Jogo do Pau

Este é outro 2 a 4 em que estou a trabalhar para ter um jogo ainda mais simples que o Lobby (e assumidamente em Português). Os componentes são só um conjunto de sessentas cartas e dois dados d4 para cada jogador. O tema é simples: anda tudo à paulada uns com os outros a ver quem fica de pé no fim. Por motivos de segurança, nenhum pau faz parte do material de jogo :) pelo que, em vez disso, os combatentes pegam numa carta ou rolam um dado com cada uma das mãos - como se estas tivessem a empunhar a ponta esquerda ou direita do pau. Cada jogador tenta controlar a distãncia que o separa do(s) adversário(s) enquanto se defende, ataca, finta e gira o seu varapau.

Ainda nem sequer testei o jogo - pelo que este artigo é um pouco prematuro - mas vou ver se experimento esta ideia maluca amanhã no encontro semanal.

Sugestão: usa 2d6 ou 1d4+1d8. O jogador pode optar por:

Lançar 1d6 com cada mão;

Lançar 1d4 à esquerda e 1d8 à direita;

Lançar 1d8 à esquerda e 1d4 à direita.

Ignoro de todo o resto das regras, pelo que não sei se isto joga. Mas isto dá opções tácticas.

Sérgio Mascarenhas

[quote=smascrns]Sugestão: usa 2d6 ou 1d4+1d8.[/quote]Sim, o jogo é levemente inspirado no rpg Agon (que usa justamente essa variedade de dados), mas só a nível do uso das duas mãos. A mecãnica necessita de usar os dois d4s para poder interagir com o baralho de cartas. Obrigado pela pronta sugestão, mas, de facto, não é justo para ti comentar sem eu ter exposto as regras, que ainda estão um pouco indefinidas.

O primeiro teste foi feito ontem e agradeço a todos os que participaram. Fiz vários combates a 2 e uma bela batalha a 4. Ainda faltam alguns parafusos nas regras, mas julgo que numa próxima ocasião já ficarão prontas. O meu objectivo de fazer um filler que se jogasse em 10 a 20 minutos estará practicamente atingido. Falta é corrigir as questões que o JohnnyBeGood e o Duggy apontaram. De forma a que a distãncia possa mudar mais ao longo do combate, vou experimentar esta alteração:

Um jogador pode lançar o seu dado
ou quando joga um finta
ou quando vai pegar numa carta.

Aproveitando aquilo que o Johnny sugeriu, isto cria uma possível sequência de turnos em que o jogador vai pegando em cartas novas e fintando alternadamente enquanto tenta ajustar a distãncia. Teoricamente, isto resolverá a tal questão dos dados.

O Duggy também chamou à atenção que a hipótese de girar o pau duas vezes num turno pode criar uma situação de impasse. De facto, isto é algo indesejável quando se joga a três ou a quatro. Uma solução a considerar - que é possível dada a alteração indicada acima - será só permitir girar o pau uma vez por turno. É uma regra a experimentar.

Também descobri que, numa próxima impressão do protótipo, terei de colocar umas estrelas pequeninas para ajudar na contagem das pauladas que cada jogador recebe.

Já agora, reparei também que a produção deste jogo poderá ser relativamente barata, pois a minha ideia era fazer cartas parecidas com as cartas normais de jogar. Qualquer empresa de impressão que faça cartas normais deverá ser capaz de me imprimir as estrelas a preto e a vermelho. Depois, os componentes de cada caixa serão só sessenta cartas e oito d4s. Com sorte, ainda ponho isto à venda baratinho ;)

O jogo é interessante. E com as alterações que tu referiste ainda ficará mais interessante. A quatro é paulada atrás de paulada...

Últimas jogatinas...

Experimentei ontem as novas regras num jogo com a CatBallou. De facto, a distãncia agora é bastante mais dinãmica, fiquei satisfeito. Neste teste só com dois combatentes, não encontrei mais nada que precisasse de ser alterado. Ainda não está testado a três e falta experimentar outra vez a quatro.

Uma regra que me esqueci de aplicar no jogo a quatro foi
Quando um combatente põe um adversário KO, joga a seguir mais um turno.
Acho que é um pormenor interessante, mas preciso de ver se funciona.

Eu treino jogo do pau e fiquei bastante curioso;) gostava de experimentar um dia, abraços!

[quote=Mambawaba]Eu treino jogo do pau e fiquei bastante curioso;) gostava de experimentar um dia, abraços![/quote]És capaz de gostar, espero que haja uma oportunidade.

Podes postar as regras? Gostava de olhar para elas, academicamente. :slight_smile:

–~~–

Visitem o Ideonauta, um blog sobre roleplay!

Não te metas comigo, camarada; tenho n avisos à navegação, alguns deles em público, e não tenho medo de os usar!

É bom ainda te ver por aqui, Rui.

[quote=Rui]Podes postar as regras?[/quote]Neste momento, as regras ainda estão no segredo dos playtesters :)

No fundo, a mecãnica adjacente é comparar a diferença entre 2d4s - a distãncia entre combatentes - aos valores que se podem obter das cartas (que variam de 1 a 5 estrelas). É relativamente simples, mas um pouco difícil de explicar por escrito. As regras vão precisar de umas imagenzitas.

Continuo a precisar de testar isto a 3/4, mas entretanto joguei mais umas pauladas com o Crashburner e, noutra ocasião, com o Mallgur. Fiz umas cartinhas de referência que ajudam a explicar mais facilmente as acções que cada combatente pode fazer. Parece-me que o jogo é relativamente simples, mas suficientemente diferente para não se perceber logo o esquema à primeira.

O Mallgur levantou algumas questões em relação à hipótese de poder passar o turno para conservar as cartas na mão, mas o teste que fiz a quatro mostrou que isso pode criar muita passividade e, na minha opinião, passar a vez parece-me tematicamente desajustado. Através da acção de girar o pau, é possível conservar uma carta na mão, mas de forma limitada.

No seu blogue, o Mallgur referiu também que o jogo terá algumas deficiências em termos de tema, mas não sei se é por causa desta questão. Suponho que, tendo em conta os componentes utilizados, o jogo tem uma certa dose de abstracção que se para mim está fundamentada no tema, para outras pessoas poderá parecer demasiado estranho.

Será que é esta semana que eu vou conhecer o Jogo do Pau.

[color=#ff00ff]"Se o hábito faz o monge e o mundo se diz iludido, que dirá quem vê de longe um ladrão bem vestido." - António Aleixo[/color]

O grupo de Coimbra também gostava de experimentar o Jogo do Pau.

Se puderes manda um exemplar pelo Crashburner :)

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com

[quote=FemmeFatale]Será que é esta semana que eu vou conhecer o Jogo do Pau.[/quote]Para já, só estou disponível na sexta e talvez no sábado. Era fixe se desse para juntar uma batalha a três ou a quatro.

[quote=T3tsuo]O grupo de Coimbra também gostava de experimentar o Jogo do Pau.

Se puderes manda um exemplar pelo Crashburner :)[/quote]É uma óptima ideia. Para já, só existe um exemplar: as cartas impressas em papel postas dentro de protectores e um conjunto de oito d4s que consegui juntar da minha colecção de dados.

Vou fazer uma segunda impressão e também estou a reunir sugestões para isso. Além de colocar uns números para facilitar a leitura das cartas, há alguma coisa mais que se possa fazer que ajude ao tema?

Penso que para aqui (coimbra) só precisarás de enviar as cartas ou então fazeres um pdf e o pessoal imprime. Escusas de gastar dinheiro numa segunda impressão para já ;)

Os oito d4s arranjam-se :) www.clubotaku.org | www.drkartoon.com

Para já é de louvar o constante aparecimento de novos testes de jogos! é sempre bom experimentar e opinar sobre jogos que ainda não sairam, é como se algo nosso ficasse no jogo!

O jogo parece-me interessante, mas precisava de fazer um teste.