Eu e o Manuel Pombeiro vamos encontrar-nos no próximo Domingo (6 de Novembro) às 14:30 na loja MagicMeck em Cascais para uma tarde de jogatana, e gostávamos de convidar o máximo de gente possível para vir jogar também.
A MagicMeck fica à entrada de Cascais, perto da Marginal (por trás do Jumbo), a alguns minutos a pé da estação de comboio. Ao lado têm aqui um mapa da localização exacta (cliquem nele para verem a ampliação).
Antes demais, espalhem a palavra entre os vossos amigos e conhecidos; depois, se puderem apareçam, de preferência com um jogo divertido na sacola. Vai ser uma óptima oportunidade para dar uso aos jogos que estão por jogar há demasiado tempo, e para conhecer caras novas, quem sabe futuros membros regulares do vosso grupo de jogo.
Programa de Actividades (actualizado):
Neste momento, e dado que já temos presenças confirmadas de vários conhecidos e amigos, o nosso plano é, no mínimo, tentar jogar alguns destes jogos:
Devo frisar que este é o meu plano e o do Manuel Pombeiro, e que mesmo assim é apenas provisório. Estes jogos de certeza que não apelam a todos, e não são bem os jogos alemães de alto pedigree que uma pessoa estaria à espera de encontrar num encontro de jogos de tabuleiro minimamente representativo do meio.
Se querem jogar outra coisa, por favor não se acanhem, tragam um ou dois jogos convosco e de certeza que não faltarão interessados! Se eu aqui só falo dos planos meus e do Manuel, é simplesmente porque ninguém mais se voluntariou para levar um jogo que quer experimentar ou dar a conhecer! De que é que estão à espera?
Aliás, é melhor que mais alguém sem ser eu e o Manuel leve um joguito, porque na eventualidade de aparecerem muitas pessoas convém haver vários jogos a decorrer em simultâneo. Certo?
O Plano Original (já abandonado)
O nosso plano original é jogar um dos cenários mais pequenos e simples do John Prados' Third Reich, um jogo que comporta entre 2 a 5 jogadores, e que é um wargame assim a tender para o pesado. Se quiserem participar, é melhor darem uma vista de olhos pelo (enorme) livro de regras que podem encontrar aqui.
No entanto, caso se queiram juntar a nós e a uma simulação detalhada de parte da Segunda Guerra Mundial não seja bem o vosso estilo, podem sempre trazer os vossos jogos favoritos para os jogarmos em vez do Third Reich. O Manuel e eu também temos muitas alternativas à disposição na colecção de jogos dele e na minha, e a seguir encontram algumas sugestões que nos pareceram extremamente divertidas.
Jogos cooperativos:
- Battlestations (Mistura de RPG/Boardgame, com cada jogador a controlar um tripulante de uma nave sempre em apuros em aventuras isoladas ou companhas prolongadas)
- Betrayal at House on the Hill (Boardgame com sabor a RPG, cada jogador é um personagem numa casa assombrada onde tudo pode acontecer... e normalmente acontece)
- Shadows over Camelot (Cada jogador é um dos Cavaleiros da Távola Redonda, e tentar em conjunto manter o reino a salvo de ataques em todas as frentes... mas haverá um traidor entre os honrados cavaleiros?)
- Vanished Planet (Exploração espacial, numa corrida desesperada contra o tempo para impedir o fim da civilização terrestre)
- When Darkness Comes (Mistura de RPG/Boardgame, onde os jogadores são personagens que tentam sobreviver em aventuras isoladas ou campanhas prolongadas)
Outros:
- Formula Dé (Possivelmente o jogo de corridas mais divertido de todos os tempos)
- Memoir '44 (Um wargame muito leve, muito rápido e sobretudo muito divertido)
- Mystery of the Abbey (Um Cluedo alimentado com esteróides)
- Ticket to Ride (Jogo do Ano na Alemanha em 2004, Vencedor do Diana Jones Award for Gaming Excellence, Melhor Boardgame da Origins 2005... é preciso mais?)
- Warcraft - The Boardgame (A adaptação para tabuleiro de um dos jogos de computador de estratégia em tempo real mais bem sucedidos de todos os tempos)