Jogo de tabuleiro GO

Boas noites pessoal, eu tenho um jogo de tabuleiro chamado "GO", este jogo é um jogo de origem Japonesa e é um jogo de estrategia a semelhanca de damas e xadrês. So que é mais facil de aprender mas muito dificil de se tornar um mestre ("easy to learn, hard to master" em Português). Eu ja jogo a pouco tempo e gosto muito deste jogo, ao que sei ha uma federação Portuguêsa de GO que se consegue visitar facilmente se procurarem no google por "APGO". Pelo que sei joga-se na Devir mas tava a pensar em comecar a ver isso jogado noutros lados e se possivel comecar a ver tabuleiros a venda em portugal.

Como eu pequeno aparte eu vou levar o meu tabuleiro de GO para a Runadrake sempre que puder e a ver se ja este sabado ou domingo levo para aproveitar o non-stop dos boardgames.

Se estiverem interessados em aprender eu posso ensinar mas verificarem a pagina da APGO ensina as regras assim como da algumas dicas.

É sempre bom descobrir mais um fã de Go, aliás cada vez mais encontro gente interessada. Eu já tentei evangelizar algum pessoal aqui do site, mas parece que é um gosto que tem de ser adquirido. Se a procura do abreojogo permitisse "go" provavelmente encontravas este artigo no meu blogue:

[quote]Go in a Flash

..e, olhando para as imagens, não deixo de me lembrar daquele que acho ser o jogo mais visualmente agradável de sempre. Chama-se Go (gô).
https://www.macloo.com/gogame/gointro.htm

Experimentem a introdução em flash e vejam a entrada na Wikipédia. Go é um jogo milenar cujo desenrolar cria um tabuleiro que roça a pura expressão artística do conflito entre os dois jogadores.[/quote]

Sei que em Lisboa existe uma mão cheia de bons jogadores, mas não se têem encontrado muito ultimamente. Aqui pelo Porto somos muito poucos, mas vamos tentando angariar mais pessoal. Eu devo também fazer uma demonstração no encontro de boardgames do próximo fim-de-semana. Alguém interessado em aprender?

è verdade Rick, é um jogo muito bom mesmo e acho que devias fazer demostraões, por certo haverá assim cada vez mais gente a jogar, o que acho chato é mesmo nao haver venda de tabuleiros e pedras em Portugal, eu tive que mandar vir o meu tabuleiro da ebay e é um tabuleiro pequeno com pedras de plastico, e a me custou 44 euros. Mas que se lixe da para jogar é o que interessa. Se por acaso vieres ca abaixo a meets a lisboa ou qualquer coisa tens aqui um parceiro de jogo a disposição.

Entretanto eu era para levar o jogo hoje e amanha mas so vou podelo fazer amanha.

[quote=Fate]o que acho chato é mesmo nao haver venda de tabuleiros e pedras em Portugal[/quote]De facto, é difícil de arranjar material. Aqui no Porto, existe uma loja que vende brinquedos em madeira e tem um pequeno tabuleiro com umas pedrinhas em plástico.

Eu tenho estado a aprender com um rapaz chamado Cristóvão Neto. Ele é dos melhores jogadores portugueses - próximo de 1ºdan - e já construiu uma série de tabuleiros (ele é artista plástico). Dá para arranjar uma peça de boa qualidade por 50 euros, dependendo do tipo de madeira. Quanto ás pedras, tive mesmo que as comprar lá fora e não são baratas.

[quote]Se por acaso vieres ca abaixo a meets a lisboa ou qualquer coisa tens aqui um parceiro de jogo a disposição.[/quote]Claro. Por acaso não vens cá no encontro do Porto? Entretanto, sugiro-te o melhor servidor de Go na net:

https://www.kiseido.com

O meu nick é rickdanger. Ando por volta de 17ºkyu. Se estiveres mesmo a começar (30-25kyu), ainda consigo te dar uma ajuda. Um convite aberto a toda a gente. Mandem-me uma mensagem.

Pois é, infelizmente nao vou aí Porto, nao tenho dinheiro neste momento para poder ir e avisinha-se uma viagem de uma semana a Irlanda e ha que poupar mesmo.

Por acaso ja joguei nesse server algumas vezes mas sempre com amigos para ensinar a eles/as a jogar, pode ser que passe por la para jogar ctg de vez em quando.

Nao tenho ranking pois nao tenho nick resgistrado la, mas se vires por la o nick LuckyAce ja sabes que sou eu.

Nós (Associação Ludus) temos tabuleiros para venda. Temos as versões 9x9, 13x13 e 19x19.

Hum, isso é bom, eu bem me fartei de procurar em loja e por lojas na net ca em Portugal mas nunca vi.

Que preços tem para isso? secalhar podiam deixar um anucio aí no forum com os vossos preços nos tabuleiros de GO e Nas pedras (suponho que também as vendam), mas já é muito bom saber que existe alguem que venda "GO" em Portugal.

Uma vez que a Runadrake esteve fexada no domingo e nao foi possivel fazer demostrações de GO esta mesma fica adiada para quarta feira se alguem quizer aparecer.

Infelizmente, é verdade: estivémos fechados no Domingo, pois estivémos presente no Kotei Lusitania 2007, um evento relacionado com o Card Game Legend of the Five Rings (digamos que o Kotei é uma espécie de mega torneio, que no nosso caso durou dois dias).
Pedimos desculpa por não termos avisado acerca do fecho, mas não era suposto os dois (Phillip+Regina) estarmos no Kotei o dia de Domingo todo, um de nós deveria ter ido abrir a loja, mas as coisas no Kotei não se proporcionaram para tal…

Pedimos desculpa a quem se tenha deslocado à loja, Fate,amanhã aparece quando quiseres a partir das 17 horas.

Cpts,

Runadrake’s Colosseum Romae
Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B
1700-227 Lisboa

eu tambem jogo go, quem quiser pode-me adicionar no msn para combinarmos uns joguitos ou para eu poder ensinar.

 

Francisco Pereira

Olá, eu estava assistindo um anime chamado Hiraku no Go, e eu achei interessante, já joguei diversos jogos de tabuleiros, exceto este, e gostaria de aprender, procurei na internet pra eu jogar contra o computador, porém, eu não consegui achar, somente contra outros players que eu encontrei, ai eu queria antes saber jogarm, pra jogar contra os players, eu sempre gosto de aprender jogando contra a cpu, porém, como não foi possivel, gostaria que me ensinasse a jogar, até por que eu não sei jogar também kkk, obrigado, meu skype é rodrigo.sky14, tchau.

Nao sei se é o melhor mas uso o GNU Go.



Como ferramenta pedagogica gosto do Sensei's Library.



(Nao sou um grande conhecedor, mas aqui fica!)

O jogo é relativamente fácil de aprender. São poucas regras e o mais difícil é mesmo a adaptação ao objectivo de circundar território.



Podes ver o vídeo que foi mencionado num dos posts anteriores para ter logo uma ideia base das regras do jogo.

Depois omeu conselho é usar um dos sítios onde se pode jogar online com outras pessoas e ter alguém que faça uma partida de explicação contigo. Dragon Go Server e KGS são boas opções. Será importante procurares alguém que esteja disponível para o fazer. No DGS existe uma zona para jogadores do BGG que normalmente está aberta a jogadore siniciados e onde costuma haver pessoal com predisposição para ensinar.

Se quiseres pode procurar-me no DGS como Mallgur e podemos tentar marcar um jogo de 9X9. Não sou grande jogador mas acho que te consigo explicar o mais básico.



Se procuras mesmo algo para jogar contra AI e tiveres um equipamento Android podes tentar o Godroid ou Gobandroid… Mas olha que não são propriamente para ensinar e podes ganhar maus-hábitos ao jogar contra AI…



Há muito material na net a ensinar o básico por isso não deve ser difícil dares os primeiros passos.



Boa sorte e diverte-te na caminhada para aprender este fantástico jogo.