Muito bom mas tenho uma série de comentários e sugestões. Aqui vão.
Em primeiro lugar, é sempre muito giro dar voz a quem só se conhece em formato textual e gostei particularmente do ligeiro sotaque do norte.
Tens uma boa voz, excelente dicção e foste muito claro. O ritmo é adequado, não tens excessos de entusiasmo nem cais no monocórdico. Quanto à forma, excelente.
O inevitável reparo linguístico: repetes várias vezes «rpg» antes de especificares que se trata de «role playing games». Nunca dás uma (ou mais) traduções. Depois dizes «pen & paper» e «tabletop», também aqui sem traduzir, para refeirres de seguida «jogos de computador» e «livros de aventuras fantásticas». Do meu ponto de vista e como o podcaste é para um público não iniciado era melhor dares mesmo uma (ou duas) traduções do inglês «role playing game»; e usar «de caneta e papel» e «jogos de tabuleiro» em lugar das expressões inglesas (ou dar a tradução para inglês depois do português, como fizeste para «game master»). Tudo isto sem prejuízo de manteres a designação «rpg» como referência genérica dos jogos.
26 minutos é demais como introdução. Acho que seria bom fazeres uma versão curta com 5 a 10 minutos. Como é evidente, isto significa que terás de fazer escolhas em domínios onde não há consenso quanto à definição dos rpg mas isso é uma inevitabilidade.
Por outro lado, em lugar de uma gravação única penso que seria mais interessante dividires em várias, cada uma respeitante a um dos pontos em que tocas. Isso permite ao ouvinte escolher os pontos de que quer ser informado, torna o exercício de audição menos intensivo, longo e confuso. Apesar de seres muito claro, quem nunca se tenha deparado com um rpg deve ficar com a cabeça à roda com tanta distinção entre rpgs e outros jogos, rpgs e artes performativas, características de rpgs, tipos de rpgs, questões sobre como jogar rpgs, etc.
É tudo muito conceptual e pouco ilustrado. À tal introdução de 5 a 10 minutos seria melhor seguir-se uma gravação de um episódio de uma sessão de jogo com uns 5 minutos. Nada ilustra melhor o que é um rpg do que nos deparmos com o jogo em si.
Enfim, nada disto põe em causa o que fizeste, é uma excelente base de trabalho. Nada do que gravaste se perde, apenas penso que pode ser complementado com mais elementos e organizado de maneira diferente, mais adequada para ser absorvida por um neófito.
Sérgio Mascarenhas