Jogar um jogo que já conheço ou jogar um jogo novo (que nunca joguei)? Este é um assunto que se encontra muito presente na minha mente desde que comecei a ir aos encontros do Grupo de Lisboa sendo que na altura, quatro meses depois de começar a ir aos encontros, escrevi um pequeno artigo sobre isto no Tujogas.com que pode ser visto aqui.
Hoje, saiu um artigo sobre isto no site OpinatedGamers.com que pode ser lido aqui.
Isto, juntado ao facto de ter estado este fim de semana na LeiriaCon e ter jogado 10 partidas, sendo que 7 foram novidades e as outras 3 foram o Crokinole (obrigado Sentieiro!), fez-me voltar novamente a refletir sobre este assunto.
Olhando para o meu Extended Stats verifico que no ano passado joguei 725 partidas, sendo que dessas 265 foram jogos diferentes, e dessas 175 foram jogos que nunca tinha jogado. Isto indica que joguei o mesmo jogo no ano passado em média 2,74 vezes. O problema desta média é que não corresponde à verdade do número de vezes que joguei cada jogo, pois posso dizer que das 725 partidas que realizei, 61 foram de Crokinole, 24 foram de Mijnlieff, 15 de Hive, 9 de Battle Line, 6 de Blokus 3D, ... Assim sendo, sei que no ano passado a maior parte dos jogos que joguei joguei apenas uma vez, tendo alguns sido jogados duas vezes e muito poucos mais do que isso.
Questiono-me mais uma vez como vai ser este ano, se vou continuar constantemente a experimentar jogos novos ou se irei começar cada vez mais a jogar jogos que já conheço e que gosto.
Sei que vou querer continuar a experimentar jogos novos, mas sei que quero este ano jogar mais vezes os jogos que realmente gosto. Isto não é bem uma resolução e muito menos é uma afirmação. É apenas um pensamento que tenho tentado reforçar.
Para já, o balanço do ano, não é muito animador. Será que vai mudar?