Jogos a Solo?! Opinões...

O eldritch é mais leve, demora menos tempo, tem regras mais ligeiras. O Arkham é uma religião para muita gente, penso que essa mania não pegou muito por cá. No entanto penso ser complexo demais para atrair pessoas ao jogo.



Quando me decidir comprar o Mage Knight, investgo nos sitios habituais por preços e stocks e depois decido.



edit: o EH ja tem duas expansoes com mais investigadores e old ones

é provavelmente a melhor experiencia solo que ja joguei em termos de boargames. Completo, complexo, estratégico, com muitas decisões. Se for para jogar solo, então não há qq duvida.



Posso também sugerir o Friday, do Friedman Friese, é um jogo solo, bastante bom e a preço acessivel.

Tens razão qto aos LCG, se o vicio pega, torna-se um investimento enorme.



Como em principio só vou aderir às expansões "Saga" do LotR (plo menos é o q prevejo cheeky). Claro q já há cá mto material cá fora, mas não me tou a ver a comprar tudo! Qt ao Pathfinder, como comprei a versão PT e sabendo já q só haverá mais 5 caixinhas de aventuras a seguir e que vão saindo aos poucos à medida q a Devir quiser, tb já sei q haverá um limite!



Qto ao resto tenho mesmo q ver isso do Navajo Wars. Desconhecia mas tou a ver q há pessoal q gosta mto.



O Mage Knight e o Robinson Crusoe passam a ser referências "fundamentais" e assim vão pertençer à lista dos "must-buy" (falta é só definir a ordem… Hehe)



O Progress pareçe-me interessante.



De novo, obrigado :wink:

Óptimo resume… tb já tava inclinado para o EH. O AH precisa de demasiada "embalagem" :stuck_out_tongue_winking_eye:

Para teres uma ideia do Snowdonia podes ver aqui o meu blog no BGG:



https://boardgamegeek.com/blog/3485



depois no lado direito clicas em "Snowdonia Solo Challenge" e vez os blog posts da minha saga :stuck_out_tongue:



depois tens tb diversos videos no youtube quer multiplayer quer a solo…



Este jogo entrou no meu Top 10 de sempre… simplesmente fantástico… quer  a solo quer a multiplayer, e qq um dos numeros, de 2 a 5 jogadores, é daqueles raros jogos que tem a escalabilidade perfeita!

A Victory Point Games tem diversos jogos a solo com boas reviews, dos quais possuo o Dawn of The Zeds, Second Edition.



https://boardgamegeek.com/boardgame/144568/dawn-zeds-second-edition



Recomendo, só o joguei ainda duas vezes mas proporciona uma excelente experiência. As regras são complexas (para o meu nível) mas o jogo tem vários níveis de dificuldade e tem um tutorial em que começas imediatamente a jogar. No entanto o Set-up é muito demorado e os meus jogos passaram sempre as 3 horas.



De resto, já joguei várias vezes o Friday e também recomendo. Joga-se em 20 minutos, depois de saberes o que estás a fazer.

Sérgio, com MAGE KNIGHT e ROBINSON CRUSOÉ vais muito bem servido, são excelentes jogos. Para mim são seguramente as duas melhores experiências a solo no momento. Depois destes, e apesar de não o conhecer muito bem, apostava sem hesitar no FREEDOM: THE UNDERGROUND RAILROAD que alguém aqui já mencionou.

Se quiseres jogos mais tipo eurogames, tens os Rosenberg's campestres: AGRICOLA, CAVERNA e AT THE GATES OF LOYANG. Este último, para mim, funciona muitíssimo bem a solo.

Depois há uns mais pequenitos engraçados tipo ONIRIM, URBION e FRIDAY.

Eu não descartava o PANDEMIC já. Se tiveres a possibilidade de ir à LisboaCON ou a um dos encontros semanais que há em Lisboa, vai e experimenta este jogo. Aposto contigo que vais gostar laugh

Depois há ainda os wargames que jogam solo e são muitos. Não é a minha especialidade, mas tenho ouvido muito bem de NAVAJO WARS, AMBUSH!, D-DAY DICE ou FIELDS OF FIRE.

Estas seriam as minhas escolhas. Mas o melhor mesmo… é arranjares um grupinho… e de repente tens milhares de novas opções para experimentar EHEHEH!

Abraço!

Não te metas no PROGRESS… já passei por lá e não interessa.

Conselho de amigo wink

o Costa, o progress é muito fraquinho, muito abaixo da minhas expectativas. Fiz o kickstarter e já o troquei.



O Freedom é excelente.

já me falaram de 1 plataforma virtual que permite jogar alguns jogos de tabuleiro. agora não me lembro do nome, mas de certeza que é fácil de procurar, ou que alguém virá aqui dizer.



pode ser 1 solução para o problema dos turnos



mas isto sou eu, que prefiro jogar de rato na mão com outras pessoas a muitos km do que com o meeples mas sozinho :wink:

Eu também gosto às vezes de passar umas horas a jogar um jogo no PC sem que ninguém me chateie… mas isso é às vezes, naqueles momentos em que o stress aperta e queremos é sossego. Porque isso é totalmente contrário ao espírito dos boardgamers.

Aquilo que nos distingue dos videojogos é mesmo isso: a interação social, trocar umas larachas e harmonia e boa-disposição.



Mesmo o jogo mais chungoso, com um bom grupo de amigos é uma experiência divertida e enriquecedora.



Larga o teclado… nada como o cheiro da madeira e do cartão wink

Board Game Arena: https://en.boardgamearena.com/



Yucata: https://www.yucata.de/en



Boite à Jeux: https://www.boiteajeux.net/index.php



apenas para enumerar alguns

Tens o Vassal Engine, que é principalmente para wargames

Tens o link para variantes aqui - foi publicado pela FFG, como eu pensava.

Boas pessoal, obrigado a todos pelas óptimas sugestões. Acho q se criaram e apresentaram aqui mts bons pontos de vista diferentes.



Vou analisar todas as augestões e criar uma mini-lista pessoal, adquirir alguns joguitos pra começar e dp à partir daí crescer cada vez mais neste vasto mundo do boardgaming.



Não hesitem em sugerir mais opções.



Cumps

Boas pessoal, obrigado a todos pelas óptimas sugestões. Acho q se criaram e apresentaram aqui mts bons pontos de vista diferentes.

Vou analisar todas as augestões e criar uma mini-lista pessoal, adquirir alguns joguitos pra começar e dp à partir daí crescer cada vez mais neste vasto mundo do boardgaming.

Não hesitem em sugerir mais opções.

Cumps