Jogo do Ano 2017 do Spiel Portugal

Algo discretamente, o pessoal do Spiel Portugal já escolheu o seu premiado com o Jogo do Ano 2017.

Assim, junta-se à prestigiosa lista de jogos vencedores deste prémio:


 

Great Western Trail



Parabéns a Alexander Pfister que se torna assim o segundo designer a vencer duas vezes este prémio.
_

Total, completa e veementemente!

Terraforming Mars, imo…

Boa escolha.

Melhor seria o Tramways, o Terraforming Mars ou o Yokohama.

Mas Eles lá sabem porque escolheram o Great Western Trail.

Pois…



A questão é essa. Eles lá sabem. Mais ninguém.

Sem pretensões de criar prémios ou coisa do género. Mas porque é que não se faz um top aqui no abreojogo?

Boa ideia.

Este ano tinhamos uma decisão difícil.



Eu já joguei Scythe, Terraforming Mars e GWT (estão os três na minha coleção), infelizmente ainda não joguei Yokohama e Tramways.



Estive a ver os meus registos e tenho 35 jogos do TM, 21 de Scythe e 19 do GWT. O Scythe chegou à um ano, o TM no inicio de 2017 e o GWT mais para a frente.



TM: excelente a solo, gosto muito, acho que não gosto tanto a 2 porque fica muito confrontacional no mau sentido, da mesma forma do Agricola, tanto faz ganhar um ponto como o adversário não ganhar um ponto. Depois a 3 ou 4 volta a ficar bom, mas se os parceiros forem propensos a AP está tudo estragado. Regra do draft é obrigatória!



Scythe: É uma produção brutal! Tenho uma collector's edition com os bling blings todos. O jogo em si é uma corrida, penso que as pessoas não se apercebem disso até terem 4-5 jogos no cinto. Gosto muito, ainda não joguei a solo, mas é um jogo que dá bem para grupos de 4-5 sem se tornar muito extenso (ao contrário do TM).



GWT: Muitas partes a mexer, muita variabilidade no setup, point salad e COW HAND MANAGMENT!?!?! O design é brilhante, penso ser o jogo que escala melhor dos três, com os 4 jogadores pode ficar um bocadinho demorado demais se os jogadores não estiverem determinados num plano. Nos meus jogos ainda não vi ninguém ganhar sem fazer pelo menos alguns pontos nas vaquinhas, e, até ver, as estratégias mais fortes parecem ser all out no "gado vacum" ou um mix de vacas com estações de comboios. Ainda estou para ver alguém a ganhar com uma estratégia de edificios mais vacas. Mas isto pode ser group thinking, qual é o vosso feedback do jogo?

 por isso eles é que têm de saber porque o atribuiram e os critérios para o mesmo.



 Cada um tem os seus gostos como é óbvio.



 Quanto ao prémio ele está bem definido por quem é dado.



Mas já vi discussões em Espanha considerando este prémio o Jogo do Ano em Portugal.

[quote=joao104]
Mas já vi discussões em Espanha considerando este prémio o Jogo do Ano em Portugal.[/quote]

Não confundamos as coisas. Que eu saiba é o jogo do ano do Spiel Portugal, não em Portugal.

 Disse que já vi na Bsk um tópico a falar de jogos de anos e a referirem o jogo do ano da Spiel como o jogo de ano em Portugal.



 Eu vi e até comentei a referir o que tu mesmo referiste.




 https://labsk.net/index.php?topic=177447.15 

São escolhas… Quando se tem um painel de várias pessoas com gostos distintos a votar, o escolhido será provavelmente o mais "consensual", ou seja, aquele que não extrema posições. Creio que o GWT preenche esse papel.



Para mim, como disse na altura das nomeações, seria o Tramways.

Este GWT é um jogo sólido sem problemas gritantes. Só acho que não traz nada de novo e por isso preferir o Tramways que faz umas brincadeiras engraçadas com leilões, pick-up and deliver e até um pouco de deckbuilding.



De qualquer modo, pela lista dos nomeados e pela dos vencedores anteriores este prémio continua a ser visto por muita gente como um dos mais interessantes para os "gamers" mais experientes.

_


Onde se encontra a lista de nomeados?

Podes ver aqui: https://boardgamegeek.com/geeklist/226758/game-year-jogo-do-ano-spiel-portugal-2017-nominees



A organização tem um site, mas no local que estou não o consigo abrir: https://www.spielportugal.org/

[quote=Mallgur]

De qualquer modo, pela lista dos nomeados e pela dos vencedores anteriores este prémio continua a ser visto por muita gente como um dos mais interessantes para os "gamers" mais experientes.

[/quote]



Daí o Tramways ser, para mim, melhor escolha. Tem mais "sumo", mais escolhas difíceis.

Mas como disse, a escolha cabe aos membros do Spiel Portugal.