Jogos novos para vós em Agosto de 2020

Coloquem em resposta os jogos que jogaram pela primeira vez neste mês e as vossas opniões sobre os mesmos.

As ferramentas do Grimwold ajudam bastante a saber quais foram.

As minhas estreias do mês foram:



Viscounts of the West Kingdom





Tapestry







Tudor





Flick 'em Up!





Ganz Schon Clever





Nations: The Dice Game





Beyond Baker Street





Cartographers: A Roll Player Tale



 

"In Porto, you have to eat francesinha." - Sara Sampaio



Spicy - 2 partidas


Publicado em 2020

Board Game: Spicy



Se já jogaram Desconfio com um baralho de cartas normal, têm uma ideia básica do funcionamento deste jogo.

Tal como nesse, o objectivo é livrar-se das cartas da mão o mais rápido possível. As cartas são jogadas de face para baixo e, claro, podemos mentir sobre que carta é dentro de alguns limites muito leves (a primeira carta de cada ronda tem um valor mínimo e todas as seguintes tê que ser anunciadas como superiores e do mesmo naipe até dar a volta para os valores menores)… O jogador seguinte pode aceitar a jogada e jogar ele por sua vez uma carta ou apanhar uma carta para a mão ou então desconfiar. Mas ao desconfiar tem que dizer onde está a mentira, se no valor ou no naipe… Se acertar, fica com as cartas como pontos e o mentiroso tem que acrescentar três cartas à mão. Se falhar, é o mentiroso que leva os pontos. Quando um jogador joga a sua última carta com sucesso (sem ser apanhado em mentira) ganha um troféu. Dois troféus dão a vitória… Ou então ter mais pontos em cartas recolhidas e troféus no final do jogo (um pouco menos que esgotar o baralho).

O jogo tem um baralho especial com três naipes e três cartas de cada valor do 1 ao 10, e mais algumas cartas que só necessitam que se defina uma das características, sendo que a outra se considera sempre "certa".

O jogo é divertido e caótico e as mentiras vão chovendo intensamente à volta da mesa. Não é uma situação em que eu esteja confortável pois acabo sempre por pensar "demasiado" e ser descoberto como mentiroso…

Mas joga-se bem e é muito rápido. É um filler engraçado.



Nova Luna - 2 partidas

Publicado em 2019

Board Game: Nova Luna



Este jogo é colaboração do Uwe Rosenberg, que emprestou o mecanismo de compra de peças e de ordem de turno do Patchwork, com o Corné Van Moorsel que deve ter tido a ideia para o resto…

Está giro. Combina a simplicidade do Patchwork com um puzzle espacial curioso que oferece algumas escolhas interessantes.



Space Empires: 4X - 1 partida

Publicado em 2011

Board Game: Space Empires: 4X



A parte mais curiosa do jogo é a possibilidade de irmos evoluíndo as nossas naves de forma diferenciada de forma a termos várias gerações do mesmo tipo de nave. Depois vamos explorando o espaço e andando à porrada, como é hábito nestas coisas… Eventualmente alguém fica em vantagem e depois é ir esperando até esse conseguir dar cabo de todos os outros.

É um pouco fiddly para o meu gosto mas só tendo jogado o cenário introdutório para dois não creio que lhe possa fazer justiça na apreciação. Um dia volto a experimentar para ver…



Doomtown: Reloaded - 1 partida

Publicado em 2014

Board Game: Doomtown: Reloaded



Andava curioso sobre este jogo há muito tempo e fui procurando trocas que me permitissem experimentá-lo sem grandes custos.

É uma ideia maluca que mistura o velho oeste com tecnologia futurista e magia… Tem uma mecânica engraçada nos combates ao usar combinações de póquer e a movimentação dos nossos dudes entre os vários locais também oferece algum desafio táctico curioso.

Agora é fazer uns decks e conseguir fazer algumas partidas mais… Haja interessados.