Jogos estreados há um ano. Aguentaram-se? - Fevereiro 2020

Que jogos jogaram pela primeira vez há um ano?
Aguentaram-se e voltaram à mesa ou cairam no esquecimento?

Coloquem aqui em resposta a este tópico a vossa opinião sobre os jogos que experimentaram pela primeira vez há um ano.

Como sempre neste grupo, as ferramentas do Grimwold são uma grande ajuda.


AuZtralia - 2 partidas (3 até agora)
Publicado em 2018
Board Game: AuZtralia

Duas partidas deste semi-cooperativo que foram ganhas pelos "velhinhos", a segunda da quais nem me deu tempo de fazer um ponto. É o que dá jogar isto com a malta ultra-anti-cooperação-se-só-pode-haver-um-vencedor do Porto... laugh
Inicialmente achei o jogo talvez demasiado aleatório mas quando voltei a jogá-lo no mês seguinte a coisa foi muito mais controlada e até tinha uma estratégia baseada no combate que quase deu para ganhar. Os "velhinhos" foram exterminados mas um último combate que ou me dava a vitória ou a entregava a outro de mão beijada correu um pouco mal. Está quase a fazer um ano desde que joguei pela última vez. Revê-lo aqui deu vontade de rectificar isso...
É um óptimo jogo do Wallace. Está em modo "talvez" na minha lista de possiveis aquisições... Se aparecer muito baratinho...

 

Yellow & Yangtze - 2 partidas (6 até agora)
Publicado em 2018
Board Game: Yellow & Yangtze

Um Knizia que revisita a essência do Tigris & Euphrates, um dos melhores jogos de sempre? Claro que está na colecção. Claro que estará na colecção.
É muito bom e, apesar de se identificar facilmente a génese, muito diferente do Tigris. Mais táctico, com mais momentos de ataque entre os jogadores mas com consequências mais contidas a cada um e oferecendo ainda a possibilidade de envolver todos os jogadores em simultâneo nos conflitos... Também é mais acessível, um pouco mais fácil de explicar a novatos. 
O Tigris é e será sempre o Tigris... É realmente um clássico cuja reputação e estatuto são inatacáveis, goste-se ou não.
É perfeitamente razoável ter os dois na colecção. Obviamente para mim, claro, que tenho ambos.
 

 

Root - 1 partida (0 desde então)
Publicado em 2018
Board Game: Root

Gostei muito. Gostei da assimetria, gostei do "ambiente" e tema.
Infelizmente ainda não pude repetir...
Está também na lista de potenciais aquisições mas com muita calma, como o AuZtralia. Sem pressas...
 

 

Tokaido - 1 partida (0 desde então)
Publicado em 2012
Board Game: Tokaido

É bonito. Muito bonito. E joga-se bem, embora não seja fascinante. Será o que menos interesse tenho em repetir desta lista. Se surgir a oportunidade, não me oporei mas não creio que me venha facilmente à cabeça sugeri-lo.
 

 

Foi um excelente mês de novidades...

tokyo metro

great zimbabwe

the golden ages



estes 3 não voltei a jogar e não me importo que se mantenha assim



***



Pax Renaissance

Voltei a jogar, mas continuo a não ser grande fâ, demasiado complexo. Para jogos deste tipo gosto (muito) mais do Pax Porfiriana



***



Sekigahara

Gostei muito e voltei a jogar. Não conheço mais deste estilo portanto fica "best in class". Chateia-me um bocadinho o factor sorte nas cartas, e não gostei das cartas de traidor, que aumentam muito esta factor

Aceitas marcações do Yellow & Yangtze (seria para mim uma estreia) e do Tigris (gosto mas há anos que não jogo) para a LeiriaCon? surprise

Twice As Clever Cover Artwork Twice As Clever que joguei mais de 20x mas que entretanto já não jogo desde Agosto passado. É, para mim, apenas uma variante ao That's Pretty Clever Cover Artwork That's Pretty Clever. Jogo de Roll&Write que gosto sempre de jogar.


City of Gears Cover Artwork City of Gears. Era um jogo que já andava há uns anos para experimentar e proporcionou-se. Já não me recordo de grande coisa mas sei que não fiquei fã e que não faço questão de voltar a repetir.

ZÈRTZ - 6 partidas

Publicado em 1999

Board Game: ZÈRTZ



Antes do Zèrtz já tinha experimentado o Yinsh e o Tzaar. Continuo a preferir estes dois mas ainda não desisti do Zértz (gosto muito da portabilidade pois cabe tudo num saco).

Para voltar à mesa.



John Company - 1 partida

Publicado em 2017

Board Game: John Company



Eu pensava que não gostava de facada nos jogos mas depois de uma partida de John Company percebi que afinal até gosto desse caos :smiley:

Mais outro a repetir.



Pax Renaissance - 1 partida

Publicado em 2016

Board Game: Pax Renaissance



O meu primeiro Pax! Não podia ter escolhido um mais fácil para começar… Mas adorei a experiência e estou mortinho para jogar outro. A REPETIR!



Imperial 2030 - 1 partida

Publicado em 2009

Board Game: Imperial 2030



A malta do grupo de Lisboa sabe que jogar ao Imperial 2030 é sinónimo de, normalmente, levar uma tareia do Sequeira. Como estava sempre a ver pessoal a jogar isto decidi experimentar e… não desgostei. Acho que tenho de jogar novamente mas há outros com mais prioridade (tipo… Pax Ren!).

Sim. Podes marcar…



Para Leiria tenho um Forged in Steel mais ou menos alinhavado, apenas.

E estes jogo sempre.

Por mim, está combinado. Teremos de validar se os jogos vão estar presentes na ludoteca e depois alinhamos quando é que jogamos os mesmos yes