Boas pessoal,
ora como sou novo nestas andanças (apesar de certo modo já me ter actualizado à bruta com pesquisas e o bom velho BGG) vinha por este meio pedir aos ilustres experenciados existentes neste fórum a vossa opinião
Ando à procura e pretendia para começar a minha "colecção" alguns bons jogos que funcionassem a solo (ou de origem ou com regras não-oficiais). Tendo pesquisado já em múltiplos sites, no BGG e em videos de "gameplay" no Youtube… já fiquem com algumas referências de jogos. Assim, já adquiri o LotR LCG (Core + 2 expansões Saga, referentes à trilogia do LotR) e o Pathfinder Card Game (que saíu em português este ano , não que o inglês me faça qq tipo de diferença… mas é sp bom apoiar a nossa língua).
De resto há certos jogos q apareçem referidos montes de vezes tais como: Mage Knight, Robinson Crusoe, Arkham Horror e/ou Eldritch Horror, Thunderstone: Advance, D&D: Legend of Drizzt, Legendary: Marvel e/ou Legendary Encounters: Alien, etc.
O que é q voçês sugerem?
O que acham daqueles que referi? Quais os melhores/piores?
Outros hipoteses?
Desde já obrigado pelas vossas opiniões
<- Para variar… para apareçer ali ao lado
Pandemic e Battlestar Galactica jogam-se bem a solo - o primeiro com as regras base dá perfeitamente, o segundo precisa de umas house rules que podes encontrar na net (não tenho a certeza se no site da FFG)
Em relação aos que referes, nunca joguei nenhum deles, portanto não te consigo ajudar.
Boas!
A tematica dos jogos a solo tem muito que se lhe diga, é certo que há diversos jogos optimizados para este tipo de variante com uma componente de jogo (regras) especifica mas deixa que te diga a minha sincera opinião, é a jogar em grupo que se consegue potenciar ao máximo qualquer jogo e claro, onde se consegue obter o maior divertimento, desafio e sensação de realização.
Um bom grupo pode tornar agradável um jogo mediano!
Claro que estamos sempre limitados à nossa geografia e à nossa disponibilidade, mas creio que mesmo que por muito escassas que sejam as oportunidades de se jogar em grupo, elas acabam sempre por acontecer e valem bem a pena.
Dá uma olhadela a esta informação da rapaziada do teu "bairro":
https://www.abreojogo.com/boardgamers_odivelas
Em relação aos jogos que referes, tudo é relativo, gostos mecânicas, temas, por isso não há nada como experimentar primeiro e só depois investir (€) num jogo que funcione contigo e não porque funciona com o resto da malta.
A carteira e o espaço de arrumação da casa agradecem!
In my opinion…
Boas jogatanas!
[quote=Joao007]Um bom grupo pode tornar agradável um jogo mediano![/quote]
… e um mau grupo pode tornar um bom jogo numa péssima experiência (mas o jogo continua a ser bom na mesma… ufa!)
Exacto…"pode".
No texto que escrevi não quis fazer referência à outra face da moeda pois o objectivo era motivar o colega para os jogos em grupo.
Mas concordo contigo!
Antiquity - jogo é de 2 a 4 jogadores e um dos meus preferidos. Tens uma variante não oficial solo que é simplesmente genial com 3 níveis de dificuldade;
Town Center - podes fazer em PnP (eu fiz com legos)
Mice & Mystics;
Nations;
Freedom the Underground Railroad
Pocket Zombie, mais 1 PnP engraçado
Wargames são alguns:
- Enemy coast ahead - Dambuster Raid
- The Hunters - uma perola
- A distant Plain
- Fire in the Lake
- Labyrinth
Obrigado pelas sugestões.
O Pandemic é bem conhecido e "bem cotado", a cena é que o tema em si não me atraí mto
Qto ao Battlestar Galactica não conhecia a vertente a solo. Gosto bastante do tema e vou explorar essa hipotese.
Thx
Allo João… Já sabia que alguém iria por uma resposta destas… Hehe
Mas tens toda a razão. Metade do prazer (ou mais) vem do facto de partilhar a experiência c outras pessoas e isso é mto importante.
Já fui a um encontro mensal de Lx e é realmente mto animado. E o local que referes aqui em Odivelas tb o conheço, apesar de nunca ter ido num dia de "evento".
A cena é que devido ao meu trabalho (por turnos) nem sp me permite estar disponivel nos dias dos eventos (inclui fds e noites e afins ) e por isso não queria estar a investir em opções que dp me limitariam nesse sentido. A maioria dos jogos que indiquei por exemplo são jogos que apesar de permitirem "jogo a solo" tb podem ser jogados a 2 ou mais pessoas. Assim juntaria o útil ao agradavel. Qd desse jogaria em groupo, mas qd n desse teria a oportunidade de os jogar calmamente em casa e inclusivé explorar tácticas e/ou treinar!
Mas thx pela tua opinião
O melhor jogo que eu conheço para jogar a solo é o MAGE KNIGHT, funciona muito bem. Com companhia é melhor, mas é um jogo bem desenhado para uma experiência a solo.
Para além deste podes sempre considerar o PANDEMIC, FRIDAY, NAVAJO WARS, ROBINSON CRUSOE e AMBUSH!.
Ena Ward,
mto obrigado plas tuas sugestões. Só tinha ainda "explorado" e lido sobre o Mice & Mystics, Nations e o Labyrinth (sendo q este último me chamou à atenção na parte dos wargames graças às semelhanças com o Twilight Struggle
Vou explorar as tuas restantes recomendações.
E daqueles q eu referi? Tens alguma sugestão/dica?
Thx
Para jogos curtos:
Friday, Onirim, Urbion, Space Hulk Death Angel, Harbour, Escape curse of the temple
Para jogos de tempo médio:
Flashpoint, Pandemic, Forbidden Island, Infection Humanitys Last Gasp, Lord Rings LCG, Viticulture (automa)
Para jogos mais longos:
Freedom the underground railroad, gears of war, mage knight, robinson crusoe, legendary encounters
Na onda dos wargames:
thunderbolt apache leader, conflict of heroes, coin series, labyrinth, navajo wars
O Mage Knight é realmente referido por mts como o melhor jogo a solo e está bem no topo da minha lista. Só me torçe o nariz é ao preço desta opção, apesar de q a qualidade do material o justifica totalmente!
O Robinso Crusoe tb me pareçe mto bem e uma excelente opção para solo (e co-op qd possível).
Qto aos outros (excepto o Pandemic, cujo tema n me apela mto c pena minha pois dizem ser um bom jogo) não conheço e por isso vou juntar aos meus "jogos a pesquisar".
Obrigado pelas sugestões.
Não sou muito a favor de living card games ou colectable, se o vício pega é sempre a sair dinheiro.
Como me pude esquecer de dizer Robinson Crusoe e Mage Knight (este último falta-me), assim como o Navajo Wars que o Costa fala em baixo e que apesar de não ter jogado tenho dois amigos que o recomendam vivamente.
Se o objectivo é um solo puro saiu à pouco tempo a 2a edição do Hunters e pode ser que ainda apanhes um sítio que não esteja esgotado. Preço/qualidade/experiência é dos melhores. O tema é submarinos 2a Guerra Mundial.
Esqueci-me de mencionar o relativamente novo Progress
se conseguires apanhar um Antiquity experimenta (a versão solo dá-te a mesma experiência que com jogadores bons)
Obrigado pelas tuas óptimas sugestões André e por teres posto todos eles em categaorias como bónus
Referenciastes alguns q ainda n tinham sido indicados aqui e q tb li (noutros locais) que seriam boas opções. Destaco o Space Hulk, Flashpoint, Gears of War, Legendary Encounters e o Thunderbolt - Apache Leader. Os outros não conheço e vou explorar (especialmente o Friday e o já referido Labyrinth), ou então o tema e/ou gameplay n me atraem mto (tipo o Pandemic, Harbour ou Navajo Wars).
Thx
se gostas de deck builders, o friday é excelente e joga-se em 15\30 minutos, se gostas dos filmes do alien, o legendary encounters é muito bom tematicamente e é um excelente deckbuilder.
Gears of war é muito bom se não ficares frustado com o resultado dos dados.
Tens tb o Snowdonia que é um excelente jogo, quer a multiplayer quer a Solo… ando agora a fazer o Solo challenge que vem nas regras e é excelente!!
Depois tens os Legendary… excelentes Deckbuilders e que se jogam muito muito bem a solo…
O Star Realms tb se joga muito bem a solo…
Jogos que ainda não joguei mas que dizem maravilhas:
- Mage Knight
- Space Hulk: Death Angel the card game
Depois qq jogo Co-op normalmente dá para jogar sozinho
Além dos que já foram referidos, dos quais destaco o Robinson Crusoe que possuo, tenho jogado a solo (na realidade controlo 2/3 investigadores) o Eldritch horror e gosto muito.
Ainda tenho o Lewis & Clark mas perde um pouco em solo, na minha opinião, tal como o Caverna.
Adquiri esta semana o Xcom e o Flash Point, dentro da logica de ter jogos que me permitam jogar sozinho ou acompanhado, mas ainda nem os abri.
Nesta lógica, posso dizer-te que tenho debaixo de olho:
- Snowdonia
- imperial Settlers
- Luna
- K2
- viticulture com expansao Tuscany (€€ ui!)
- e claro, o Mage Knight que vai ser a minha proxima aquisiçao.
Se gostas do tema, o Rallyman joga muito bem a solo.
Ainda não tinha visto em nenhum lado ninguém a falar do Snowdonia… vou pesquisar
Qts aos Legendary, tb tão no topo da minha lista… não sei é se é melhor o Marvel ou o Encounters (apesar de ter visto que o pessoal tende um pouco mais pro Encounters). Mas sim, esta opção parece-me mto boa pra ter algo com uma certa "replayability"
Star Realms é realmente bom, tenho estado a jogá-lo em formato digital
E aí está… o Mage Knight de novo… tou cada vez mais inclinado para por este no topo das prioridades
E o q achas do Arkham Horror Vs Eldritch Horror (sendo que plo menos um destes há-de ser adquirido brevemente)?
Pessoal diz q o AH é uma experiência + completa (bem, tb é o q tem + expansões cá fora) mas é tb demasiado "pesado" em regras e gestão da mesa! EH é mais simplificado, mas mantêm na mesma o mesmo "espirito" (apesar de ter uma replayability menor… já q tem menos investigadores e "Old Ones"… mas isso há-de desaparecer c mais expansões?!).
Qto ao ressto das sugestões vou analisar c + profundidade… e lá está o Mage Knight de novo (Já agora, tás a pensar mandar vir de onde?)
Obrigado.