Jogos essenciais

Jogo há pouco mais de um ano de uma maneira semi-regular, mas sempre mais ou menos com o mesmo grupo. Isto significa que jogamos sempre mais ou menos os mesmos jogos, e a sensação que tenho é que me falta experimentar uma série de jogos que toda a gente considera essenciais (até para perceber melhor do que gosto). O que acaba por acontecer é alguém dizer: "se gostas de x vais gostar de y", e experimento esse jogo. Mas há de certeza muitos z's que nunca experimentei e que poderia gostar… (por exemplo, adorei TFM e é diferente de tudo o que já tinha jogado até então. Se não tivesse experimentado não conseguiria saber).



Assim a pergunta é: quais são os jogos que consideram essenciais, e que toda a gente que gosta de jogos devia experimentar pelo menos uma vez?



(tentei ver se já havia algo deste género e não encontrei - se por acaso souberem agradeço link :stuck_out_tongue:





 

de todos os que experimentei, recomendaria:



Multiplayer:

  • Troyes
  • Gaia Project
  • Jogos do Vital Lacerda, talvez o Galerista em primeiro
  • Jogos do Uwe, Agricola, Loyang
  • Madeira, Nippon
  • Nations
  • Clans of Caledonia
  • Viticulture
  • Snowdonia
  • Alguns clássicos, Carcassonne, El Grande, Ticket To Ride, Caylus, Puerto Rico



    Solo (se apreciares):

    Mage Knight
  • Robinson Crusoe
  • Leaving Earth
  • This War of Mine
  • Legendary Encounters Alien
  • Roll Player



    Há certamente mais alguns que adicionaria aqui, mas já é uma boa lista

     

Muito bom o post. Tem varios que eu ainda quero comprar

Isso tem muito que se lhe diga! :wink:

Que tipo de jogos é que te interessam? Abstractos, económicos, leilões, deck/tableau builders, worker/dice placement, area control, …



Assim de repente para além dos jogos já mencionados eu recomendo:

  • série BIOS (Genesis, Megafauna, Origins)
  • Pax Porfiriana e Pax Renaissance

    - Dominant Species
  • The Great Zimbabwe
  • The Estates
  • Concordia
  • Arboretum / Piepmatz
  • TZAAR e YINSH



    Bons jogos!

Se alguém soubesse que já só tinha um ano para viver e decidisse experimentar jogos que providenciam uma experiência única, esta era lista que eu lhes dava. Os jogos tendem para o pesado…

  • 1830: Robbers and Barons (seguido de qualquer outro 18xx)
  • Pax Renaissance / Pax Porfiriana / Pax Pamir
  • The Estates
  • Indonesia
  • Roads & Boats
  • Food Chain Magnate
  • The Great Zimbabwe
  • An Infamous Traffic
  • Root
  • John Company
  • Captain Sonar
  • Tzolkin
  • Space Alert

muito bom, tem varios que possuo nesta lista.

Geralmente diria que deverias experimentar todos os jogos pelo menos uma vez…

Pelo menos até perceberes pela descrição geral das mecânicas / regras se será coisa para te agradar ou não. Mas isso só virá com o conhecimento acumulado de muitos jogos jogados.



Por outro lado, diria que existem alguns jogos que são bons indicadores de como funcionam certas mecânicas / géneros e conhecendo esses podes avaliar melhor se poderás gostar de outros.



Alguns exemplos:



Selecção de acções - Puerto Rico / San Juan

Pontos de acção: Tikal / Coal Baron (mais ou menos disfarçado de Worker Placement)

Maioria de áreas / Influência: El Grande / Samurai

Leilões: Ra / Modern Art

Apostas / Bluffing: Winner's Circle / Liar's Dice



Etc.



Dependendo da tua zona geográfica, se procuras maior exposição a jogos diferentes, o ideal será procurares um grupo que jogue regularmente e aparecer nos seus encontros.



 


Imhotep

El Grande

Architects of the West Kingdom

Ticket to Ride

Istanbul

7 wonders

Clank!

Castles of Burgundy

Orleans

Luxor
 

[quote=imloureiro]quais são os jogos que consideram essenciais, e que toda a gente que gosta de jogos devia experimentar pelo menos uma vez? [/quote]



Que frase perigosa!

Jogos que toda a gente deveria experimentar pelo menos uma vez: todos das listas anteriores, sem dúvida.

Jogos que toda a gente gosta: UI!!! Isso são terrenos perigosos. eheheh



Eu adicionaria, na categoria dos clássicos, o Stone Age, falaram no Orleans, eu gosto muito do Altiplano (do mesmo autor) e como não falaram em coisas mais ligeiras (acho) sugeria o Azul e o Sagrada. Ainda mais levezinho (segura bem porque se não, voa) a cá em casa a família gosta muito do L.A.M.A. e do No Thanks!.

Um que costuma estar bem cotado e que só joguei uma vez e gostei foi o Grand Austria Hotel.





Bons jogos!

[quote=joaojotta][quote=imloureiro]quais são os jogos que consideram essenciais, e que toda a gente que gosta de jogos devia experimentar pelo menos uma vez? [/quote]



(…)

Jogos que toda a gente gosta: UI!!! Isso são terrenos perigosos. eheheh

[/quote]



Apesar de eu gostar do tema de dicussão e também ter uns paus para deitar na fogueira, a pergunta inicial acho que era diferente:



 >> Quais são os jogos que "toda a gente que gosta de jogos" devia experimentar.



Entendo esta questão como: Gostas de jogos de tabuleiro? Então devias experimentar este… este… e este…

Porque o post inical é de alguém que já joga há algum tempo e portanto imagino que coisas como Azul, Splendor, Sagrada, que são bons jogos mas eu não gosto, já foram experimentados.



Portanto a minha sugestão é:

  1. se tens um grupo por perto tenta juntar-te a uma mesa diferente (outras pessoas) pois se jogas sempre com os mesmos jogadores irás jogar o que eles gostam, e não exploras o palato;
  2. outra opção é usares o ranking do BGG; eu sei o que muitos dirão… ah e tal mas nem sempre é verdade, há muitos bons jogos com mau ranking e vice-versa; pois, mas por isso falei primeiro na a opção 1. No caso do BGG usa a pesquisa avançada tens opções para escolher o tipo de jogo, tema, duração, etc… e como já tens alguma experiência em jogos poderás obter alguns resultados interessantes. Depois é ver quem tem esses jogos e tentas jogá-los.





     

[quote=goryon][quote=joaojotta][quote=imloureiro]quais são os jogos que consideram essenciais, e que toda a gente que gosta de jogos devia experimentar pelo menos uma vez? [/quote]



(…)

Jogos que toda a gente gosta: UI!!! Isso são terrenos perigosos. eheheh

[/quote]



Apesar de eu gostar do tema de dicussão e também ter uns paus para deitar na fogueira, a pergunta inicial acho que era diferente:



 >> Quais são os jogos que "toda a gente que gosta de jogos" devia experimentar.[/quote]

.

.

A questão inicial não deixa grande espaço para dúvidas. Está a bold e tudo! (ler com o sotaque do Bruno Aleixo)

Se já joga há algum tempo ou não é irrelevante dada a quantidade/variedade de jogos que existem uma vez que o mesmo não parece referir quantos jogos tem e quantos têm os amigos. Há malta que joga sempre a mesma coisa e é feliz com isso. Eu jogo com o mesmo grupo há quase dois anos e há muita coisa "óbvia" que nunca experimentei. Muito devido ao facto de estarmos sempre a comprar mais coisas.

Se ele diz que jogam sempre à mesma coisa talvez seja por falta de variedade.

Como tu mesmo disseste, "coisas como Azul, Splendor, Sagrada, que são bons jogos mas eu não gosto". É a tua opinião e o Splendor foi referido por ti, apenas. Se ninguém tiver não saberão se gostam ou não.

.

Mas gostei das tuas sugestões e complemento: procura grupos de jogadores na tua zona. Abre um post, se for caso disso.

(inicialmente li a tua sugestão como se ele estivesse num local público daqueles onde fazem encontros)

.

.

P.S.: Não vejas isto como um ataque ou picardia - não foi assim que escrevi (já estou a precaver-me porque às vezes a malta fica ofendida).

Sou só eu a mandar mais paus para a fogueira, antes que apague. eheheh wink