Jogos de Tabuleiro no Orfeão de Matosinhos - Serão de Jogos Clássicos

O Orfeão de Matosinhos (OM) vai acolher um evento de jogos de tabuleiro nos dias 15 e 16 de fevereiro, dividido em 2 sessões:
 
Serão de Jogos Clássicos, dia 15, das 21h00 às 02h00;
Tarde de Jogos Modernos, dia 16, das 15h00 às 20h00.
 
O evento "Jogos de Tabuleiro no Orfeão de Matosinhos" é organizado pelo OM, com o apoio da Associação Grupo de Boardgamers do Porto e de algumas editoras. A entrada é gratuita.
 
Monopólio, Risco, Cluedo, Obras de Arte, Salte para o Barco, Jogo da Bolsa, Grand Prix, Trivial Pursuit, Pictionary, Sherlock Holmes, Scotland Yard, Tri-Onimos, Mikado, Master Mind, Fórmula 1, Jockey, Rummykub, Mundial 78, Abalone, Othelo, Xadrez, Damas, Gamão e Dominó são alguns dos jogos clássicos que poderão (voltar) a ser jogados na primeira noite do evento.
 
A par de edições originais de jogos clássicos, na sua maioria dos anos 1960, 70 e 80, destacam-se algumas edições especiais, como a de Macau de Monopoly, a dos Simpsons de Cluedo e a edição comemorativa do 50.º aniversário de The Game of Life, jogo popular nos Estados Unidos (com frequência visto em cenas de filmes norte-americanos), mas que nunca teve edição portuguesa.
 
Os participantes poderão experimentar também o jogo tradicional africano Mancala, cujas origens remontam ao século VIII. Também conhecido por Kalah ou Awélé, é um jogo muito popular em Cabo Verde, de onde provém o exemplar que estará no OM.
 
A organização apela a que outros aficionados e colecionadores levem para o evento alguns dos seus exemplares, para serem apreciados e jogados.
 
Na tarde do segundo dia, estarão disponíveis alguns dos jogos modernos mais populares, como Dixit, Dobble, Ticket to Ride, Catan, Carcassone e Splendor.
 
UR, Ghost for Sale, Código Secreto, Chinatown, Downforce, Jaipur, Hive, 7 Wonders Duel, A Nossa Casa, Port Royal, Kahuna, Zack & Pack e Kingdomino são outros jogos modernos selecionados para este evento, a par de algumas criações portuguesas, como Lusitania, Estoril 1842, Millions, Vilar de Mouros, D. Afonso Henriques, Viral, Caravelas, Vintage, Lixo? e Vem aí a Troika!

Lista de jogos disponíveis nos 2 dias.
 
Este evento pretende ser o arranque de um projeto de divulgação e promoção da prática de jogos de tabuleiro, com divulgação nas escolas, autarquias e outras instituições do concelho.
 
O OM está a criar uma ludoteca com o apoio de várias editoras portuguesas.

(Atualizado em 07.02.2019)
 

Boas.



Penso que no dia 15 à noite não poderei ir. De qualquer modo, se fosse, levaria o GO para mostrar. Acho curioso que não esteja aí bem como o Xadrez ou as Damas… Há aí um par que me trazem boas recordações… O Grand Prix e o Mundial de 78 que creio nem ser mau jogo de todo, se bem me lembro, para "simulação" de futebol. Tinha uma mecânica engraçada com a utilização de um dado com faces especiais.



Se der, apareço lá no dia 16, e levo algumas coisas da minha colecção para ajudar.



Boa iniciativa.

_

Viva!



Pois, não levo o GO porque não tenho… lamentavelmente.

Também pensei em referir (e levar) o xadrez e as damas… e até o dominó e outros, mas hesitei. Acho que vou acrescentar. :slight_smile:

Se tiver tempo, faço e partilho uma lista de todos os jogos que vão estar neste evento.



Se puderes, aparece! A sala é muito boa! Excelente para jogos de tabuleiro!



Obrigado e um abraço!




Atualizado com lista de jogos disponíveis.