Vinha saber se haveria interessados em jogar uma aventura que preparei chamada os Lobos da Covilhã e passada em Portugal em meados do século XI. É pseudo história. Há magia e Portugal faz parte da Terra Média do Tolkien, ficando na costa do Harondor em Gondor. É a Terceira Era 600.
Os Esteves são uma família selvagem de bandidos com base na Serra da Covilhã. As suas depredações estendem-se em redor da área e um condutor da carroça da mala posta da empresa Pelagius desconfia que eles têm um informador na cidade de Coimbra, por isso tenta algo novo na esperança de não perder o transporte das mercadorias entre Coimbra e Viseu... Até que os bandidos e a mala posta chegam até à quinta dos guardadores de vacas do rancho VI-VI-VI.
Tenho a aventura preparada para 48 posts. A frequência seria 1 post por dia, mas pode passar-se para 2-3 por semana.
Quanto ao sistema seria o Rolemaster 2 ou Classic da firma Iron Crown Enterprises. Basicamente é um jogo D100. Nas manobras estáticas tem que se somar um D100 ao skill e obter 111 para ter sucesso. Para quem não conhecer, posso mandar os manuais em pdf por email a quem estiver interessado e faço as personagens facilmente numa folha de cálculo.
Agricultor ou comerciante neolatino com qualificação monetária e armas para ser cavaleiro vilão;
Caçador ou pastor lusitano revoltado dos bacaudae;
Clérico romano católico neolatino.
Mas se tiver oportunidade introduzo isto no jogo.
Cavaleiro de Rohan, poderia ser um mercenário de Rhovanion ao serviço dos condes de Portucale; enquanto archeiro Elfo podia ser um habitante Sindar da comunidade de Edhelhond de perto dos duques de Dol Amroth. O que te parece?
Os manuais que te vou mandar são os do Rolemaster Classic; também há os suplementos para o RM2 I-VII (versão mais antiga mas basicamente a mesma coisa). O character generation demorou-me algum tempo a compreender. É assim, tu rolas os Stats (Força, Agilidade, etc) e vais ver a uma Tabela quantos Development Points é que isso te dá. Depois consultas a ficha do personagem que dá os custos em Development Points de desenvolver um skill, tipo Riding Custa 2/5 em Development Points. Cada unidade de skill rank adquirido (máximo de 2 unidades por nível (2/5)) dá um valor númerico (o Skill bonus) conforme a Tabela.
Os livros são 3; o prato forte é o Arms Law com Tabelas de Criticals para todos os gostos.
Pyrgos: já tens ideias para o teu personagem?
Qual era a frequência de jogo que vos dava mais jeito?
Estive a dar uma olhada nos mapas que mandaste e acho que podia ser um cavaleiro teutónico da Bavaria a caminho de Jerusalém. Ao passar por Leão e Castela decidia ceder os meus serviços aos condes de Portucale (com bom acesso a cidades portuárias) para obter salvo-conduto até ao Império Romano do Oriente por barco.
Entretanto dou uma olhada às regras - mas se achares que este conceito resulta podes tratar tu da personagem. Também estou a preparar uma campanha em PbP (cá por Bristol) e era porreiro libertar-me dessa tarefa...! ;)
Quanto ao ritmo, acho que entre 1 e 2 posts por semana é tranquilo. Mais que isso pode acontecer atrasar-me uma vez ou outra a responder - é que o meu portátil deu o berro...
O jogo é com os países da Europa medieval postos no mapa do Tolkien. A história da Europa dá realismo e detalhe, enquanto o universo do Tolkien com magia e fantasia dá o épico. Gondor é composto pela Alemanha mais Portugal e Espanha e Boémia, e Polónia, etc. Cardolan é a Itália, Rhudaur a Inglaterra, Arthedain a França, e assim por diante. Como o Tolkien descreveu tão pouco a política e a história dos países além do fim da Terceira Era, dá pano para mangas (eu gosto de história). Ele baseava os Rohirrim nos anglo-saxónicos. O nome de Harad foi tirado de uma cidade da Arábia Saudita. É brincar com a história. Se quiseres dar uma olhadelha nos mapas manda-me o teu email. A aventura passa-se em Portugal medieval, meados do século XI, ou Terceira Era 550 e tal. A maior parte passa-se ao ar vivo, na Serra da Lousã. Portugal é a parte oeste do Harondor, uma província de Gondor, mas que de facto durante a confusão da Idade das Trevas se tornou um reino independente. Os nomes do Tolkien são os nomes élficos; os nomes da história são da língua dos homens, o Westron.
Também andei à procura de sites com nomes portugueses medievais; vou guardar este também. Eu começo a fazer o teu personagem (Cavalier, RMC III) quando souber quantos jogadores somos.