Jogos de tabuleiro e programas de televisão

Não sei se mais alguém viu o programa “Os Traidores” na SIC, penso que no domingo passado.

Eu vi, por coincidência e para variar um pouco dos desenhos animados…

Essencialmente, é uma versão elaborada do Lobisomens d’Aldeia Velha, ou outras variantes de jogos de dedução social que por aí andam.

Não é grande programa… A edição é lenta que dói e primeiro que se passe alguma coisa de interesse é uma seca. Eles bem que tentam introduzir alguma tensão dramática na coisa e a Daniela Ruah faz o que pode, mas para mim perdeu o interesse rápido. Ainda por cima agora andam com a mania de copiar a ideia das sob-stories de TV americana, o que torna a coisa ainda mais difícil de suportar.

Mas fiquei a pensar… Que jogos de tabuleiro acham que dariam (potencialmente) um bom programa de televisão/concurso ?

Aqui há uns anos achei que o Wits & Wagers poderia ser adaptado com alguma facilidade e interesse.

Não conheço mas sendo da SIC deve ter aquelas pausas para criar suspense em cada possibilidade de avançar o que quer que seja… um pouco como “A Máscara” em que eles levavam tanto tempo a revelar a pessoa que, para mim, tornou uma coisa gira em algo que, simplesmente, deixei de ver.
Este é capaz de ir pelo mesmo caminho.

Já um programa sobre jogos de tabuleiro em que, todas as semanas, convidavam pessoas diferentes para jogar alguma coisa… isso já via! :grin:

acho que há alguns party games que podiam ser giros, p.ex. um codenames jogado por malta famosa, para chamar a atenção.

consigo imaginar as pessoas em casa a pensar nas dicas “obvias” ou que “X é toto pq n viu que é a carta tal”

e dá sempre para alguns momentos de “emoção” quando alguém der uma dica perto da carta proibida :stuck_out_tongue:

1 Curtiu

Fiquei muito surpreso de saber que ainda existe emissão televisiva.

Não acho que o público estivesse preparado para mais que alguns party games.

Vi meia hora disso e ouvi a palavra “estratega” umas dezenas de vezes enquanto via as pessoas a cometer erros básicos e com uma discussão qualquer sobre manter os valores no jogo.

É programa de “normies”. :joy:

1 Curtiu

Jogos que podiam dar um bom programa tv?

É complicado porque necessita atrair as massas e ao mesmo manter o interesse, não é por acaso que maior parte dos programas de jogos tabuleiros utilizam outras plataformas como youtube ou twitch, mas mesmo assim é um nicho.

Um jogo que podia talvez funcionar (e quando digo funcionar seria um programa nicho talvez no canal por cabo ou na RTP2) seria o Xadrez porque é conhecido pelo publico e é um bom jogo, e mesmo assim haveria muito material para ter vários programas. Mas mesmo assim já existem esses programas online.

Outros jogos abstratos também se podiam explorar, mas depois corria mais o risco de ser desconhecido pelas massas.

É extremamente raro ver televisão e, se calhar, até deveria ver mais. Continuam a haver bastantes programas de qualidade. Não quer dizer que seja este em particular.
Acho que o Wavelenght devidamente adaptado e talvez com algum enredo à mistura poderia ser uma boa escolha. Pelo menos acho que seria divertido ver a forma como os concorrentes (famosos ou não) iriam jogar.

1 Curtiu

Eu era gajo para dizer que até o Catan poderia resultar. Não na SIC caras com a malta “famosa”, claro, mas numa SIC Radical, por exemplo, ou num Canal Q. Sei lá, também vejo pouco os canais portugueses. O meu programa favorito continua a ser o Cuidado Com A Língua.