Jogos novos para vós em Abril de 2020

Coloquem em resposta os jogos que jogaram pela primeira vez neste mês e as vossas opniões sobre os mesmos.

As ferramentas do Grimwold ajudam bastante a saber quais foram.

Os encontros do grupo passaram para plataformas Online desde meio de Março e isso acabou por ser um facilitador para experimentar coisas novas.

Graças principalmente ao Discord e ao Tabletop Simulator, torna-se mais fácil experimentar os jogos que não temos fisicamente mas estão disponíveis em alguma plataforma online.

Quase todos os títulos deste comentário foram experimentados assim.





Man muss auch gönnen können - 1 partida

Publicado em 2020

Board Game: Man muss auch gönnen können

Mais um fruto da moda dos roll-and-write. Este tem a novidade de peritir a aquisição de cartas para manipular os dados ou para pontuar. Com isso acrescenta algum nível de decisões ao género que vai faltando em muitos dos outros títulos... E isso acaba por ser uma desvantagem. Torna o jogo muito, muito longo para o que se espera e tolera num jogo deste tipo, o que foi ainda mais agravado porque jogar online já faz com que as coisas demorem mais tempo quando se joga em plataformas que não implementam as regras nem automatizam certos processos, como foi o caso do módulo de Tabletop Simulator que usamos.
Talvez o volte a experimentar um dia em formato ao vivo mas não estou com pressa para o fazer.


Super-Skill Pinball: 4-Cade - 1 partida
Publicado em 2020
Board Game: Super-Skill Pinball: 4-Cade

Este jogo é um roll-and-write também que pretende simular uma partida de flippers. Estranhamente, resulta.
O autor disponibilizou uma das 4 mesas que estarão na versão final do jogo em modo print and play. A ideia é lançar dois dados e ir manipulando os resultados conforme a zona da mesa em que estamos para ir construindo combinações que vão aumentando a nossa pontuação.
Sempre gostei de jogar flippers, desde as mesas reais até às versões digitais e agora parece que terei a possibilidade de o fazer em modo analógico.
Se puderem, testem, aproveitando esta versão gratuita.


Air, Land & Sea - 1 partida
Publicado em 2018
Board Game: Air, Land & Sea

Este pude experimentar na versão Tabletop Simulator.
É um jogo muito na onda do Battle Line ou Schotten Totten em que vamos jogando nos três "teatros de guerra" possíveis para tentar obter vantagem em cada um deles. O jogo tem apenas 18 cartas, 6 de cada um dos cenários, e os jogadores usam apenas 6 cada um mas com um brilhante twist na possibilidade de retirar da guerra e assim reduzir os pontos possíveis ao adversário no caso de vitória, o jogo ganha dimensões muito interessantes. É preciso avaliarmos se vale a pena esgotar todos os nossos recursos para tentar garantir a vitória ou se mais vale retirar e limitar os danos...
Está esgotado em todo o lado mas ficou na lista dos jogos em observação para uma possível compra.


Tournament at Camelot - 1 partida
Publicado em 2017
Board Game: Tournament at Camelot

Também no Tabletop Simulator.
Fiquei curioso ao ler alguns artigos sobre este jogo de vazas em que o objectivo é não ser o jogador que faz mais vazas. Essa parte é muito interessante mas os designers resolveram incluir um deck de poderes especiais que complicam o jogo além do que seria desejável e lançam demasiado caos. O jogo torna-se muito longo.
Talvez jogando sem esses poderes especiais mereça uma nova tentativa.


The Shining - 1 partida
Publicado em 2020
Board Game: The Shining

Também no Tabletop Simulator.
Kubrick foi o melhor realizador de sempre. O seu Shining é um dos melhores filmes de terror de sempre.
Um jogo inspirado nessa obra tem uma enorme resposabilidade de não destruir a sua base. Este, jogado em modo cooperativo, não é mau mas também não é muito bom. Tem algumas ideias interessantes mas muita aleatoriedade que acaba por dar a sensação de que, por muito bem que joguemos não está nas nossas mãos ganhar. E acabamos por perder num último lançameto de dado (alguém avisou que não deviam deixar-me lançar, com razão) embora tivéssemos controlado o fluir do jogo até aí.
Joga-se... Mas vale mais a pena ver o filme!
 

Como não registei os jogos que fiz online durante encontros dos grupos de Évora e Viana utilizando as plataformas do Board Game Arena e Tabletopia, apenas tive duas novidades.



Nusfjord - 19 plays  

First Published 2017

Nusfjord, Lookout Spiele, 2017 — front cover (image provided by the publisher)



19 vezes mas todas a solo. Para experimentar e depois para fazer as três campanhas, uma para cada deck. Achei o jogo bastante interessante e até relativamente simples tanto de aprender como de jogar. Estou muito curioso para voltar a jogá-lo, desta vez a multiplayer. 

Por coincidência hoje soube que a editora disponibilizou algumas folhas para imprimir para uma nova campanha a solo, por isso talvez volte a ele a solo num futuro próximo :slight_smile:







Istanbul: The Dice Game - 5 plays

First Published 2017

Istanbul: The Dice Game, Alderac Entertainment Group, 2018 — front cover (image provided by the publisher)



O jogo é porreirito mas não me despertou muito nem ao pessoal lá em casa.

De experimentar o modo solo que eu coloquei no bgg do Istanbul dice

​​​​​​. 

​​​​​​. 

 

Já estive a ler. Mais tarde vou imprimir (para ficar na caixa) e experimentar, penso que as duas variantes são interessantes e fáceis de implementar.

Imhotep the duel.







Joguei uma vez e ainda não lhe apanhei o jeito.

A interação entre jogadores não me pareceu bem. Quase que pareceram duas pessoas a jogar em solitário. Tenho de repetir mais vezes para ver se a sensação se esvai.