Jogos de Tabuleiro no Rádio Clube Português

Que grandes embaixadores dos Jogos de Tabuleiro que vocês me saíram!:slight_smile: Bom trabalho! Bateram em todos os pontos importantes e fizeram boa divulgação. Só reparei numa pequena falta de informação quanto ao potencial pedagógico dos Boardgames, que por acaso foi bem superada por vocês no decorrer da conversa.

Eu por acaso, devido a ser professor e ser do meu interesse, já andei a munir-me de palavreado ciêntífico para elogiar as capacidades pedagógicas do RPG que vão desde a “contextualização do saber” até ao “espaço pessoal”.

Foi fácil fazê-lo porque existem muitos investigadores académicos no Brasil que fazem precisamente esse trabalho, também porque têm problemas por lá pelo modo como os media tratam esse hobby.

Será que já existem estudos sobre o potencial pedagógico dos boardgames? Se sim, era porreiro umas referênciazitas!

Por outro lado, é incrível como as coisas estão a evoluir a passos largos mas seguros: programas de rádio, de tv, convenções internacionais.

Fico de certo modo orgulhoso de estar envolvido, nem que seja superficialmente, nesta grande iniciativa e acho que também o deviam estar todos vocês que por aí andam sem excepção. Parabéns!!

P.S.: E isto tudo sem um qualquer “hetero-onanismo” intencional! :stuck_out_tongue:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim /ideonauta.wordpress.com - Viajando pelos mundos do RPG! / "Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

Espero que não te enganes mas eu confesso que, quando te ouvi dizê-lo, corei um bocadinho :)

Uma coisa é certa. Se depender da vontade de todos, chegamos aos 2 mil!!!!

PS

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

[quote=jrmariano] Será que já existem estudos sobre o potencial pedagógico dos boardgames? [/quote]

Em Portugal estarão a ser feitos diversos trabalhos e aplicações dos jogos de tabuleiro nas escolas e em diferentes níveis de aprendizagem.

Por exemplo no contexto do "Plano de Acção da Matemática", várias escolas se equiparam com muitos jogos nossos conhecidos e estarão a utilizá-los como uma das vertentes do PAM.

Sei também de um estudo/investigação que tem vindo a ser feito de uma forma sistemática desde ~2005 em que se acompanham ou acompanharam crianças desde o pré-escolar a quem são proporcionados pré-determinados jogos. Neste momento a população estudantil envolvida já abrange o 2º/3º ciclo e os resultados têm sido espectaculares tendo em conta também que o trabalho está a ser muito bem feito.

Este estudo, ao qual se associou em paralelo uma tese de doutoramento em ~"Psicologia da Matemática"~, com um plano de jogos ao longo do ano lectivo que vão tocando diferentes áreas cognitivas (memória, associação, interpretação...), tem como propósito aferir da importância desta "ferramenta" (jogos de tabuleiro) para a aceleração da capacidade cognitiva, nomeadamente na capacidade de interpretar e aplicar regras, resolução de problemas, expressão linguística, etc.

Como referi e imaginarão, os resultados têm sido surpreendentes para os professores envolvidos, dando-se como exemplo aqueles "desinteressados" alunos que através destes momentos revelam (e descobrem em si mesmos) capacidades e competências até aí encobertas por uma atitude alienada.

Evidentemente os RPG não fazem parte deste lote de jogos.

É o que julgo saber embora não estando directamente envolvido posso ter algum equívoco.

Curiosamente ando a interessar-me cada vez mais em "levar" os jogos de tabuleiro para a escola. Ainda de forma muito tímida desenvolvi uma Oficina de Jogos na biblioteca do Agrupamento da minha escola e a aceitação foi muito boa, embora à partida não houvesse nenhuma inscrição (!).

Por sugestão de umas colegas que souberam da minha iniciativa estou a pensar elaborar um plano de formação na área dos jogos de tabuleiro com aplicação directa em contexto de sala de aula no 1º ciclo (ciclo que lecciono). Para já não passa de uma ideia, uma cendalha, mas no futuro quem sabe se não terá pernas para andar... Para já preciso de criar um programa de formação e ainda não tenho ideias de como o fazer, apenas acho que um dos pontos será um atelier de criação de jogos! A ver vamos. Já agora aceito sugestões...

Um abraço

https://jogoeu.blogspot.com

consegui ver quando cheguei a casa e mt boa iniciativa =) parabens ao vasco e ao pombeiro e obrigado ao johnny pela gravacao e os sons de popup sempre serviram para rir um cado :P hehe

boa divulgacao =)

[quote=Abruk]

embora à partida não houvesse nenhuma inscrição (!).

Para já preciso de criar um programa de formação e ainda não tenho ideias de como o fazer, apenas acho que um dos pontos será um atelier de criação de jogos! A ver vamos. Já agora aceito sugestões...

[/quote]

Até nisto o "Abre" está bem equipado. Nos links úteis dos JogosdeTabuleiro tens lá "Jogos Didácticos"

É o sítio certo ;)

Deitei mãos à obra e criei um post no fórum de jogos de tabuleiro sobre esta acção de formação. Peço-vos que passem por lá e deixem as vossas sugestões e conteúdos que achem úteis.

https://jogoeu.blogspot.com

Muitos parabéns aos intervenientes!

"Queres saber quanto tempo te resta? Faz o Teste da Morte!"

Lol!!! Grande Johnny, obrigado pela gravação e pelos precalços!

E Coimbra? :P

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com

o vasco disse Coimbra (inclusivé um "obrigado dr.kartoon")

Arigatou vasco-san ^_^;

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com

Parabéns Manel e Vasco. Foi muito bom :)

Muito bom, acertaram ali mesmo nos tópicos todos. ainda bem que temos gente que sabe falar do hobby ao contrário de mim que até fujo dos jornalistas :x