Jogos de Essen 2013

Foi uma surpresa, gostei mais do que estava a pensar inicialmente, as cartas reutilizam um pocuo um conceito já existento no Princes of Machu Picchu.

É um pouco difícil perceber em que posição estamos no jogo, mas o jogo tem regras para fazer um "scoring falso" para conseguirmos visualizar os pontos a meio do jogo.

Já do Nations não posso dizer o mesmo, vou ter que o jogar novamente já que metemos a pata na poça numa regra, mas mesmo assim não me parece que vá convencer. Pareceu-me um dominion esticado para durar mais tempo (mas sem substância suficiente).

Este jogo foi uma agradável surpresa! yes

Apesar de ter sido um jogo muito conturbado (ninguém na mesa tinha jogado ou lido as regras), com muitas dúvidas, muitas desatenções, muita conversa, pouco ritmo, alguns erros, muito tempo de jogo (+ de 4 horas), cheguei ao final a pensar: gostei deste jogo! smiley

Basicamente, para quem conhece o Suburbia, pode dizer-se que este é também um jogo de city building mas com muito mais a acontecer, com mais opções e inicialmente com muitos pontos negativos.

Recomendo jogarem mas só se alguém souber bem as regras! fighting

Para não variar as regras, com esta editora as regras não são fáceis de assimilar.

O meu primeiro jogo teve um sabor agridoce. Se por um lado gostei das ideias, por outro com a personagem "Praedo" que o meu adversário adquiriu quase logo no inicio fez com que o jogo perdesse a piada. Desde esse momento não mais consegui ter recursos para expandir o meu reino enquanto o meu adversário crescia sem parar. E o pior é que pareceu não haver forma de contrariar esta situação. Tentei muralhas, ficar no máximo com um recurso, mas nada funcionava e cada vez mais deixava o meu adversário mais poderoso (ainda por cima com mais um trabalhador do que eu).

Tenho de jogar novamente para ver se corre melhor, mas sem esta personagem! Desta forma, pelo menos no jogo a dois, parece-me que o mesmo fica estragado frown crying

Ui, um Feld que nao funciona bem!! Ja nem isso tem!

Os jogos ja nao tinham alma, assim… nao sei nao.

Sabemos que os cylon nao teem alma, mas se deixam de funcionar, em que é que se transformam?

Lembrei-me, sucata. Vendam-no às peças.

Caixa, tabuleiro, cubos e torre ainda dá uns trocados.

Para quem goste de jogos com muitos dados estará na sua praia.

Cada jogador recebe uma carta de edificio que coloca atrás do seu biombo e em seguida lançam-se os dados. Depois:

1. tira-se um dado
  2. coloca-se o mesmo no nosso edificio
  3. lança-se outro dado
  4. passa-se a vez

Ao fim de fazermos isto 6 vezes (e termos então 6 dados na nossa construção), contabilizamos os pontos do nosso edificio; quem tiver mais pontos no edificio ganha uma carta de maior valor. Quem conseguir no seu edificio ter determinadas condições, como ter os 6 dados com todos os números, ou ter 4 dados com o mesmo valor, etc, pode também ganhar uma carta de pontos;

Ao fim de fazermos isto 3x ganha quem tiver mais pontos com as cartas que ganhou ao longo do jogo.

Conclusão: jogo simples e rápido que serve bem o seu propósito de entreter ao final da noite.

A classificação deste jogo no BGG fez com que este jogo não me despertasse qualquer interesse.

Na LeiriaCon houve quem me dissesse que o jogo era bastante interessante e que a classificação do BGG não correspondia à qualidade do jogo.

Desafio aceite!

Combinei com o Francisco, que comprou/ganhou o jogo em Leiria, para a 4ª feira seguinte jogarmos o mesmo.

O Francisco levou, explicou e jogou o jogo.

Foi sem dúvida uma surpresa que confirmou o que me disseram.

O jogo não é brilhante, mas joga-se bastante bem e, no meu entender, não merece o rating que tem quando comparado com outros jogos muito piores e que estão melhor classificados. Mas classificações no BGG são isto mesmo.

É daqueles jogos em que se vai evoluindo, mas melhora-se umas coisas e piora-se noutras, fazendo com que seja uma evolução lenta.

Jogarei novamente sem problemas e se o vir numa boa promoção sou capaz de o comprar…

É uma pena que a editora Spielworxx não aprenda e ano após ano continue a insistir publicar jogos com regras em "inglês" que são uma dor de cabeça.

de tão mal escritas, dúbias, incompletas, mal organizadas que só prejudicam a imagem dos seus jogos. Infelizmente começam já a ser imagem de/da marca.

Felizmente (para mim) quem ensinou o jogo ia já para a 3ª partida e provavelmente esta terá sido a 1ª em que jogou tudo bem!?

Quanto ao Kohle & Kolonie, jogo pesado, tabuleiro seco mas com o que é necessário, apenas com 10 acções por jogador em todo o jogo (eventualmente conquistando mais 3 acções extra que podem ser utilizadas abdicando de 4 pontos por cada uma utilizada), com diferentes caminhos para a vitória (segundo me pareceu), interação entre jogadores quanto baste, suficientemente diferente dos jogos mais mainstream.

Gostei do jogo!

Porque felizmente também já houve quem tenha reescrito as regras e publicado as mesmas no BGG, organizando-as, adicionando a informação necessária e escrevendo-as num bom ingles e porque é um jogo diferente do habitual, acabei por encomendar o mesmo! Já vem a caminho!