Os vencedores serão anunciados em breve...
Parabéns a todos os autores e editores!
O Spiel Portugal aproveita para anunciar, que a partir de este ano o prémio passa a designar-se pelo ano em que este é atribuído, sendo que os jogos candidatos serão todos aqueles editados no ano anterior ao da entrega do prémio (neste caso, 2013).
Este ano, decidimos excluir da votação o jogo Madeira, cujos autores pertencem ao Spiel Portugal e são responsáveis pela criação e desenvolvimento deste jogo.
Anunciamos igualmente uma última novidade: a partir deste ano para além dos membros da equipa Spiel Portugal, haverá um jurado especial convidado por nós, para se juntar à votação final e nos ajudar a eleger o JOGO do ANO de entre os 5 nomeados previamente seleccionados. Assim, temos a honra de anunciar que o jurado convidado para a edição deste ano do JdA2014 é:
Dos três nomeados que já conheço, e que são todos boas escolhas, creio que escolheria o Lewis & Clark.
Gosto muito do Concordia, que é o único dos três que tenho na minha colecção mas parece-me ter um pouco menos de variabilidade. Apesar da possibilidade de se fazerem pontuações intermédias, o modo normal de jogar com a pontuação a ser calculada apenas no final também me parece um aspecto que poderá desagradar a muita gente.
O Nations já não gosto tanto. Para um jogo de civilização fico com a impressão de que é demasiado caótico… Eventualmente terei que o jogar mais vezes para avaliar melhor.
O Lewis & Clark é suficientemente simples para ser quase um jogo de família mas a variaçãode cartas que podemos adquirir permite muitas formas diferentes de se tentar ganhar a corrida.
Hoje espero experimentar o Russian Railroads… Já fico assim com apenas uma lacuna nestes nomeados, o Kohle & Kolonie.
Alguém quer levar isso à RiaCon para jogar?
Já agora uma nota acerca do Madeira que, embora ainda não tenha experimentado na sua versão final editada, me pareceu ser merecedor de estar nomeado. Creio que eventualmente estará muito perto de nomeações em prémios internacionais e não me espantaria que ganhasse pelo menos um.
Parabéns ao Spiel Portugal por mais um bom lote de nomeados!
Não querendo voltar a despoletar o já habitual "conflito" entre os Euros e os Trash, não deixo de ficar curioso, pois parece-me que todos esses jogos são puros Eurogames, ou será que estou enganado?
É daqueles jogos que não faz nada de surpreendentemente novo ou original mas combina as coisas de uma forma muito agradável. É um worker placement na essência mas a forma como a pontuação vai crescendo de ronda para ronda, como vemos o nosso motor de pontos evoluir em "tempo real" dão-lhe um sabor especial.
A única coisa um pouco chata é precisamente que o número de pontos obtido é bastante alto e as contas dão um pouco de trabalho. Tirando isso, está impecável.
Agora destes 5, um já tenho (Concordia) e outros dois vão para a lista de compras (Lewis & Clark e Russian Railroads).
Não sei se mudava a minha escolha… Se estivessemos a apostar para o SdJ certamente que a mantinha no L&C. Por outro lado, a malta do Spiel Portugal gosta de coisas mais "carnudas"… Se calhar, este RR é mesmo o mais provável vencedor. Veremos.
De todos, somente o Kohle & Kolonie nunca tinha ouvido nada. Tem uma classificação modesta no BGG, mas tem um grafismo cativante, em particular o tabuleiro. O tema também já tem gerado bons jogos.
Quanto aos outros gostava de experimentar o Russian Railroads. Qual será a diferença para os demais jogos de comboios que já existem?
[quote=Joca]De todos, somente o Kohle & Kolonie nunca tinha ouvido nada. Tem uma classificação modesta no BGG, mas tem um grafismo cativante, em particular o tabuleiro. O tema também já tem gerado bons jogos.
Quanto aos outros gostava de experimentar o Russian Railroads. Qual será a diferença para os demais jogos de comboios que já existem? [/quote]
Russian Railroads. A grande diferença é que não é um "jogo de comboios".
[quote=Joca]De todos, somente o Kohle & Kolonie nunca tinha ouvido nada. Tem uma classificação modesta no BGG,…[/quote]
… atenção que a classificação no BGG depende bastante (e na minha opinião bem) do número de votos, isto é, um jogo com menos de 1000 votos dificilmente chega sequer ao top 200.
O Kohle está actualmente com uma média de 7,53 o que não sendo brilhante é (em média) considerado por quem o classifica como um bom jogo.
[quote=BrainStorm][quote=Joca]De todos, somente o Kohle & Kolonie nunca tinha ouvido nada. Tem uma classificação modesta no BGG, mas tem um grafismo cativante, em particular o tabuleiro. O tema também já tem gerado bons jogos.
Quanto aos outros gostava de experimentar o Russian Railroads. Qual será a diferença para os demais jogos de comboios que já existem? [/quote]
Russian Railroads. A grande diferença é que não é um "jogo de comboios".[/quote]
Não desfazendo a iniciativa que me parece interessante, mas creio que a mesma está algo limitada.
Quais são os critérios de escolha?
Quem escolhe os jogos?
Como é feita a votação?
Qual é o "prémio"?
Parece-me que a iniciativa tem "pés para andar" e se calhar tornar-se em algo maior. Porque não considerar-se uma votação nacional, ou pelo menos, considerar-se um grupo de jogos propostos pelos vários grupos registados e escolher a partir daí? Parece-me que haveria, senão uma unanimidade, pelo menos uma iniciativa mais interactiva. Ou algo do género
PS: Não interpretem como uma crítica. Tenho perfeita noção de que o "prémio" é pouco mais do que uma brincadeira. Mas já que têm esta iniciativa (algo que não vejo em mais lado nenhum), porque não massificá-la?
Penso não se tratar de moda… cada um tem as suas preferências e os membros do Spiel Portugal são pessoas que obviamente preferem Euro-Games…
Depois Ameritrash vale maioritariamente pelos componentes em termos de jogabilidade é tudo muito "meh"… até agora não joguei um ameritrash que tenha dito "Que Jogão"…