Enfim, muitas editoras gostariam de ter jogadores como os que aparecem aqui. Sempre a tentar vitalizar o hobby e a tentar espalhá-lo.
--
Enfim, muitas editoras gostariam de ter jogadores como os que aparecem aqui. Sempre a tentar vitalizar o hobby e a tentar espalhá-lo.
--
E depois as editoras têm de vender mais, à conta de meia dúzia de pacóvios que fazem o trabalho delas à borla!!! Sabes qt é que custa andar a mover essa quantidade enorme de caixotes de um lado pró outro? E a qt de ppl que se teria de contratar extra pra tratar disso tudo? E depois...pimba!! É a Segurança Social a ir por água abaixo com mais uma data de gente pró Serviço Nacional de Saúde!! E a papelada? E os impostos? É que qt mais se vende mais se paga!!! Quer-me cá parecer que tens aí uma avençazinha com a DGCI!!!
[url=https://www.google.pt/reader/shared/00602237311482859423?hl=en]Google Reader Shared Itens[/url]
Não sei quantos de vós souberam aqui há uns anos que a White-Wolf ainda no velhinho WoD instituiu a obrigação de pagar para jogar os jogos, SIM PARA ALÉM de comprar os livros! Entretanto não sei como ficou, mas foi uma polémica que fez correr bastante tinta. Actualmente conseguiram tratar tão bem as editoras e mercados europeus que muitos simplesmente já não importam produtos deles, a começar pela Devir.
Se calhar, sou suspeito de comentar pois já trabalhei na Arena Porto, mas confesso que não entendo esta suposta separação entre a Devir e a comunidade de jogadores de tabuleiro. Concretamente, no caso da Arena Porto, é já o terceiro tópico que põem no abreojogo a anunciar promoções. Quanto à Devir, foram eles que patrocinaram o primeiro dos Concursos AoJ. A nível de divulgação do hobby, até acho que eu devo ter sido uma das primeiras pessoas do país a fazer demonstrações públicas de Carcassone, quando só havia isso e Descobridores de Catan. Além disso, a Devir deve ter agora cerca de quinze títulos traduzidos para português/espanhol e procuram colocá-los à venda em todo o lado.
Não estou a dizer que não haja críticas a fazer, só acho que essas críticas deviam ser mais especificadas.
O poder fazer mais e melhor é uma constante do ser humano - os nossos limites são sempre ultrapassáveis... No que diz respeito à política universal da Devir não sou a pessoa mais capaz de definir a política geram quanto aos BGs mas acho que diz muito o facto de continuadamente sairem jogos em português com o símbolo da Devir.
Quanto ao apoio às comunidades - não posso falar muito - porque não é suposto passar pela Arena Porto - apenas por lá passaram as ofertas para o abreojogo que o RIcardo mencionou.
Quanto à Arena sempre teve e tem jogos para demonstrar e desde há já algum tempo - pelo menos há mais de 2 anos que presenteou os membros do abreojogo com um desconto de 20% - este tópico foi mais para divulgar os novos jogos para testar e relembrar o desconto (que alguns membros já utilizaram no passado).
Quanto à intenção deste tópico foi para divulgar os jogos que todos que visitarem a loja poderão experimentar sem qualquer custo, exigência ou compromisso - é chegar, ver e jogar!
agradecia que qualquer outro sentido a este tópico fosse para um novo tópico - e que este não se transformasse num tópico de crítica à devir - mas sim num tópico onde pudesse sair ideias ou sugestões de jogos que seriam bons para dar a conhecer.
obrigado
Rui Alves
[quote=Arena Porto]
...mas sim num tópico onde pudesse sair ideias ou sugestões de jogos que seriam bons para dar a conhecer.
[/quote]
Ora ai está um bom mote:
- Agricola;
- Steam;
- Battlestar Galactica;
- Powergrid.
Tudo jogos diferentes, para diferentes gostos, e que por certo (a preços convidativos) vos traria clientes. E muitos mais jogos poderiam ser mencionados...
Uma sugestão: Dar o conhecer o Abreojogo no acto da venda. Abriria a porta à jogatina em comunidade, logo, mais interessados na possível compra de outros títulos.
Eis a minha posta de pescada.
Dugy
parece que o steam já "é" da Devir.
Agricola e PowerGrid "vão ser" da Runadrake
BSG não sei.
Quando botei aqui a minha posta de pescada, não foi com o intuito de criticar gratuitamente a Devir como um todo. Aparentemente a Arena do Porto estará "comercialmente" mais activa do que Lx no que diz respeito ao "apoio à comunidade" de "boardgamers". Eu acho que a Devir tem bastantes jogos com forte potencial de vendas e que não está a aproveitar esse facto como deveria. Eu pessoalmente, entre Catans, Carcassonnes, Diamantes e outros jogos óptimos para quem começa, já comprei para oferecer, seguramente mais de 20 títulos da Devir, mas já tive pessoas a perguntarem-me onde comprar jogos e a não os encontrarem, outros compram os jogos à Devir espanhola pq lhes sai mais barato... eu não percebo nada disto, mas custa-me que se comprem jogos a uma empresa espanhola com o mesmo nome, pq a Portuguesa os tem mais caros (e/ou escondidos).
p.s. Eu não faço ideia dos custos com traduções, edições, logística e tudo o mais... apenas me estou a colocar no papel do cliente, que preferia comprar jogos em Portugal e não no estrangeiro.
Olhem que o mercado está a crescer!!!!
Obviamente nada poderá ser uma acção fortuita...
Obviamente é o site referência a nível nacional... e quando alguém pergunta é-lhes dado uma indicação...
Obviamente não ficará bem a um profissional de uma empresa estar a fazer propaganda a qualquer outra instituição sem algum acordo verbal de algo em concreto...
Se me pedirem para colocar um poster a anunciar um encontro nacional, ou colocar cartões para quem quiser pegar... acho aceitável... e já o fiz... e quando alguém questiona sobre algo relacionado com os bgs o nome que sai é o daqui.
No restante tem de ser algo que favoreça todo o mundo. Se não poderia ficar num papel um tanto ou quanto estranho. Porque acima de tudo terei de defender os interesses da loja.
Temos de realçar que a comunidade de jogos do Porto apenas visita a Arena nas suas compras de tempos a tempos - até ao momento não jogaram uma única vez no nosso espaço - devido possivelmente ao horário disponível...
Isso era algo que gostaria de modificar daí vos "tentar" com aqueles jogos mais demorados e complexos e virem à loja dois ou três fazerem uma partida...
Quanto a esses pormenores - desconheço - poderá ser devido à produção de quantidades diferentes - fazer acrescer o valor, ou simplesmente apenas existir versão espanhola, ou até impostos, não estou dentro do assunto para poder falar dele...
Quanto ao resto quando não encontrarem - basta perguntarem ;) porque com o vosso desconto nas Arenas duvido que compense o não encomendar na loja.
Sou de Lisboa, e não sabia (e continuo a não saber) se tenho algum desconto em Lisboa por "pertencer" ao AoJ...
... vou passar a encomendar no Porto, heheheh
[quote=Arena Porto]
Obviamente não ficará bem a um profissional de uma empresa estar a fazer propaganda a qualquer outra instituição sem algum acordo verbal de algo em concreto...
[/quote]
Qual instituição? O Abreojogo é uma instituição? Onde fica a sede?
Não estou a ver qual pode ser o problema em perguntar, depois da venda de um jogo de tabuleiro, se porventura conhece o portal da comunidade que é o Abreojogo e recomendá-lo. Não belisca a instituição Devir em nada. Só lhe poderá trazer vantagens.
Nos últimos tempos não tenho feito compras aí. Cheguei a fazê-lo (El Grande, Goa, Princes of Florence, Carcassonne). No entanto, quer por uma questão de preço, quer por uma questão de disponibilidade dos artigos que procuro, deixei de o fazer. As diferenças de preços, nalguns casos ultrapassavam os 15€. Passei a comprá-los em lojas online. E no que toca à disponibilidade dos artigos... precisam de se actualizar. Muitos títulos que estão referidos no início do post já têm uns aninhos. No entanto, o anúncio do desconto é sempre bem-vindo.
Quanto ao facto de não termos jogado no vosso espaço, deve-se de facto ao horário. Os nossos encontros começam pelas 21:30. Talvez num mensal (sábado de tarde) se consiga acertar algo.
Agora esse desafio no final... jogos mais demorados e complexos... um dia destes levo o meu Brass para fazermos aí uma jogatina.
De resto, façam-se ouvir. Para o bem de todos. Nós estamos cá para escutar.
Abraço,
Dugy
... com o Pai Natal. Não que acredite nele, apesar de já me ter presenteado, mas... as suas opiniões são mais "reais".
Bora aí dizer o que efectivamente se pensa. É bom para o "negócio"...
Não, não tem nada a ver com esse ilustre boargamer português...
Eis mais três sugestões:
- criar um mercado de compra e venda de jogos usados (com a devidas garantias de qualidade e ficha técnica do estado do produto);
- potenciar um sistema de créditos no acto da compra (a exemplo do que a loja online Philibert oferece), créditos esses acumulados no registo do cliente (ex. jogos de 50€ = 25 créditos acumulados = 2,5 € a creditar em próxima compra ou a acumular);
- melhorar a vossa loja online (com interface mais intuitivo, preço dos artigos equilibrado, destaque de artigos com desconto e novidades, disponibilidade de artigos face ao stock, etc...).
Espero que sirva de ajuda.
Dugy
Estive a dar uma vista de olhos nos preços na Devir Espanhola e Portuguesa.
Encontrei 2 jogos que eram muito mais baratos em Espanha que em Portugal, a questão é que esses jogos já foram traduzidos para espanhol.
Os jogos que existem disponiveis já em português e em espanhol, são quase todos mais baratos em Portugal (embora sejam uns cêntimos).
Os que ainda não estão traduzidos em nenhum lado normalmente são um pouco mais baratos em Espanha, embora em Espanha existem poucos não traduzidos (pelo menos foi o que me pareceu de uma vista rápida).
Ando nos boardgamers à pouco tempo, mas já adquiri alguns jogos e todos os jogos que comprei foi em Portugal.
Na Arena Porto já comprei alguns, nunca adquiri com desconto de 20% por ser utilizador do abrejogo mas sempre tive um desconto de 10% dado aos clientes da Arena.
Penso que este desconto dos 10% se mantem ainda e que esteve sempre em vigor pelo menos no último ano.
Quanto à ideia de fazer ai um Encontro acho que seria uma boa ideia ir aí num sábado, nem que não seja num encontro mensal.
Esta semana se possível irei aí exprimentar mais um jogo e se houver mais interessados com disponibilidade podemos combinar um dia.
que tal começarem por actualizar o site hã?
Quem lá vá nem sabe que a Devir tem o Steam em versão portuguesa... isto só para dar um exemplo...
bem com as tuas ideias, até parece que vais fazer um "hostile takeover" à Devir !
Acho que fazes bem, é este o caminho... apresentar soluções aos problemas que a Devir tem com o mercado português de boardgamers, e não apenas criticar e indicar os problemas como há muito boa gente que faz.
Tenho de ver a minha perspectiva seguindo os meus princípios... considero que não é próprio. Se existirem parcerias em seja o que for penso que seja mais indicado.
Quanto à sua questão... é óbvio que não temos e dificilmente viremos a ter TODOS os jogos disponíveis no momento na loja. Quanto a artigos que não dispomos podemos sempre pedi-los à sede ou aos fornecedores... para esse género de pedido bastará um pedido prévio à visita - e informaremos da disponibilidade e quando chegarão.
E assim poderá comprá-los com o seu desconto de 20% não ter a adrenalina da espera do correio... mas é uma opção de cada um comprar onde assim o entender.
A minha parte é dizer-lhe que nada substituiu o prazer de mexer nas caixas dos jogos todos
Sim são jogos já antigos... mas clássicos e que persistem no mercado... e certamente haverá algumas pessoas que ouviram falar e gostariam de experimentar sem ter de comprar no escuro - (obviamente este género de situações não se dirige apenas ao jogador mais experiente que já tem quase tudo). E como também disse iremos acrescentar outros género de jogos e outros títulos...
Quanto às restantes sugestões são bem vindas e válidas... mas a parte que poderei fazer é melgar a sede para actualizar a info no site... porque apenas tenho como função a Arena Porto e é nela que posso trabalhar... obviamente que o trabalho efectuado nos últimos tempos na loja poderão ajudar nisso...
Quanto ao que tem surgido nestes últimos sábados é com alguma satisfação que se dá a conhecer a famílias inteiras alguns dos jogos que não conhecem e de ver os miúdos a conviver com os pais de uma forma à qual nós (os acima dos 30) estavámos habituados...
Conta lá essa melhor porque de meu conhecimento o único serviço pago que a White Wolf fornecia era o da Camarilla, uma espécie de clube de fãs e jogo colectivo organizado como a Living Campaingn da RPGA mas virado para o Live-Action.
De início a WW dava apenas o seu aval para o uso da sua propriedade intelectual e só há uns anos é que se tornou um clube oficial da empresa. Mas de qualquer modo eu sempre joguei sem pagar a ninguém, muito menos a editora dos próprios livros de RPG.
sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Santarém e Almeirim
ideonauta.blogspot.com - Viajando pelos