Jogador-Sonhador está de volta! (agora com sotaque à Porto)

Alguém ainda se lembra disto?

Pois agora criei isto:

E o primeiro episódio-piloto deste podcast está disponível aqui!

Jogador-Sonhador (episódio 0): O que raio são RPGs?

Para decidir se este projecto tem pernas para andar, aguardo ansiosamente pelo vosso feedback.

Parabéns pela iniciativa!

Força nisso Ricardo!!

Nunca tive paxorra para ouvir podcasts, mas este fiz questão de ouvir, carago!

Parabéns pelo empenho. E só por teres colocado a 9ª na abertura... deixo-te subir de nível! ;)

---------------------------------------------------------

"D&D" https://jrc589.googlepages.com/

Obrigado por terem ouvido. Parece estar a funcionar direitinho.

[quote=Psygnnosed]E só por teres colocado a 9ª na abertura... deixo-te subir de nível! ;)[/quote]Quer dizer que já sou nível 1 e posso fazer o primeiro episódio :)

Há alguma coisa que vocês mudavam? Espero vir a arranjar maneira de ter mais que uma pessoa a gravar. Um gajo sozinho a falar durante meia-hora é um bocado seca.

Por mim está muito bom: genérico rápido, boa dicção e conteúdo interessante.

A conversa a dois seria mais dinâmica e portanto terias menos essa sensação.

Qual é que será o tema do próximo? Vai continuar a ser orientado para a divulgação do RPG a quem não o conhece?

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

[quote=jrmariano]Qual é que será o tema do próximo? Vai continuar a ser orientado para a divulgação do RPG a quem não o conhece?[/quote]Provavelmente será sobre os meus planos de roleplay para o Invicta Con, logo que os tiver alinhavado.

Está excelente, Rick. Ainda estou a ouvi-lo, mas estou a adorar a exposição.

Tenho de passar a vir mais vezes a este sítio a ver se consigo apanhar algum dos encontros no Porto.

Tens planos para a InvictaCon? :slight_smile: Despacha-te a gravar isso, então.

P.S.: Eu aceito sugestões de nomes para um podcast sobre a GenCon em particular e RPG em geral. :wink:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos mundos do RPG!
www.paragons.com.br

Finalmente ouvi isto. Muito porreiro, Ricardo, parabéns. Thumbs Up

Muito bom mas tenho uma série de comentários e sugestões. Aqui vão.

Em primeiro lugar, é sempre muito giro dar voz a quem só se conhece em formato textual e gostei particularmente do ligeiro sotaque do norte.

Tens uma boa voz, excelente dicção e foste muito claro. O ritmo é adequado, não tens excessos de entusiasmo nem cais no monocórdico. Quanto à forma, excelente.

O inevitável reparo linguístico: repetes várias vezes «rpg» antes de especificares que se trata de «role playing games». Nunca dás uma (ou mais) traduções. Depois dizes «pen & paper» e «tabletop», também aqui sem traduzir, para refeirres de seguida «jogos de computador» e «livros de aventuras fantásticas». Do meu ponto de vista e como o podcaste é para um público não iniciado era melhor dares mesmo uma (ou duas) traduções do inglês «role playing game»; e usar «de caneta e papel» e «jogos de tabuleiro» em lugar das expressões inglesas (ou dar a tradução para inglês depois do português, como fizeste para «game master»). Tudo isto sem prejuízo de manteres a designação «rpg» como referência genérica dos jogos.

26 minutos é demais como introdução. Acho que seria bom fazeres uma versão curta com 5 a 10 minutos. Como é evidente, isto significa que terás de fazer escolhas em domínios onde não há consenso quanto à definição dos rpg mas isso é uma inevitabilidade.

Por outro lado, em lugar de uma gravação única penso que seria mais interessante dividires em várias, cada uma respeitante a um dos pontos em que tocas. Isso permite ao ouvinte escolher os pontos de que quer ser informado, torna o exercício de audição menos intensivo, longo e confuso. Apesar de seres muito claro, quem nunca se tenha deparado com um rpg deve ficar com a cabeça à roda com tanta distinção entre rpgs e outros jogos, rpgs e artes performativas, características de rpgs, tipos de rpgs, questões sobre como jogar rpgs, etc.

É tudo muito conceptual e pouco ilustrado. À tal introdução de 5 a 10 minutos seria melhor seguir-se uma gravação de um episódio de uma sessão de jogo com uns 5 minutos. Nada ilustra melhor o que é um rpg do que nos deparmos com o jogo em si.

Enfim, nada disto põe em causa o que fizeste, é uma excelente base de trabalho. Nada do que gravaste se perde, apenas penso que pode ser complementado com mais elementos e organizado de maneira diferente, mais adequada para ser absorvida por um neófito.

Sérgio Mascarenhas

Obrigado a todos por terem ouvido. Agora tenho mesmo que fazer o episódio 1 :)

[quote=jrmariano]Tens planos para a InvictaCon? :) Despacha-te a gravar isso, então. P.S.: Eu aceito sugestões de nomes para um podcast sobre a GenCon em particular e RPG em geral. ;)[/quote]Cá estão os planos.
No meu caso, foi difícil decidir-me por um nome para o podcast. Tinha pensado em "Crítico!" mas é um trocadilho um bocado seco :P

[quote=smascrns]Muito bom mas tenho uma série de comentários e sugestões. Aqui vão.[/quote]Concordo com todos os reparos que fizeste, excepto talvez no que diz respeito a orientar este episódio exclusivamente para neófitos. Foi de propósito que dei uma no cravo e outra na ferradura para que o programita também pudessse ter algum interesse para ouvintes como tu que já conhecem esta conversa toda. É verdade que esta não é uma apresentação ideal para divulgação do RPG.

Dividir o programa com mais separadores sonoros/musicais e torná-lo mais pequeno parece-me de facto essencial.

Entretanto, se alguém tiver alguma recomendação para programas de edição de som ou sugestões para músicas que se possam usar legalmente, estou mesmo a precisar de saber mais alguma coisa sobre podcasting :)

Também gostei de ouvir. Acho que a tua voz e dicção resultam bastante bem, e já subscrevi!

Quanto a software de edição/gravação áudio, tens sempro o [url=https://audacity.sourceforge.net/]Audacity[/url].

[quote=JLP]Também gostei de ouvir. Acho que a tua voz e dicção resultam bastante bem, e já subscrevi!

Quanto a software de edição/gravação áudio, tens sempro o [url=https://audacity.sourceforge.net/]Audacity[/url].

[/quote]É bom saber que partilhamos os mesmos gostos pelo open source :) Tem sido a minha ferramenta de eleição, mas tem alguns bugs chatos. Não deixa de ser bem lembrado, vou ver se há disponível uma versão mais recente...

Smile

Qua plataforma usas (sistema operativo)? Se tiveres acesso a um Mac consta que o GarageBand tem umas funcionalidades e desempenho interessantes para podcasts.

[quote=JLP]Que plataforma usas (sistema operativo)? Se tiveres acesso a um Mac consta que o GarageBand tem umas funcionalidades e desempenho interessantes para podcasts.[/quote]

Gostava de "get a Mac" mas, para já, não é uma opção. O que o Audacity faz é, volta e meia, apagar metade de uma track :) mas não é nada que um save-load constante não resolva. Se calhar, vou experimentar a versão beta mais recente.

Boa iniciativa!

https://taquinasocrl.blogspot.com