Coloquem em resposta os jogos que jogaram pela primeira vez neste mês e as vossas opniões sobre os mesmos.
As ferramentas do Grimwold ajudam bastante a saber quais foram.
Watergate - 3 partidas
Publicado em 2019
Um excelente jogo para dois. A mecânica base de utilização das cartas tem semelhanças com o Twilight Struggle mas o jogo é muito mais simples e directo. Proporciona um interessante duelo com nuances muito curiosas e temáticas. Joguei com o Nixon nas três partidas e ganhei todas mas não creio que isso seja um sinal de desequilibrio. A primeira partida foi mesmo muito próxima com qualquer dos jogadores a poder ganhar na ronda final… Penso que ter ganho nas duas seguintes foi mais o resultado de estar já familiarizado com o jogo e poder ter uma estratégia escolhida desde o início enquanto quem jogou com o jornalista jogava pela primeira vez em ambos os casos.
Este veio para a colecção tendo lido / visto algumas reviews e creio que não deverá sair tão cedo. Vejam esta review e depois experimentem o jogo assim que possível. Vale mesmo a pena.
The Crew: The Quest for Planet Nine - 2 partidas
Publicado em 2019
Às vezes aparece um jogo que nos faz perguntar: "Como é que ninguém se lembrou disto antes?"
Este é um deles. Um jogo de vazas cooperativo em que vamos tedo missões (essencialmente garantir que certas pessoas ganhem certas vazas, por vezes numa certa ordem) para as quais todos jogam, tendo apenas uma limitada capacidade de comunicação ao dispor.
Está a tornar-se uma coqueluche no grupo do Porto…
Ainda não está na colecção porque a qualidade das cartas na versão actual disponível (a alemã) não é grande coisa. Estou à espera da versão inglesa que talvez traga cartas melhores. Mas nessa altura vou comprar.
Railroad Ink: Blazing Red Edition - 2 partidas
Publicado em 2018
Numa troca de prendas com amigo secreto, deram-me este.
Não sou dos maiores fãs de Roll and Writes ou de jogos a solo mas a verdade é que as duas partidas a solo que fiz deste jogo foram interessantes. Talvez seja o que fica na colecção para "preencher esse nicho" pois não me vejo a procurar activamente outros num futuro próximo.
Já agora, a versão portuguesa do jogo tem as regras referentes às faces "extra" que os jogadorem podem usar mal traduzida/escrita… Se o comprarem, vão ver as regras em iglês.
Letter Jam - 1 partida
Publicado em 2019
Entrei a substituir outro jogador… Tinha estado a ver o jogo e já tinha apanhado a maioria das regras. É um jogo de palavras cooperativo relativamente simples e divertido. Não creio que o vá adquirir (já tenho o Just One e prefiro-o para este tipo de jogo) mas não me importo de me juntar a um grupo que o vá jogar.
First Contact - 1 partida
Publicado em 2018
Imaginem o Codenames mas em que os spy masters só podem usar hieróglifos e não se joga em equipas. Parte dos jogadores serão humanos a tentar oferecer aos extra-terrestres (os spy masters) aquilo que eles querem. Outra parte são os extra-terrestes que querem obter essas oferendas. O primeiro alien a obter três oferendas ganha e o humano que faça mais oferendas no total também.
A cada ronda os humanos procuram decifrar símbolos das escrita dos aliens. Para tal, marcam até 5 cartas do display (5x5 como no Codemasters) e os aliens (em acordo) mostrarão um símbolo que significará uma palavra. Esse símbolo deverá ser colocado pelos humanos numa grelha onde existem as várias palavras dos aliens.
Depois, os aliens,à vez vão escrever uma mensagem para identificar cartas do diplay com os seus hieróglifos e os humanos, cada um por si, tentarão perceber a que carta do display se referem (tal como no codenames). Cada humano que acerte recebe um token do alien e o alien marcará essa(s) carta(s) como sendo suas (tal como no codenames existe uma grelha que identifica a quem pertencem as cartas).
Funciona estranhamente bem, apesar da regras serem um pouco intrincadas e difíceis de explicar de forma clara logo à primeira.
Um mês com boas estreias!