Jogos novos para vós em Fevereiro de 2020

Coloquem em resposta os jogos que jogaram pela primeira vez neste mês e as vossas opniões sobre os mesmos.

As ferramentas do Grimwold ajudam bastante a saber quais foram.

Miyabi - 1 partida

Publicado em 2019

Board Game: Miyabi

Uma abordagem curioda do Michael Kiesling à utilização de "polióminos", tão em voga nos últimos anos.

Aqui, além da colocação e arranjo destas numa área restrita, há também a questão da camada em altura que irão ocupar. O sistema de pontuação premeia o crescimento em altura mas as restrições à colocação e selecção da posição tornam isso um desafio interessante.

Será um jogo a repetir quando surja a oportunidade.

Animal Upon Animal - 1 partida

Publicado em 2005

Board Game: Animal Upon Animal

Obviamente, já "joguei" isto muitas vezes antes com a minha filha… Foi para ela que o comprei.

Este registo surge porque joguei-o, talvez um pouco mais "a sério" na VianaCon com outras pessoas.

É uma óptima escolha para iniciar as crianças mais novas nos jogos de tabuleiro e mesmo que não apanhem bem as regras ou façam escolhas lógicas, o aspecto táctil do jogo, as cores e a natureza próxima de brinquedo das peças permite passar um bom bocado com os mais pequeninos.

Medina - 1 partida

Publicado em 2001

Board Game: Medina

Já há vaŕios anos que andava curioso acerca deste clássico de Stefan Dorra.

É um bom jogo com amplo espaço para "facadas" entre os jogadores, ainda que não existam propriamente "ataques"… Mas peças que colocamos no tabuleiro não são nossas até que gastemos uma acção a reclamá-las como tal. Só que somo obrigados a ir aumentando o potencial de pontuação das mesmas enquanto ninguém as reclama pelo que se acaba por entrar num jogo de espera com os vários adversários a tentar retardar a posse dos conjuntos de peças para obter mais pontos.

Funciona muito, muito bem. Tenho-o na lista de potenciais compras há muito tempo… E não o vou retirar. Se aparecer a preço interessante, provavelmente compro.

Lockup: A Roll Player Tale - 1 partida

Publicado em 2019

Board Game: Lockup: A Roll Player Tale

É, no fundo, um jogo de leilões em que podemos fazer uma parte das licitações "escondidas". São vários leilões em simultâneo e o objectivo nem sempre é ter a licitação mais alta… Até porque isso atrai a atenção guardas sobre nós (o jogo decorre numa prisão em que somos parte dos prisioneiros) e de vez em quando os guardas vão punir seriamente quem chamou mais a atenção.

Depois dos leilões é um jogo de conversão de recursos em cartas que podem dar habilidades especiais ou pontuação. Alguma pontuação é directa, outra advém de colecção de conjuntos. Nesta parte é um jogo algo básico sem gande novidade mas a parte dos leilões tem graça e coloca por vezes escolhas bem difíceis aos jogadores.

A repetir.

The Magnificent - 1 partida

Publicado em 2019

Board Game: The Magnificent

Um jogo conde a mecânica base é a selecção de dados a partir de uma reserva comum. Este draft é o que nos permite realizar várias acções no jogo e quanto maior o valor dos dados de uma mesma cor tivermos escolhido, maior o "poder" dessa acção. O problema é que no fim de cada ronda teremos também que pagar em proporção a esse valor…

É um bom jogo, bastante apertado e com várias estratégias possíveis de seguir.

A repetir.

Monster Match - 1 partida

Publicado em 2018

Board Game: Monster Match

Li algures no blog do Alexandre Correia que este era um jogo divertido para adultos, mesmo sendo claramente orientado para crianças. Comprei-o para a minha filha e uma outra cópia para oferecer a um amigo.

Quando recebi o jogo, num dos encontros semanais do grupo, joguei logo uma partida e outros membros do grupos jogaram mais… Realmente é divertido.

Com a miúda também resultou bem e fizemos algumas sessões semi-competitivas . Daqui por uns meses estou certo de que poderemos jogar em modo "normal" pois ela já reconhece rapidamente os montros a apanhar. Só lhe falta ter a calma necessária para escolher os mais "valiosos".

Dune - 1 partida

Publicado em 2019

Board Game: Dune

Isto é quase batota. Já joguei a versão anterior do Dune…

Mas nem me importo. Esta foi a estreia da minha cópia da versão mais recente e foi épica!

Seis jogadores, 10 turnos, trocas de alianças, combates devastadores e até bombas atómicas. E uma bela vitória da Guilda que foi travando as outras facções até conseguir que o jogo chegasse ao último turno e Dune continuasse sem um claro dominador.

O único senão foi o facto de os jogadores dos Harkonnens e das Bene Gesserit terem tido uma experiência um pouco menos interessante pois ficaram relativamente cedo sem grandes possibilidades de lutar pela vitória, resultado de um certo desconhecimento das consequências de um combate entre eles.

Está na colecção, está para ficar e para jogar tantas vezes quanto permita a necessidade de tempo que implica… Esta sessão demorou, bem à vontade, umas 7 horas. Bem passadas, note-se, e intervaladas com um belíssimo jantar e passeio nocturno.

Kanban: Driver's Edition - 1 partida

Publicado em 2014

Board Game: Kanban: Driver's Edition

Era um dos poucos jogos do Vital que ainda não tinha jogado e, com várias recomendações e o kickstarter da nova edição a decorrer tinha de o experimentar. Gostei da interacção (positiva e negativa) que existe neste jogo bem como das várias mecânicas. O design assusta mas depois de perceber como tudo está interligado dá para ignorar a parte estética. A repetir quando chegar a nova edição :wink:

Pax Transhumanity - 1 partida

Publicado em 2019

Board Game: Pax Transhumanity

Um Pax com um tema futurista? Vamos nessa! Sim, é talvez o Pax menos Pax de todos (ainda não joguei o Emancipation) mas muitas das características da série estão lá. Gostava que o tema estivesse mais ligado à mecânica do jogo pois em muitos casos basta olhar para a cor da carta ou para o efeito da mesma. Mas mesmo assim gostei bastante da minha primeira partida "exploratória" e quero muito jogar isto mais vezes.

SHŌBU - 5 partidas

Publicado em 2019

Board Game: SHŌBU

Sempre me senti atraído pela estética e pela simplicidade dos jogos abstractos. Descobri este jogo num playthrough do Heavy Cardboard e assim que o vi fiquei logo com vontade de o ter. Depois de ver a explicação e umas partidas soube que era o meu tipo de jogo e comecei logo à procura dele nas lojas, só demorou até o arranjar por um preço decente.

Estreei-o num encontro semanal e foi um sucesso. Joguei 2 partidas antes de começar o Kanban e depois deixei-o em cima da mesa para quem o quisesse experimentar. Perdi a conta de quantas partidas foram jogadas nessa noite :slight_smile:

O objectivo é tirar todas as pedras do adversário em qualquer um dos quatro tabuleiros e para isso temos duas acções em cada turno: na primeira podemos andar até dois espaços em qualquer direcção, mas sem empurrar as pedras do adversário e num tabuleiro do nosso lado da corda; na segunda acção temos de repetir o mesmo movimento da primeira acção, mas num tabuleiro de cor diferente ao da primeira acção e onde já podemos empurrar as pedras do adversário.

Recomendo vivamente =D

Gentes - 1 partida

Publicado em 2017

Board Game: Gentes

Achei que o jogo tinha muitas mecânicas interessantes mas no final não senti vontade de o voltar a jogar.

Container - 1 partida

Publicado em 2007

Board Game: Container

Tinha bastante curiosidade acerca deste jogo económico pelo que quando surgiu a oportunidade tive de o testar. Acho que preciso de mais partidas para tirar as minhas conclusões, mas o facto de querer jogar mais vezes é um bom sinal.

Burgle Bros. - 1 partida

Publicado em 2015

Board Game: Burgle Bros.

Já andava para jogar este jogo há algum tempo e no geral não desiludiu. Só acho que demorou muito mais tempo do que o esperado.

Deus - 1 partida

Publicado em 2014

Board Game: Deus

Este jogo tem duas mecânicas de que gosto - "area control" e "engine builder" - mas que nem sempre consigo dominar à primeira. Apesar da confusão inicial lá apanhei a ideia da coisa e o jogo correu melhor. Acho que no final fui trucidado pelos meus adversários, mas o que interessa é que não desgostei e estou disposto a jogar mais umas vezes.

Evolution: The Beginning - 1 partida

Publicado em 2016

Board Game: Evolution: The Beginning

Joguei o Evolution Climate o ano passado e foi amor à primeira vista. Como nunca o encontrei a preços decentes, decidi-me pela compra desta versão do jogo por me parecer mais rápida e resumida que o seu irmão mais velho (e assim conseguir pôr a família a jogar isto). A minha partida confirmou as suspeitas, simplifica bastante a mecânica do jogo mas mantém a essência do Evolution: "Evolui ou Morre".

Agora só tenho de convencer a família a entrar no espírito da coisa :wink:

Beta Colony - 1 partida

Publicado em 2018

Board Game: Beta Colony

À partida era um jogo com tudo para eu gostar. Manipulação de dados, area control, tema espacial,… mas não pegou. Até gostei da parte de area control, mas senti que as acções eram um bocado repetitivas e que lhe faltava mais qualquer coisa.

Não é um mau jogo, só não é para mim.

Point Salad - 2 partidas

Publicado em 2019

Board Game: Point Salad

O próprio nome diz ao que vamos. É um jogo engraçado que se joga bem, mas talvez demasiado leve para o meu gosto.

Via Nebula - 1 partida

Publicado em 2016

Board Game: Via Nebula

Quando propuseram este jogo num dos encontros semanais venderam-no como o "Brassinho" e, nesse espiríto e ignorando a estética mais infantil, lá lhe dei uma hipótese. E valeu a pena :slight_smile:

Escondido debaixo daquele visual está de facto um pequeno Brass que se joga bastante bem. Mais um a repetir.

Raccoon Tycoon - 1 partida

Publicado em 2018

Board Game: Raccoon Tycoon

Tem um ar fofucho mas é para levar a sério. Gostei da parte económica (dos leilões, das compras e das vendas) mas acho que a parte de set collection tira piada ao jogo.

Não digo que não volto a jogar mas, há jogos mais interessantes para repetir ou experimentar.

Gunkimono - 1 partida

Publicado em 2018

Board Game: Gunkimono

É um jogo bastante simples à primeira vista, mas após as primeiras rondas descobre-se que debaixo dessa simplicidade encontramos um desafio interessante. Inicialmente as decisões não são muito complicadas, mas mais para o final do jogo começam a surgir as dúvidas do tipo: "coloco este tile aqui para fazer pontos, ou no outro sítio para não deixar o vizinho fazer tantos pontos?"

A repetir pelo puzzle da colocação dos tiles.

E assim foi o mês de Fevereiro em relação a novidades. O evento do dia mais raro na lusófona também ajudou pois só nesse dia joguei 5 dos 13 jogos desta lista.

Vamos ver como corre Março! :smiley:

Tiveste um bom mês de estreias. Muitas coisas interessantes.

Foi um mês bastante produtivo!

Demorei mas acrescentei as minhas notas à lista.