Jogar um jogo que já conheço ou jogar um jogo novo (que nunca joguei)?

[quote=tmgd]

A explicação de regras sempre que vou jogar um jogo é algo que também me ajuda a querer tentar jogar mais vezes o mesmo jogo. E se possível com quem já o tenha jogado. Confesso que sentar e jogar um jogo sem ninguém ter de explicar regras é algo que também me dá algum prazer! Confused

[/quote]

Não foi isso que quis dizer.. não me importo de explicar as regras quando jogo com alguém que é novo a um jogo ou diferente, mas certamente que o desafio é diferente quando se joga com uma pessoa que conhece um jogo a fundo do que com uma pessoa nova ao jogo.

É diferente e já te expliquei diversas vezes o porquê de não jogar mais o jogo Snore

É o velho equilíbrio entre excelência e exploração, mas é curioso este Cult of the New nos boardgames quando culturalmente a tendência nos jogos é priveligiar a excelência dentro daquela ideia de que, se é uma competição, ou está-se ali para ganhar ou é uma perda de tempo. Felizmente que toda a nossa comunidade valoriza muito mais o convívio do que a competição, pelo que tentamos ser excelentes num jogo não para arrumar com os nossos potenciais adversários, mas para tirarmos o máximo de divertimento da sua profundidade táctica/estratégica.

Pessoalmente, acho que, se no século passado, quando pensávamos em comprar um jogo, tínhamos de nos basear praticamente só nas possíveis reviews que conseguíssemos encontrar, atualmente podemos contactar diretamente com uma grande variedade de jogos antes de nos decidirmos por uma compra. Vale a pena mesmo experimentar jogos que nunca estejamos a pensar adquirir, na medida em que nos dão pontos de referência para traçar comparações, conhecer ideias de determinados designers e avaliar a qualidade do material publicado por determinada editora. Além disso, se a prioridade é o convívio, ao conhecermos pessoas diferentes também é interessante experimentarmos os diferentes jogos de que elas gostam para também podermos ter uma ideia do tipo de jogo que, não só será o melhor para nós, mas também para o grupo com o qual costumamos jogar.

5ª Trinca Con - Abrantes - 14 de Abril ;-)

[quote=Crashburner]

É diferente e já te expliquei diversas vezes o porquê de não jogar mais o jogo Snore

[/quote]

And why is that?

Ainda entrei em pânico qd disseste que n havia certezas :D

Maravilha.... vou já marcar o Here I Stand, visto que a virgem ainda se está a vestir !!!

-----

[quote=Nunesh]

Mas que também gostei de descobrir o Vanuatu gostei! Jogaço do camandro, a grande surpresa de LeiriaCon!

[/quote]

Concordo plenamente, dos jogos que joguei o melhor foi o Vanuatu.

Eu este ano na LeiriaCon só joguei jogos que não conhecia, e não me arrependo.

Gostei bastante de 2 jogos:

- Vanuatu -

É preciso gerir muito bem as acções que se pretende fazer, um erro e é a "morte" do artista... corremos o risco de ficarmos com o jogo todo bloqueado. Muito bom mesmo...

- Strasburg -

Outro jogo em que é preciso gerir muito bem o nosso deck de licitações e analisar a sequencia de leilões a longo prazo... Quais as licitações que preciso mesmo de ganhar? Em que turnos?

A parte menos boa do jogo é a aleatóriadade com que são distribuidos os objectivos, e a vantagem que um conjunto pode ter em relação a outros...

Penso que seria mais interessante uma das duas situações seguintes:

- todos os jogadores terem um deck de objectivos igual e cada um escolhia os que pretendia realizar, descartando os outros... (os objectivos continuavam a ser uma incognita para os adversários).

- Fazer a distribuição de objectivos de uma maneira similar com o que acontece com as personagens no Citadels.

Porque o Zé Mário é terrivelmente chato e mau jogador Evilgrin

Agora a sério, o jogo em certa medida desiludiu-me em alguns promenores que para dar realismo e aumentar a simulação, colocam ao mesmo tempo maior a complexidade e a falha de alguns desses pormenores podem ser essenciais.. Depois de já ter jogado A Victory Lost, continuo a achar que esse sim tem um verdadeiro equilíbrio perfeito entre complexidade de decisões e complexidade mecânicas..

Vai jogar xadrez se queres tema de cacetada, simplicidade de regras e complexidade de decisões. Tongue out

Mau jogador!!? Que eu saiba os aliados conseguiram sempre desembarcar. Innocent

(Sim, respeito a decisão. Tenho pena, pq é um sacana de um jogo kickass e queria explora-lo a sério, mas o jogo é teu.)

Talvez te consiga interessar num A Victory Denied.

[quote=Priskus]

- Vanuatu -

É preciso gerir muito bem as acções que se pretende fazer, um erro e é a "morte" do artista... corremos o risco de ficarmos com o jogo todo bloqueado. Muito bom mesmo...

[/quote]

Nada como começar um jogo duas vezes para ver todo o seu potencial! Evilgrin

[quote=Crashburner]

[quote=tmgd]

A explicação de regras sempre que vou jogar um jogo é algo que também me ajuda a querer tentar jogar mais vezes o mesmo jogo. E se possível com quem já o tenha jogado. Confesso que sentar e jogar um jogo sem ninguém ter de explicar regras é algo que também me dá algum prazer! Confused

[/quote]

Não foi isso que quis dizer.. não me importo de explicar as regras quando jogo com alguém que é novo a um jogo ou diferente, mas certamente que o desafio é diferente quando se joga com uma pessoa que conhece um jogo a fundo do que com uma pessoa nova ao jogo.

[/quote]

Sim sim, eu percebi; acabei foi depois por divagar para outro assunto Confused

O potencial do jogo ficou logo visto no primeiro turno.

Mas para não ficarmos a ouvir, no resto do jogo, o choro e os lamentos do nosso companheiro, aceitamos voltar à fase da escolha das acções.

Até não foi mau, porque assim os lamentos só apareceram a partir do 4º turno (mais coisa menos coisa) :-)

Tenho de o digerir com mais calma... um dia vou-te expulsar das praias... um dia!

A ver vamos Cool

é que conheço bastantes jogos. Ao longo dos últimos 6 anos já experimentei centenas de jogos e 70% são medianos.

Há quem não goste de jogos longos, há quem não goste de wargames, há quem não goste de filers. Cada um tem os seus gostos.

Se me convidarem para jogar um Brass, ou para experimentar um jogo tipo Strasburgo nem penso 2 vezes. Venha o Brass!

Na LeiriaCon joguei um Brass e experimentei o Strasburgo. Nem vale a pena dizer qual foi o tempo mais bem passado.

[quote=Priskus]Mas para não ficarmos a ouvir, no resto do jogo, o choro e os lamentos do nosso companheiro, aceitamos voltar à fase da escolha das acções.[/quote]

Tchiiii! Vanuatu com o joao104 deve ter sido uma coisa do demónio!

Os pobres Vanuatuanos devem ter-se afogado todos sob vagas que faziam as do 2012 parecer pequenas rugas num lago tranquilo. O jogo sobreviverá a tanta humidade? Duvido.

Evilgrin