Jogos casuais

Muitas vezes pensa-se erradamente que a maneira mais eficaz de levar uma mensagem ao publico é através de um media qualquer. Isso está longe de estar correcto.

Word of mouth é algo mais importante que todos os media juntos, por exemplo. Mas existe outra maneira de cativar o publico.

Jogos casuais.

Ou seja, de vez em quando um grupo reúne-se num local movimentado e joga, mais nada. Posso garantir-vos que irá haver pessoas interessadas no que estão a fazer.

Este método de divulgação não obtém os resultados que um anúncio nos media iria obter mas é mais eficaz pois se uma pessoa vos abordar vocês poderão esclarecer tudo o que essa pessoa perguntar e, com sorte, converter a pessoa num jogador.

Como tal proponho que de vez em quando todos nós façamos uma jogatina num local público e agradável.

Como exemplo, uma experiência pessoal. Eu estava a jogar Hansa num café aqui e fui abordado por uma senhora que se mostrou muito curiosa sobre o jogo. Nós explicámos do que se tratava e ela mostrou-se muito interessada. Eu dei-lhe o endereço do BGG, pois ela sabia ler Inglês.

Não há nada que bata uma experiência ao vivo. Se puderem, joguem num sitio cá fora. Não há melhor maneira de espalhar o hobby senão através dos nossos jogos.

Às vezes é difícil é arranjar o local, lembro-me de ter uns seguranças dum centro comercial em cima de mim por estar a jogar Magic e isto fora das horas de refeição.

Outros sítios só mesmo parques ou cafés em que não se importem dumas pessoas num joguinho.

Φ

www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.

Procurando o bitaite perfeito...

Exactamente! Esse tipo de sítios. Não queremos arranjar problemas com ninguém mas, por exemplo, um parque com alguma gente, se arranjarem uma boa mesa não só vão poder desfrutar de uma boa jogatina ao ar livre como também poderão chamar as atenções das pessoas ao pé. Mesmo que ninguém fale convosco poderá haver sempre alguém mais curioso que comece a procurar na net e descubra este site, ou o BGG.

Vale sempre a pena tentar.


A slumber did my spirit seal;
I had no human fears,
She seemed a thing that could not feel
The touch of earthly years.

... já diz o ditado popular!

Embora não partilhe da honra de ser um dos promotores do grupo Boardgamers Porto, partilho do formato em que este existe, isto é, a premissa fundamental dos encontros do grupo é que seja num espaço público.

O grupo do Porto divide os seus esforços de promoção do hobby pela realização dos encontros em dois locais públicos em cidades diferentes (Porto e Espinho) o que torna o grupo mais dinamico e mais abrangente.

Os resultados fazem-se notar aos poucos, mas sentem-se.

Mesmo com algumas dificuldades recentes, como sejam o facto de 2 dos espaços onde nos encontrávamos terem encerrado, logo se encontraram alternativas, apenas foi preciso falar com as pessoas.

Pedir licença para usar um espaço não é assim tão difícil, só é preciso é que se faça e se tenha a noção de que é viável antes de pedir. Ninguém que tenha um negócio quer ter as mesas ocupadas sem consumo, mas se analizarem bem o tipo de casa e movimento, poderão aperceber-se se a proposta vai ser ou não interessante para ambas as partes.

Scott Adams o criador do famoso Dilbert, instaurou uma noite dos board games no seu restaurante às segundas (o dia mais morto). Pode-se sempre aproveitar a crise para promover os jogos, propondo aos estabelecimentos algo deste género, fica é mais caro, porque se tem de jantar ^^;

 

P.S.: Eu estava a falar da dificuldade de tirar um jogo da mala e jogar em qualquer sítio, que foi o que aconteceu no meu caso, obviamente que comunicando com as entidades competentes se arranja um sítiozito ou outro para fazer um evento, jogar em qualquer sítio por impulso é que é mais difícil.

Φ

www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.

Procurando o bitaite perfeito...

[quote=Tiago]fica é mais caro, porque se tem de jantar ^^;[/quote]Sim, é assim que tem funcionado. O grupo recebe um espaço praticamente permanente e o estabelecimento factura mais umas 50 vezes por mês.

O ppl em Lisboa está na mordomia de utilizarem o espaço da Runadrake para os encontros e parece que nem pensam que o tempo que lá passam a utilizar o espaço tem custos: é a electricidade que se gasta a água da casa-de-banho, etc, etc. Tudo bem que de vez em quando alguém lá compra um joguito ou outro, mas efectivamente não se nota no ppl de Lisboa a vontade de mudarem ou de tentarem outros sitios mes mo que com isso possam chamar mais gente a jogar!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Qualquer actividade, seja ela financeira ou pessoal, só terá sucesso se se diversificar. Eu acho que mais gente em Lisboa devia de vez em quando ir a um parque ou a um sitio publico em que não se importem que se jogue lá e façam uma partida de um jogo.

Isto trará vantagens para todos. Para os jogadores pois vêm o hobby crescer com mais jogadores e uma maior percepção do hobby. Para as lojas pois assim ganham mais clientes potenciais e muito possivelmente clientes efectivos, sem falar em publicidade que atrairá mais gente.

Todos ficam a ganhar se houver uma maior diversificação na maneira como se joga. Eu da minha parte jogo tanto em casa como em sítios públicos e tenho tido bastante sucesso.


A slumber did my spirit seal;
I had no human fears,
She seemed a thing that could not feel
The touch of earthly years.

[quote=JohnnyBeGood]Embora não partilhe da honra de ser um dos promotores do grupo Boardgamers Porto[/quote]

WTF?

Se há alguém que tem feito mesmo muito pela promoção do grupo, és tu!

Não fora os teus contactos e esforço e nesta altura se calhar não tínhamos local para o encontro nacional.

Olha que a modéstia a mais também é moléstia! :D


Agora mais a sério...

Sim. Os espaços públicos são mais interessantes. A mera curiosidade dos outros frequentadores dos espaços pode ser uma oportunidade para a divulgação.

Nem sempre é fácil e nem sempre os resultados são bons, mas às vezes compensa... e, para já, temos que ir assim, aos poucos. Um hoje, outro daqui a quinze dias e lá iremos convencendo o pessoal a juntar-se a nós...

O que quis dizer é que não fui uma das pessoas que esteve na origem dos encontros, e não o facto de compartilhar habitualmente os esforços de promoção do hobby...

 

Foi apenas um problema de expressão. Laughing

 

O problema aqui passa mesmo por encontrar um sitio.

Exemplo disso é que ando à que tempos à procura de um sitio onde se possam reunir os já muitos membros do AoJ que são da área da Linha do Estoril (estou a falar de pessoal desde Algés até Cascais), e que esse sitio seja um espaço público de forma a fácilmente se poder convidar pessoal a comparecer, coisa que se torna de todo impossivel quando os grupos de jogatana são em casa de alguém, pois não se vai convidar um perfeito desconhecido para nos entrar pela casa adentro assim sem mais nem menos.

BTW: alguém conhece algum sitio assim na linha?

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Sim, há sempre problemas em encontrar um espaço mas atenção que na mensagem original refiro-me a jogos casuais com 3 ou 4 jogadores, nada mais. Grupos grandes irão requerer espaços maiores que o cafézinho da esquina, que era a isso a que me referia.

Mas por exemplo eu jogo casualmente numa pastelaria jogos pequenos e rápidos. O Torres foi o jogo mais longo que joguei, e no entanto com isto já pus pelo menos 3 pessoas interessadas em jogos só por elas terem tido curiosidade em irem ver o que era aquilo a que estávamos a jogar.

Deve haver jardins aí com mesas possivelmente. Em dias agradáveis podiam abancar lá e jogar algo. Mais cedo ou mais tarde as pessoas irão sentir curiosidade e perguntar o que é isso que estão a fazer.

Por mim eu levo sempre um joguito quando vou a pastelarias comer algo. Condottiere ou High Society ou algo assim e tem sido positivo.

Com grupos pequenos quando se vai tomar um café podia-se sempre jogar a algo rápido e pequeno.


A slumber did my spirit seal;
I had no human fears,
She seemed a thing that could not feel
The touch of earthly years.

Nesse aspecto não tenho problemas!!! É ver-me a mim e ao miúdo e ás vezes a minha mulher no restaurante a jogarmos qq coisa enquanto esperamos!!! Cada figura que nem te conto!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM