Jogos novos para vós em Julho 2019

Coloquem em resposta os jogos que jogaram pela primeira vez em Julho de 2019 e as vossas opniões sobre os mesmos.

As ferramentas do Grimwold ajudam bastante a saber quais foram.



Nuns on the Run

Experimentei num dos encontros à quarta do grupo de boardgamers de Viana. Divertido mas talvez algo pesado em termos de regras para o efeito que é.









Spyfall

Outro jogo que conheci em Viana do Castelo. Já tinha jogado a segunda versão em Évora há mais de dois anos e mal me lembrava como se jogava. Funciona bem num grupo divertido.



Nuns on the Run

Joguei com o LBaixinho e mais dois cá em Viana (eramos 4).

Sim, levámos cerca de 30min com a explicação, mas a verdade é que com o tema "noviças num convento de noite à procura dos seus desejos secretos" tinha tudo para dar galhofa, e por isso a explicação foi recorrentemente interrompida por piadinhas de "mau gosto" devil.



Pelo tema não iria nunca jogar isto, e numa noite que tinhamos programado jogar Eclipse, este revelou-se por ser até bastante agradável. Não acho que as regras sejam muito complexas, 10min com atenção e a coisa já poderia rolar. O facto é que em jogos com posições escondidas é preciso explicar bem tudo antes de começar a jogar para não estragar a festa.





ECLIPSE



Yup, joguei Eclipse pela primeira vez em 2019 quando a 2ª edição está quase a chegar… o jogo foi comprado há uns tempos (meses) em grupo para "garantir" que iria ser jogado, pois era agourado por demorar muito tempo, e jogos acima das 2-3 horas são difíceis de levar à mesa por estas bandas. De facto a 4, com 2 a jogar pela primeira vez levámos 3h a jogar as 9 rondas do jogo, não me parece um exagero, e talvez conseguissemos baixar esse número efectivamente.

Tema de exploração espacial, com gestão de recursos, upgrades e porrada tem tudo para dar certo! Só tenho a dizer que merece o lugar que ocupa e os que já ocupou nos tops. Dá para perceber alguns ajustes nas regras que o pessoalmais experiente sugere, mas nada complicado de resolver. À espera da próxima jogada.












Llamas are dangerous, so if you see one where people are swimming, you shout…

"Look out, there are llamas!"



LAMA - 3 partidas
Publicado em 2019


Reiner Knizia ataca de novo. Com uma base extremamente simples, muito similar ao conhecido e justificadamente desprezado UNO, o designer acrescenta um ponto de decisão no turno do jogador e um sistema de pontuação que fazem com que a base (UNO) desprovida de decisões e completamente aleatória se transforme num delicioso filler que nos oferece algumas opções tácticas e alguma tensão de escolha.
Se não jogaram ainda, experimentem. E experimentem com diferentes números de jogadores para verem como isso modifica a vossa análise ao momento de desistir de uma mão ou de tentar forçar mais um pouco a sorte...
O toque de génio vê-se mais facilmente nas coisas pequenas que nas grandes obras.
Já o tenho e tenho a certeza que o vou jogar muitas, muitas vezes.

Valley of the Kings - 1 partida
Publicado em 2014

É um deck builder. Eu não sou grande fã de deck builders.
No entanto, este tem uns twists engraçados que o tornam mais apelativo para mim. A possibilidade de interferir directamente com os oponentes, a duração mais limitada e o progresso automático.
Ainda assim, não sinto necessidade de vir a possuir uma cópia.


Spirit Island - 1 partida
Publicado em 2017

Muito se disse já sobre este cooperativo e quase tudo o que se disse foi positivo, quando não entusiástico... Eu terei que o experimentar de novo.
A primeira partida foi, naturalmente, um pouco confusa pois o jogo é complexo e algo elaborado. Conseguirmos ganhar foi, estranhamente, algo anti-climático... Não foi uma vitória fácil e percebi que os níveis de dificuldade podem ser brutais. Mas ganhar um cooperativo à primeira parece algo... sei lá... pouco natural.
Mas gostei da experiência e quero repetir em breve para não ter que reaprender tudo de novo.
Eventualmente, se as partidas seguintes correrem bem (e penso que será o caso), poderá vir a estar na colecção se aparecer a um preço decente...


Wingspan - 1 play
Publicado em 2019

O Hype do momento...
Para mim não foi fascinante. É um jogo relativamente simples, sem nada realmente inovador. A coisa que mais me interessou, em termos de design do jogo, foi a diminuição de acções possíveis a cada fase de pontuação em contraponto ao crescimento potencial do poder das acções. Isso está giro.
Quanto ao resto, o que o faz brilhar é a excelente (sobre)produção e as ilustrações.
Jogarei de novo mas não vejo necessidade de o ter na colecção.


Pandemic: Rapid Response - 1 partida
Publicado em 2019


De Pandemic, tem o nome. De resto é o Fuse com ligeiras alterações.
Se estiver apara jogar um filler e não houver um LAMA por perto, jogarei este sem problema.