Jogos de Essen 2013

Este jogo tinha-me passado praticamente ao lado. Tão ao lado, que nem sabia do que se tratava. surprise

Ontem tive a oportunidade de o experimentar e…

• tem um tema engraçado e original
  • não é um filler pois as regras ainda são algumas (mas também não são dificeis)
  • os componentes são qb
  • tem uns amigos que são de meter medo ao susto
  • estilo de jogo aparentemente leve (talvez pelo tema) mas…
  • … exige planeamento para se conseguirem boas combos com as cartas
  • jogarei novamente se surgir a oportunidade (até porque este, infelizmente, nem chegou ao fim…)

Ontem, 4 comerciantes de chá experimentaram ontem este Yunnan.

O jogo, tal como já era esperado tem efectivamente conflito, tendo com isso, bastante interação entre todos.

Baseado apenas num jogo, segue a minha opinião:

• acredito que quem opta por subir na influencia pode ser bastante "chato" para os outros…
  • … e que quem não sobe pode ser bastante lixado durante o jogo
  • mas para que saibam, a única pessoa que não subiu na influencia e que se fartou de ser lixada, ganhou!
  • não achei suberbo, mas gostei do jogo e fiquei com muita vontade de repetir. Porquê?

- essencialmente porque me pareceu ter diferentes caminhos para ganhar e que variam sempre muito do modo como os adversários jogam

- fiquei com vontade de tentar outras abordagens

- tem muita interação entre jogadores, sendo que quem não sobe na influencia, terá de direcionar a sua estratégia por outros caminhos, não perdendo dinheiro e pontos a subir na influencia, mas perdendo dinheiro e pontos porque tendencialmente será mais vezes lixado pelos adversários

- no jogo de ontem, enquanto uns montavam o motor para depois ser sempre a andar, havia quem fosse amealhando e terminasse o jogo sem que os adversários tivessem tido tempo de rentabilizar o seu motor

Atenção que parece que jogaste isto com as regras erradas.

No entanto, não acredito que isso mude assim tanto o jogo para que passes a gostar do mesmo.

[quote=tmgd]Atenção que parece que jogaste isto com as regras erradas.

No entanto, não acredito que isso mude assim tanto o jogo para que passes a gostar do mesmo.[/quote]

Costa ? 

Este tenho como já tinha dito e já o joguei…

Gostei bastante do jogo, a temática é muito porreira e original e a mecanica do jogo bastante interessante pois queremos fazer muita coisa mas estamos extremamente limitados no número das acções pois só temos 2 peões certos em todas as rondas para colocar, temos mais um peão no inicio de cada geração que só pode fazer um tipo específico de acção mas até pode ser uma que não nos interessa, e podemos ir buscar mais outros peões específicos através dos casamentos que conseguimos realizar, mas penso que nunca tive mais que 3 peões para colocar numa ronda em todo o jogo…

Isso obriga a um planeamento bem feito para podermos aproveitar ao máximo a escassez dos peões…

Um jogo muito interessante e que recomendo

Este também já o joguei e fiquei um pouco desiludido, não que o jogo não seja bom, que é, mas é o tal problema das expectativas, foi criado um tal hype à volta do jogo que uma pessoa quando o vai jogar espera uma coisa fabulosa e depois sai um bocadito desiludida pois apesar de bom não é nada transcendente.

A produção, essa sim é fantástica.

Em termos de jogo a mecanica  da 1ª fase é interessante para se recolher os recursos necessários para as viagens que queremos fazer… já não acho tanta piada à forma como a ordem de turno é determinada de ronda para ronda…

Gosto do jogo, mas penso que é caro para o que nos dá

Joguei este hoje, e apesar de não termos terminado devido às horas (paramos lá pras 5 da manhã) mas o que posso dizer é que eu não tinha sono nenhum… 

Este jogo é simplesmente FABULOSO!!! 

É sem qualquer dúvida a revelação de Essen e para mim o melhor jogo deste ano e (do meu pouco conhecimento de jogos) um dos melhores, senão mesmo o melhor que já joguei… 

As mecânicas são soberbas e implementadas de uma forma espetacular e que fazem todo o sentido… a interação com os outros jogadores devido ao que o que os nossos vizinhos fazem poder mudar completamente a nossa estratégia pois o que tinhamos planeado fazer agora pode ser substituído por outra coisa que nos vai trazer mais benefícios devido ao que eles jogaram é simplesmente fantástica…

O Hand Building, ou seja, recrutar novos elementos para a nossa expedição, como se fosse um deck building, mas te-los imediatamente disponíveis e não haver baralhanços de cartas e não ter apenas 5 ou seja que número for na mão, permite-nos fazer inumeras jogadas mentais, que podem criar um grande AP à procura da jogada optima que dificilmente é encontrada pois são inumeras as coisas que podemos fazer, mas como só podemos fazer 1 por ronda é do caraças… e depois o pagar uma carta para poder ter o benefício da outra, ou seja, quero ir recolher madeira, mas para isso tenho que escolher se sacrifico por exemplo o meu caçador e já não vou apanhar bufalos, ou se quero usar a ajuda do meu gajo que faz as peles e assim já vai se complicado arranjar peles nessa ronda que tanto jeito dão para recrutar mais pessoal para a expedição…

Depois o espaço que temos disponível nos barcos para os recursos, que nos obriga a ir buscar mais barcos, mas vamos querer um barcos maior, que leva mais mercadoria mas que se tiver a ser usado vai fazer com que "percamos tempo" quando montamos o nosso acampamento, ou será que escolhemos um barco que leva menos mercadoria e que por isso é mais fácil de descarregar e não nos faz "perder tempo"?

Depois temos os Indios que podemos recrutar com um interprete, e os podemos usar para dar mais força às cartas de ação que jogamos e dessa forma quando decidirmos montar campo vamos mante-los na nossa expedição, e se não comprarmos canoas para os transportar vais fazer com que o barco onde eles vêem vai ficar mais lento o que faz a expedição "perder tempo" e acampar mais atrás do que o que tinhamos pensado… ou será que usamos esses Indios em Worker-placement no tabuleiro para ir buscar recursos básicos, ou para irem fazer canoas ou domar cavalos que precisamos para passar as montanhas…

São milhentas as opções… são fantásticas as mecânicas e todas muito temáticas e superiormente implementadas…

O gajo que fez este jogo, é o 1º jogo que faz!!! Simplesmente impressionante!!!

Compra OBRIGATÓRIA!!!

(grande hype!!  mas é todo justificado… ADOREI!)

Tinha prometido a mim mesmo que só comentaria e classificaria em definitivo jogos que já tivesse jogado pelo menos 3 vezes, mas estou a ver que isso ainda vai levar o seu tempo, por isso que criar uma regra nova e permitir-me fazer uma apreciação inicial provisória antes do julgamento final cheeky

Caverna ou Agricola 2.0 ??

Esta é seguramente a maior das discussões que podemos encontrar. Sendo do mesmo autor e utilizando muito do que já tinha criado para o Agricola, o Caverna partilha muito com o seu antecessor, mas não é uma cópia e muito sinceramente, para mim, tem um feeling diferente.

Eu gosto muito do Agricola e gostei também muito do Caverna. Acho o Caverna ligeiramente menos complexo, mas mais equilibrado e variado. Quem tem o Agricola, vai querer experimentar, mas não vai trocar. Quem não tem nenhum, se calhar vai optar pelo Caverna. Eu vou!

Preciso de voltar a jogar e depois direi mais sobre o assunto. Mas para já é um sim grande smiley

Finalmente tive a oportunidade de experimentar este jogo (andava desde o final de Outubro para o conseguir)! Obrigado pela ajuda Duarte! smiley

• o tema é comboios e tem algumas pequenas coisas dos 18XX (ou não fossem os autores fãs e designers dos 18XX);
  • é um worker placement, em que temos vários caminhos MUITO diferentes para a vitória;
  • as regras acabam por ser relativamente simples; dificil é escolher o caminho;
  • esqueçam querer fazer tudo! simplesmente não dá!
  • joguei a 3 jogadores, com 2 a jogarmos pela primeira vez; demorou perto de 60m o que para as opções que o jogo oferece pareceu-me excelente;
  • são muitos pontos - todos passámos dos 200; e é possível passar dos 400 pontos!
  • os componentes são os adequados e parecem-me de boa qualidade;
  • acredito que o jogo poder variar muito consoante o grupo, mas não estou certo se os engenheiros irão ser suficientes para tornar o jogo muito diferente; as escolhas (estratégias) dos adversários irão implicar que as nossas opções tenham de ser diferentes e acho que isso irá fazer com que em cada partida o jogo possa ser suficientemente diferente; no entanto, percebo as preocupações que já foram faladas quanto à sua rejogabilidade;
  • por fim, fiquei com vontade de o jogar novamente (e até de o comprar: mas onde está aqui a novidade? :P);

… finalmente fiz um jogo, a 3!

Provavelmente, das novidades de Essen, o jogo que mais gostei. Não tenho muito a acrescentar, principalmente ao que foi acrescentado pelo Tiago. Não me parece que sofra de falta de rejogabilidade, tem sem dúvida algumas jogadas praticamente obrigatórias, mas o jogo tem muitos caminhos para seguir e experimentar.

Muito bom.

Abaixo coloco a minha opinião sobre o jogo:

- uma corrida pelo rio acima com a mecanica de gestão de cartas a fazer lembrar o Concordia;

• jogo em que o tema está bem presente; temos de arranjar indios para ajudar nas nossas tarefas (masse arranjamos indios a mais, poderemos atrasar-nos), caçar bufalos, arranjar madeira para construir canoas para navegar mais rápido pelo rio, arranjar cavalos para nos ajudar a atravessar as montanhas, contratar personagens (cartas) que nos poderão ajudar nas nossas tarefas, …;
  • jogado a 4 jogadores sendo a primeira vez de 3 deles, o jogo terá demorado pouco mais de 2 horas;
  • com a quantidade de diferentes cartas de personagem, parece-me que este jogo promete estratégias diferentes para cada partida;
  • para além de uma corrida, é também um worker placement e um jogo em que o timing é de extrema importancia; essencialmente porque as cartas colocadas na mesa pelos nossos adversários adjacentes têm influencia directa na quantidade de recursos que podemos adquirir; uma jogada em "falso" pode fazer uma grande diferença na quantidade de recursos que podemos adquirir numa futura jogada simplesmente porque as cartas dos nossos adversários podem entretanto ter sido retiradas;
  • considero o tabuleiro bastante bonito e adequado ao jogo;
  • para mim, é mais um bom jogo de Essen 2013.

não desgostei, mas também não fiquei maravilhado, assinalaste os pontos correctos, mas para ser sincero não fiquei com uma opinião totalmente formada, pensei contudo que houvesse mais back stabbing, mas se calhar os jogadores foram demasiado educados ;-)))

ocorreu um run away inicial, tipo etapa de ciclismo, e depois não houve "pernas" para recuperar :-))

Depois de jogar este jogo 2x na mesma noite, fiquei a pensar sobre o mesmo. Tanto pensei no mesmo que acabei por adquiri-lo para a minha coleção. Porquê? Porque achei que era  diferente de todos os outros que tenho na minha coleção, porque me parece um jogo que poderei jogar com o meu grupo, porque no grupo de Lisboa (semanal) não conheço ninguém com o jogo, porque gosto de jogos de civilização, e porque gostei do jogo!

Neste encontro mensal de Lisboa, o jogo foi novamente à mesa e logo com duas mesas de 4 jogadores (com o meu jogo e o de quem me tinha ensinado). O interessante é que os dois jogos começaram mais ou menos ao mesmo tempo e terminaram ao mesmo tempo, sendo que não se deu pelo tempo passar. Quando vimos as horas passava das 4h da manhã!

Desta vez acho que consegui apreciar mais o jogo, vendo as várias possibilidades e tentando seguir uma estratégia a longo prazo.

O meu receio de que a força militar ou a estabilidade fossem determinantes não se revelou correcto. No meu jogo quem mais apostou na estratégia militar acabou por vencer (apesar de ter havido um engano repetido na fase de produção), mas no outro jogo houve quem não se tivesse preocupado muito com a força militar e que tenha tido a sua estabilidade quase sempre inalterada e isso não o impediu de vencer. Assim sendo, parece-me que estamos na presença de um jogo que permite várias estratégias vencedoras! enlightened

… para terminar tenho-vos a dizer que já estou cheio de vontade para o jogar novamente! A ver se o faço muito em breve! smiley

Voltei a jogar este jogo, desta vez a 5 jogadores.

É um daqueles jogos em que me parece claramente ser melhor a 5 jogadores do que com menos. É também um daqueles jogos que, para mim, deve ser jogado no máximo em 1h. Só que a 5 jogadores, em que 4 estão a jogar pela primeira vez isso parece-me muito complicado de se conseguir. Resultado? Este jogo demorou com explicação mais de 2 horas! Lessons Learned? Não voltar a jogar este jogo a 5 enquanto pelo menos 3 ou 4 não o tiverem jogado pelo menos uma vez! enlightened

… mas apesar do elevado tempo que este jogo a 5 jogadores tomou, consegui disfrutar do jogo e da companhia, de observar as diferentes estratégias e da incerteza do resultado final. Devido ao jogo possibilitar bastantes pontos através das cartas, só se apurou o vencedor aquando da contagem final. Acabou por vencer quem esteve sempre na frente porque apostou em ir fazendo pontos ao longo de todo o jogo. Mas foi por pouco!

A questão de timing de colocar trabalhadores ou tirar trabalhadores parece-me que a 5 ganha ainda mais importância e que permite uma maior diversidade de estratégias.

Blueprints

Chegou hoje e joguei um joguito à bocado com a esposa…

É um bom filler porque é fácil de entender e explicar e joga-se rápido, praticamente sem tempos mortos… tem algumas decisões que impactam o resultado do jogo que são necessárias tomar, mas isso não causa AP nenhum e rapidamente chega a nossa vez de jogar novamente.

Obviamente jogamos a 2 e por isso não demorou nada, bastante rápido, deve demorar mais um bocadito a 4 que é o numero máximo de jogadores possivel, mas não me parece que a 4 passe da meia-hora.

Assim sendo é um bom filler e a unica coisa a apontar é o tamanho ridiculo do saco que vem com o jogo onde temos que meter os dados todos, baralhar e ir tirando… é mesmo pequenito o saco, cabe tudo lá dentro mas baralhar não me parece que dê e a mão tb mal entra…

De resto, os dados são muito porreiros, especialmente os transparente

Até ao momento, este foi o jogo de Essen 2013 que menos gostei. E não porque o jogo não tenha ideias engraçadas, mas porque me parece inacabado (mal testado).

• Na 5ª e última ronda um dos jogadores não teve nada para fazer nos últimos 4 ou 5 turnos: estava no máximo na track dos canhões, no máximo da track do dinheiro e no máximo da track dos tiles; os portos estavam já todos ocupados e as ilhas onde ele estava preenchidas frown

- A torre não funciona bem; mais de 50% vezes havia 7 cubos da mesma cor no tabuleiro sem possibilidade de voltarem a sair; exemplo: nas duas primeiras rondas saiu um 4 e um 3 nos canhões; um dos jogadores comprou um tile que fazia com que os adversários tivessem de ter mais dois canhões; assim sendo, eram necessários pelo menos 9 canhões o que em vários turnos não era possível porque todos os 7 cubos pretos já tinham saído;

... para mim, é pena, pois poderiamos ter aqui um excelente jogo se o mesmo tivesse sido acabado ashamed

Não poderia estar mais de acordo com a tua opinião.

Visualmente o jogo é muito engraçado, gostei de o ter experimentado, dou-lhe todo o mérito pelo jogo que é, mas não é o meu género! yesno

O jogo de civilização, Patchistory, que em Essen teve disponiveis apenas 50 cópias e que esgotou poucos minutos depois das portas abrirem, está agora a ser editado e as suas regras a serem reescritas para ficarem mais claras pela nova editora StuntKite.

A reedição está prevista para Maio de 2014, mas visto que esta editora é para o mercado americano, só nos resta aguardar que umas cópias deste jogo consigam chegar à Europa.

Para quem gostar de party games vai certamente gostar do conceito deste jogo.

• jogo original star2star2star2star2
  • visualmente interessante star2star2star2
  • de modo a facilitar a identificação dos simbolos, os player aids (com os simbolos) deveriam estar com a mesma disposição do tabuleiro star2
  • não é o meu género de jogo star0