Jogos de Guerra

Há umas semanitas, quando tive oportunidade de jogar aqui em casa umas partidas de Memoir '44 com o Diogo / RedPissLegion, apercebi-me do quanto me apetecia pegar nos vários wargames que tenho por aqui e jogá-los (na maioria dos casos, pela primeira vez). Sinto-me tentado a pegar no Memoir '44, aparecer na Operação Sparrow do Manuel daqui a 15 dias, e passar uma tarde inteira a tirar a barriga de misérias jogando-o com quem quiser sentar-se à minha frente, eheh. De resto, e apesar de ter alguma dificuldade em encontrar a força de vontade para absorver a seco regras mais compridas/complexas, estou neste momento a fazer um esforço por pegar neste Downtown: Air War Over Hanoi, 1965-1972 que anda por cá há já bastante tempo e vem altamente recomendado. Além disso, trata do tema que desde pequeno sempre me prendeu mais a atenção, a aviação militar.

De resto, foi a explorar o tutorial de Downtown que o VASSAL tem (o VASSAL é um software grátis muito popular que permite jogar wargames como estes pelo computador, recriando virtualmente o tabuleiro e as peças de jogo), que dei de caras com um outro jogo extremamente interessante. Trata de aviação militar, ainda por cima da 2a Guerra Mundial, my favorite, tem regras simples que cabem perfeitamente em dez páginas e é um jogo para ser jogado em solitária, sem oponentes humanos. Parece perfeito! O jogo chama-se Corsair Leader e nem sequer tem existência física. Pode comprar-se em PDF para imprimir e "montar", ou pode comprar-se o módulo para usar com o VASSAL.

Pois bem, eu acabei por comprar as duas versões do jogo ontem, e após terminar de ler as regras e de seguir a demonstração disponível no VASSAL, aventurei-me no meu primeiro jogo. Até fiz um relato completíssimo da sessão para o Boardgamegeek, que me dizem que é um dos nomeados para o Excellence in Session Report Writing Award desta semana, cool!

Como achei que ia ser rápido, traduzi o dito relato para Português num tradutor da internet (isso foi a parte rápida, alguns segundos) e depois meti-me a corrigir os mil e um erros do programa (isto foi a parte menos rápida; ufa, tão cedo não faço outra!). É a versão Portuguesa, apimentada com mais imagens que a original, que vou colocar no próximo post do meu blogue.