Jogos estreados há um ano. Aguentaram-se? - Novembro 2019

Que jogos jogaram pela primeira vez há um ano?
Aguentaram-se e voltaram à mesa ou cairam no esquecimento?

Coloquem aqui em resposta a este tópico a vossa opinião sobre os jogos que experimentaram pela primeira vez há um ano.

Como sempre neste grupo, as ferramentas do Grimwold são uma grande ajuda.
 

Cryptid - 3 partidas (0 desde então)

Publicado em 2018


Fresquinho de Essen na latura, este prometia ser um excelente jogo de dedução. E é um bom jogo, sem dúvida.
Mas, não sei bem porquê, não me agarrou... Talvez um pouco de downtime a mais, talvez uma dificuldade minha em querer "realmente" descobrir a solução.
Acho que o jogaria de novo sem problema mas raras (se as houve) terão sido as vezes em que pensei neste jogo desde essa altura.


Mars Open: Tabletop Golf - 2 partidas (0 desde então)
Publicado em 2018

Outra novidade de Essen e esta fui eu que adquiri depois de ver um vídeo sobre o interesse e curiosidade que alguém tinha no mesmo.
O jogo funciona mas é claramente desajustado ao grupo com quem habitualmente jogo. É um jogo de destreza algo "disparatado" mas divertido... Talvez resulte melhor em contexto de demonstração com crianças ou um grupo interessado em algo mais relaxado e casual. Para já fica na colecção a ver se o levo à mesa noutras circunstâncias.


The Estates - 2 partidas (mais 2 desde então)
Publicado em 2018

O título deste tópico é um dos comentários ao jogo no BGG. É realmente um jogo de "facada" constante e se tal não acontecer (pouco provável se os jogadores realmente jogarem para ganhar) o jogo perde alguma da graça.
Em boa hora a Capstone resolveu re-editar o Neue Heimat nesta versão... Um excelente jogo que devia jogar mais vezes!


Cookie Box - 1 partida (0 desde então)
Publicado em 2016

O Lautresault, sempre atento a jogos de rápida explicação, grande excitação e diversão, tinha trazido isto de Essen... Não é o tipo de jogo em que me sinta confortável. A indução de stress e atrapalhação não me traz grande satisfação e acabo por jogar este tipo de jogo sem me esforçar grandemente. O que faz com que tenha copiosas derrotas garantidas... E tal não me aborrece minimamente. É o tipo de jogo que jogo mais para fazer a vontade a outros do que por interesse próprio.


Mint Delivery - 1 partida (0 desde então)
Publicado em 2018

Trata-se de um pick-up and deliver em embalagem minimalista. Não está mau para jogo de 15 ou 20 minutos mas pareceu-me haver um problema com a distribuição das cartas de "contrato" pois fiquei com a ideia de que esse factor aleatório poderia ter demasiado peso.
Talvez o jogue outra vez mas não tenho qualquer pressa em fazê-lo.


The River - 1 partida (0 desde então)
Publicado em 2018

Outra novidade de Essen.
Tenho ideia de que este jogo não teve o sucesso esperado pela Days of Wonder... Parece que, depois da expectativa pré-Essen praticamente desapareceu do "radar colectivo".
É um worker placement introdutório que funciona mas não fascina.


Azul: Stained Glass of Sintra - 1 partida (0 desde então)
Publicado em 2018

E mais uma novidade fresca de Essen, a aproveitar o sucesso do anterior título na série "Azul".
Prefiro o primeiro. Este não é mau mas o funcionamento é mais elaborado que o do Azul sem trazer mais "sumo" às decisões a tomar. Percebo que agrade muito a quem nunca jogou Azul mas para jogadores que já conhecem a mecânica central, não traz nada fascinante de novo.


Between Two Castles of Mad King Ludwig - 1 partida (0 desde então)
Publicado em 2018

É uma "mistura" de dois outros títulos, "Castles of Mad King Ludwig" e "Between Two Cities". Já tinha experimentado o primeiro, mas não o segundo.
Não me fascinou. A ideia de pontuar com os nossos oponentes à esquerda e direita (vinda do Between Two Cities) é interessante e está bem implementada mas o resto é pouco interessante.

Arraial - 1 partida (0 desde então)
Publicado em 2018


A dupla Soledade/Sentieiro aborda os polióminos/Tetris usando a temática dos deprimentes acontecimentos sociais que envolvem música pimba, cerveja pouco fresca em copos de plástico e exibições públicas de lascívia misturada com falta de talento para a dança. além de outras características da sub-cultura portuguesa. Nada contra, menos ainda a favor.
O jogo está bem feito e funciona bem mas eu penso que o FITS é melhor.

Um bom mês de novidades.

Fairy Tile - 2 plays

First Published 2018





No A Jogar É que a Gente se Entende. Entretanto já o joguei mais algumas vezes, já que a minha companheira gosta dele.





Arraial - 2 plays

First Published 2018





No A Jogar É que a Gente se Entende. Depois disso joguei um par de vezes, é interessante mas não a ponto de o comprar.





Terra Mystica - 1 play

First Published 2012





No A Jogar É que a Gente se Entende. Já o conhecia do Board Game Arena e é um clássico. Tenho pena de nunca mais o ter jogado, mesmo tendo o Gaia Project.



Council of Verona - 1 play

First Published 2013





No grupo de Boardgames de Viana. Não fiquei com grandes recordações do jogo.



Targi - 1 play

First Published 2012





No A Jogar É que a Gente se Entende. Já o conhecia do Board Game Arena e é bastante interessante. Um alocação de trabalhadores para dois!





Citadels - 1 play

First Published 2000





No grupo de Boardgames de Viana. Já tinha jogado uma versão qualquer em Évora. Novamente não fiquei com recordações dignas de nota.





Downforce - 1 play

First Published 2017





No A Jogar É que a Gente se Entende. Comprei-o há umas semanas atrás para oferecer no aniversário do miúdo (5). Joga a versão simplificada e adora!





Mississippi Queen - 1 play

First Published 1997







No grupo de Boardgames de Viana. Uma corrida divertida com mecanicas algo datadas. Jogava-o outra vez :slight_smile: