Jogo do Ano 2014 - Nomeados

O Spiel Portugal orgulha-se de apresentar os cinco nomeados para o JOGO do ANO Spiel Portugal 2014:

- Russian Railroads - Kohle & Kolonie - Concordia - Lewis & Clark - Nations -

Os vencedores serão anunciados em breve...
Parabéns a todos os autores e editores!

O Spiel Portugal aproveita para anunciar, que a partir de este ano o prémio passa a designar-se pelo ano em que este é atribuído, sendo que os jogos candidatos serão todos aqueles editados no ano anterior ao da entrega do prémio (neste caso, 2013).
Este ano, decidimos excluir da votação o jogo Madeira, cujos autores pertencem ao Spiel Portugal e são responsáveis pela criação e desenvolvimento deste jogo.

Anunciamos igualmente uma última novidade: a partir deste ano para além dos membros da equipa Spiel Portugal, haverá um jurado especial convidado por nós, para se juntar à votação final e nos ajudar a eleger o JOGO do ANO de entre os 5 nomeados previamente seleccionados. Assim, temos a honra de anunciar que o jurado convidado para a edição deste ano do JdA2014 é:
Obrigado ao Tiago por aceitar o nosso convite e obrigado a todos!

Bump…

Por lapso esqueci-me de adicionar alguma informação importante. Agora sim está tudo cheeky

Dos três nomeados que já conheço, e que são todos boas escolhas, creio que escolheria o Lewis & Clark.

Gosto muito do Concordia, que é o único dos três que tenho na minha colecção mas parece-me ter um pouco menos de variabilidade. Apesar da possibilidade de se fazerem pontuações intermédias, o modo normal de jogar com a pontuação a ser calculada apenas no final também me parece um aspecto que poderá desagradar a muita gente.

O Nations já não gosto tanto. Para um jogo de civilização fico com a impressão de que é demasiado caótico… Eventualmente terei que o jogar mais vezes para avaliar melhor.

O Lewis & Clark é suficientemente simples para ser quase um jogo de família mas a variaçãode cartas que podemos adquirir permite muitas formas diferentes de se tentar ganhar a corrida.

Hoje espero experimentar o Russian Railroads… Já fico assim com apenas uma lacuna nestes nomeados, o Kohle & Kolonie.

Alguém quer levar isso à RiaCon para jogar?

Já agora uma nota acerca do Madeira que, embora ainda não tenha experimentado na sua versão final editada, me pareceu ser merecedor de estar nomeado. Creio que eventualmente estará muito perto de nomeações em prémios internacionais e não me espantaria que ganhasse pelo menos um.

Parabéns ao Spiel Portugal por mais um bom lote de nomeados!

_

Quero agradecer o convite para participar na votação do JOGO do ANO Spiel Portugal 2014.

Já joguei os 5 jogos e gosto de todos (uns mais que outros), sendo que tenho muito gosto em jogar qualquer um deles.

Parabéns aos nomeados!

Não querendo voltar a despoletar o já habitual "conflito" entre os Euros e os Trash, não deixo de ficar curioso, pois parece-me que todos esses jogos são puros Eurogames, ou será que estou enganado? :stuck_out_tongue:

Experimentei ontem o Russian Railroads.

Muito bom. Um sério candidato…

É daqueles jogos que não faz nada de surpreendentemente novo ou original mas combina as coisas de uma forma muito agradável. É um worker placement na essência mas a forma como a pontuação vai crescendo de ronda para ronda, como vemos o nosso motor de pontos evoluir em "tempo real" dão-lhe um sabor especial.

A única coisa um pouco chata é precisamente que o número de pontos obtido é bastante alto e as contas dão um pouco de trabalho. Tirando isso, está impecável.

Agora destes 5, um já tenho (Concordia) e outros dois vão para a lista de compras (Lewis & Clark e Russian Railroads).

Não sei se mudava a minha escolha… Se estivessemos a apostar para o SdJ certamente que a mantinha no L&C. Por outro lado, a malta do Spiel Portugal gosta de coisas mais "carnudas"… Se calhar, este RR é mesmo o mais provável vencedor. Veremos.

_

De todos, somente o Kohle & Kolonie nunca tinha ouvido nada. Tem uma classificação modesta no BGG, mas tem um grafismo cativante, em particular o tabuleiro. O tema também já tem gerado bons jogos. 

Quanto aos outros gostava de experimentar o Russian Railroads. Qual será a diferença para os demais jogos de comboios que já existem? 

[quote=Joca]De todos, somente o Kohle & Kolonie nunca tinha ouvido nada. Tem uma classificação modesta no BGG, mas tem um grafismo cativante, em particular o tabuleiro. O tema também já tem gerado bons jogos. 

Quanto aos outros gostava de experimentar o Russian Railroads. Qual será a diferença para os demais jogos de comboios que já existem? [/quote]

Russian Railroads. A grande diferença é que não é um "jogo de comboios".

[quote=Joca]De todos, somente o Kohle & Kolonie nunca tinha ouvido nada. Tem uma classificação modesta no BGG,…[/quote]

… atenção que a classificação no BGG depende bastante (e na minha opinião bem) do número de votos, isto é, um jogo com menos de 1000 votos dificilmente chega sequer ao top 200.

O Kohle está actualmente com uma média de 7,53 o que não sendo brilhante é (em média) considerado por quem o classifica como um bom jogo.

[quote=BrainStorm][quote=Joca]De todos, somente o Kohle & Kolonie nunca tinha ouvido nada. Tem uma classificação modesta no BGG, mas tem um grafismo cativante, em particular o tabuleiro. O tema também já tem gerado bons jogos. 

Quanto aos outros gostava de experimentar o Russian Railroads. Qual será a diferença para os demais jogos de comboios que já existem? [/quote]

Russian Railroads. A grande diferença é que não é um "jogo de comboios".[/quote]

broken heartso bluebroken heart

Olha, pois não é! :slight_smile: Enganou-me bem. 

Estive a dar uma vista de olhos com mais atenção no BGG, e ainda assim gostei do tabuleiro. Parece cheio de vida. 

Não conheço o desenrolar da mecânica, mas com tantos fãs que já tem, certamente deve ser bom. 

Nations é o grande vencedor do Jogo do Ano 2014 do Spiel Portugal.
Parabéns aos autores e editores deste jogo e parabéns aos restantes nomeados.

Grande escolha ! Se eu tivesse voto na matéria, seria essa a minha escolha também :)

Obrigado pela iniciativa de atribuir um prémio em Portugal, pois acho que é um evento giro e merecedor de atenção.

Agora venham os novos jogos de Essen cheeky

Gostaria de colocar a seguinte questão.

Não desfazendo a iniciativa que me parece interessante, mas creio que a mesma está algo limitada.

• Quais são os critérios de escolha?
  • Quem escolhe os jogos?
  • Como é feita a votação?
  • Qual é o "prémio"?

Parece-me que a iniciativa tem "pés para andar" e se calhar tornar-se em algo maior. Porque não considerar-se uma votação nacional, ou pelo menos, considerar-se um grupo de jogos propostos pelos vários grupos registados e escolher a partir daí? Parece-me que haveria, senão uma unanimidade, pelo menos uma iniciativa mais interactiva. Ou algo do género

PS: Não interpretem como uma crítica. Tenho perfeita noção de que o "prémio" é pouco mais do que uma brincadeira. Mas já que têm esta iniciativa (algo que não vejo em mais lado nenhum), porque não massificá-la?

My two cents.

Parabéns aos escolhidos!

Não seria, como disse, a minha escolha mas acho que é um digno vencedor.

_

Escolha excelente… para mim era o Nations ou o Bruxelles 1893, mas como o Bruxelles não está na lista… logo era o Nations :slight_smile:

É curioso nao existir nenhum Ameritrash nos nomeados.Os eurogames sao moda em portugal, portanto terao sempre prioridade em relacao a outros jogos.

Vidas!

Penso não se tratar de moda… cada um tem as suas preferências e os membros do Spiel Portugal são pessoas que obviamente preferem Euro-Games…

Depois Ameritrash vale maioritariamente pelos componentes em termos de jogabilidade é tudo muito "meh"… até agora não joguei um ameritrash que tenha dito "Que Jogão"… 

É verdade. A maioria dos AT são baseados no tema e deixam algo a desejar em termos de jogabilidade.

Tal não significa que nao existam. Alguns exemplos:

- Middle-Earth Quest

• Fury of Dracula
  • Battlestar Galactica

Nenhum destes jogos pode ser considerado um Eurogame, mas são todos jogos excelentes. Aconselho vivamente a experimentar qualquer um deles.

Epá… não considero Fury of Dracula ou Galatica como Ameritrash… sim, não são Euro-games mas tb não me parece que sejam puros Ameritrash…