina de Narrativas Não Lineares do curso de Design de Jogos Digitais da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança, fui convidado pelo Jorge Palinhos para falar sobre RPGs. No âmbito desta disciplina, tentei dar uma ideia de como diferentes RPGs lidam à sua maneira com várias questões narrativas.